PARTILHAR

Erva de gato: efeitos e propriedades do catnip

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 5 julho 2023
Erva de gato: efeitos e propriedades do catnip
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O catnip, erva do gato, erva de gato ou erva-gateira que tem como nome científico Nepeta cataria, é uma planta herbácea que pertence à família da hortelã. O seu cheiro distintivo e suas propriedades estimulantes têm um efeito peculiar nos felinos, despertando seu interesse e comportamentos de brincadeira. Ao interagirem com o catnip, muitos gatos exibem uma série de reações, como esfregar-se na planta, lamber, rolar e até mesmo saltar de forma animada. Além disso, o catnip pode ajudar a aliviar o estresse e promover a atividade física, proporcionando momentos de diversão e relaxamento para o felino.

Neste artigo do PeritoAnimal explicaremos o que é o catnip ou erva de gato, seus efeitos nos bichanos e também daremos dicas de como dar a também chamada erva do gato para o bichano. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Samambaia é tóxica para os gatos?

O que é aerva do gato ou catnip?

O catnip ou erva do gato tem o nome científico Nepeta cataria e é uma planta cuja aparência é semelhante à menta ou à hortelã, as suas folhas são verdes, com extremidades dentadas e o seu comprimento situa-se entre os 20 e os 60 centímetros de altura. Apesar de ser uma planta originária da Europa, também cresce de forma silvestre na América do Norte e Ásia ocidental.

A planta é conhecida pelos efeitos que provoca nos felinos, atuando como um poderoso atrativo para a maioria dos gatos.

Erva de gato: efeitos e propriedades do catnip - O que é aerva do gato ou catnip?

Por que os gatos gostam tanto de catnip?

Uma das propriedade da erva do gato é que ela é muito rica em óleos essenciais e isto faz com que 7 de cada 10 gatos reajam diante da sua presença, mostrando um inusitado interesse por esta planta.

Podemos observar entre os efeitos do catnip principalmente como o gato se aproxima da planta, se esfrega contra ela, a lambe, a mastiga e emite sons semelhantes aos sons que as gatas no cio fazem, mas as reações não terminam aqui, posteriormente são muitos os gatos que começam a salta de um lugar para o outro e a correr desenfreados, ou também podem rodar sobre si mesmos para caçarem ratos imaginários. Sim, sem sombra de dúvidas que a erva do gato exerce um efeito narcótico, mas porque isso acontece?

Este efeito narcótico da erva do gato deve-se a um princípio ativo chamado nepetalactona, esta substância é capaz de se unir aquelas células cuja função é estimular os neurônios sensitivos e a reação que o gato tem diante desta planta deve-se a uma sobre-estimulação que não acontece de forma natural diante de outros estímulos.

Além do efeito narcótico, a erva do gato induz no gato comportamentos semelhantes aos que acontece durante o cortejo e acasalamento.

Erva de gato: efeitos e propriedades do catnip - Por que os gatos gostam tanto de catnip?

Efeitos da erva do gato

Devido às suas propriedades, a erva do gato confere vários benefícios ao gato:

  • Incita o gato a brincar e a se movimentar
  • Faz co que se mantenha ativo e realize exercício físico
  • Estimula a mente do gato

Assim sendo, não se deve estranhar que vários brinquedos para gatos, assim como arranhadores, incluam erva do gato, além disso, atualmente também se pode encontrar em forma de spray. Pode usar o spray aplicando-o em algum brinquedo do seu gato o diretamente em alguma parte do seu pelo, dando-lhe assim uma recompensa imediata que pode ser usada como reforço positivo. Afinal de contas, a maioria dos gatos ama catnip.

Erva de gato: efeitos e propriedades do catnip - Efeitos da erva do gato

A erva do gato pode ser tóxica para os gatos?

A erva do gato ou catnip não é tóxica para os gatos e também não cria nenhum tipo de vício, portanto, não há nenhum problema em expor moderadamente o nosso gato a esta planta, e sim, a moderação aqui é importante.

Um gato exposto continuamente ao efeito narcótico da erva de gato pode ser perigoso, apesar de não ser habitual, pode chegar a manifestar comportamentos agressivos, tal como uma exposição excessiva pode colocar em perigo a saúde do animal se existirem terraços ou janelas abertas.

A erva do gato é ideal para os nossos felinos, daí eles gostarem tanto dela, no entanto, reforçamos que a moderação e supervisão é importante.

Erva de gato: efeitos e propriedades do catnip - A erva do gato pode ser tóxica para os gatos?

Onde comprar a planta da erva de gato

No Brasil, é possível encontrar a erva do gato, também conhecida como catnip, em diversos locais. Uma opção é buscar em lojas especializadas em produtos para animais de estimação, como pet shops e lojas virtuais. Além disso, algumas casas de produtos naturais e lojas de jardinagem também podem oferecer catnip em diferentes apresentações, como sachês, spray ou até mesmo a planta fresca. Certifique-se de adquirir catnip de alta qualidade, livre de aditivos ou substâncias nocivas, para garantir a segurança e o bem-estar do seu gato.

Agora que você já sabe o que é catnip e conheceu os principais efeitos da erva do gato, confira o vídeo que fizemos sobre este assunto:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Erva de gato: efeitos e propriedades do catnip, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Erva de gato: efeitos e propriedades do catnip
1 de 5
Erva de gato: efeitos e propriedades do catnip

Voltar ao topo da página ↑