Partilhar

Propriedades da erva do gato ou catnip

 
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 5 novembro 2018
Propriedades da erva do gato ou catnip

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são felinos domésticos que não perderam o seu instinto de caçador, daí a sua natureza independente, exploradora e aventureira que muitas vezes enlouquece os proprietários, que devem manter-se alerta e informados, por exemplo, sobre as plantas tóxicas para gatos.

No entanto, praticamente todas aquelas pessoas que escolheram ter um gato em sua casa sabem que existe uma planta que longe de ser tóxica, é muito adorada pelos gatos e provoca-lhes diversas reações, estamos falando da erva do gato ou catnip.

Se quer saber mais sobre esta planta, neste artigo do Perito Animal falamos sobre as propriedades da erva do gato ou catnip.

Também lhe pode interessar: Doenças do gato siamês

O que é a erva do gato ou catnip?

A erva do gato conhece-se com o nome botânico de Nepeta cataria, embora também receba outros nomes como por exemplo catnip.

Trata-se de uma planta cuja aparência é semelhante à menta ou à hortelã, as suas folhas são verdes, com extremidades dentadas e o seu comprimento situa-se entre os 20 e os 60 centímetros de altura. Apesar de ser uma planta originária da Europa, também cresce de forma silvestre na América do Norte e Ásia ocidental.

Propriedades da erva do gato ou catnip - O que é a erva do gato ou catnip?

Por que os gatos gostam tanto desta planta?

Uma das propriedade da erva do gato é ser muito rica em óleos essenciais e isto faz com que 7 de cada 10 gatos reajam diante da sua presença, mostrando um inusitado interesse por esta planta.

Podemos observar principalmente como o gato se aproxima da planta, se esfrega contra ela, a lambe, a mastiga e emite sons semelhantes aos sons que as gatas no cio fazem, mas as reações não terminam aqui, posteriormente são muitos os gatos que começam a salta de um lugar para o outro e a correr desenfreados, ou também podem rodar sobre si mesmos para caçarem ratos imaginários. Sim, sem sombra de dúvidas que a erva do gato exerce um efeito narcótico, mas porque isso acontece?

Este efeito narcótico deve-se a um principio ativo chamado nepetalactona, esta substância é capaz de se unir aquelas células cuja função é estimular os neurônios sensitivos e a reação que o gato tem diante desta planta deve-se a uma sobre-estimulação que não acontece de forma natural diante de outros estímulos.

Além do efeito narcótico, a erva do gato induz no gato comportamentos semelhantes aos que acontece durante o cortejo e acasalamento.

Propriedades da erva do gato ou catnip - Por que os gatos gostam tanto desta planta?

Propriedades da erva do gato

Devido às suas propriedades, a erva do gato confere vários benefícios ao seu gato:

  • Incita o gato a brincar e a se movimentar
  • Faz co que se mantenha ativo e realize exercício físico
  • Estimula a mente do gato

Assim sendo, não deve estranhar que vários brinquedos para gatos, assim como arranhadores, incluam erva do gato, além disso, atualmente também se pode encontrar em forma de spray. Pode usar o spray aplicando-o em algum brinquedo do seu gato o diretamente em alguma parte do seu pelo, dando-lhe assim uma recompensa imediata que pode ser usada como reforço positivo.

Propriedades da erva do gato ou catnip - Propriedades da erva do gato

A erva do gato pode chegar a ser tóxica para o seu gato?

A erva do gato não é tóxica para os gatos e também não cria adição, portanto, não há nenhum problema em expor moderadamente o nosso gato a esta planta, e sim, a moderação aqui é importante.

Um gato exposto continuamente ao efeito narcótico da erva de gato pode ser perigoso, apesar de não ser habitual, pode chegar a manifestar comportamentos agressivos, tal como uma exposição excessiva pode colocar em perigo a saúde do animal se existirem terraços ou janelas abertas.

A erva do gato é ideal para os nossos felinos, daí eles gostarem tanto dela, no entanto, reforçamos que a moderação e supervisão é importante.

Propriedades da erva do gato ou catnip - A erva do gato pode chegar a ser tóxica para o seu gato?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Propriedades da erva do gato ou catnip, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Escrever comentário sobre Propriedades da erva do gato ou catnip

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Propriedades da erva do gato ou catnip
1 de 5
Propriedades da erva do gato ou catnip

Voltar ao topo da página