Partilhar
Partilhar em:

Como limpar os dentes ao meu gato

Como limpar os dentes ao meu gato

Ver fichas de  Gatos

Por mais que o seu gato seja muito inteligente, intuitivo e praticamente só lhe falte falar, existem certas habilidades e dinâmicas que não se encontram listada dentro da sua natureza doméstica, como por exemplo, limparem os dentes.

Ao contrário dos gatos domésticos, os gatos selvagens encontram no exterior elementos com os quais podem lavar os dentes, como por exemplo ramos, folhas ou erva, e desta forma mantêm os seus dentes limpos. No caso do seu gato, é você que deve realizar esta tarefa. Cuidar da sua higiene dentária é essencial para a sua saúde, é um cuidado básico que ajudará a prevenir qualquer tipo de infecção ou pior, alguma doença bucal que possa derivar em uma dolorosa e dispendiosa operação.

Manipular a boca e os dentes do seu gato e transformá-lo em um a rotina pode parecer uma odisseia (em especial porque os gatos não gostam muito) mas não tem que ser assim. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal onde lhe explicamos como limpar os dentes do seu gato da melhor forma possível, para que o seu felino se sinta confortável e se mantenha saudável e feliz.

Entender e preparar o terreno

A placa ou acumulação de resíduos é a principal doença dentária nos gatos. Esta pode causar dores nas gengivas, mau hálito e nos piores casos infecções ou perda de dentes. Por este motivo é importante criar uma rotina de limpeza bucal.

No começo pode custar um pouco, mas se fizer isto com regularidade, ele acabará por se acostumar ao processo e cada vez será menos desagradável e mais simples. Tente escovar os seus dentes e estar atento ao estado da sua boca umas três vezes por mês. Se o seu gato é filhote aproveite para criar este hábito desde pequeno.

A forma correta de limpar os seus dentes

A pasta de dente dos gatos não é a mesma que a dos seres humanos, todas as marcar são totalmente prejudiciais e não queremos que o seu gato acabe intoxicado. Atualmente, existem pastas especiais para a higiene felina. O mesmo acontece com as escova de dentes, embora esta não seja tóxica pode ser muito dura e grande para a pequena boca do gato. Para algumas pessoas é mais confortável cobrir o seu dedo com gaze ou uma esponja suave e usá-lo como escova. Todos estes materiais podem ser comprados em qualquer veterinário ou petshop.

Como não queremos que acabe arranhado pelo seu gato, deverá pegar uma toalha e envolve-lo nela, deixando apenas a parta da cabeça destapada. Em seguida, coloque-o no seu colo em uma posição que seja confortável tanto para você como para ele, e faça um carinho na sua cabeça, orelhas e parte inferior da mandíbula. Esta ação ajudará a relaxar qualquer tensão que exista na região bucal.

Os dentes de cima escovam-se para baixo

Quando sentir que o seu gato está tranquilo, levante o seu lábio por um lado e comece a escovar, de forma delicada e descendente, a parte exterior dos seus dentes. Isto deve ser feito um pouco mais abaixo da linha da gengiva até às pontas, da mesma que forma que lhe ensinaram os seus pais. É muito importante remover e expulsar da boca, todos os resíduos de comida que se encontrem incrustados.

Para escovar a parte interior, é possível que tenha que fazer um pouco de pressão para que o seu gato abra a boca. Faça-o com carinho para ver se consegue, caso contrário, o sabor e cheiro da paste de dente ajudará nesta função. Não é necessário enxaguar visto que este tipo de creme dentário é comestível, no entanto, quando terminar de escovar os dentes, deixe que o gato beba água se assim quiser.

Alternativas à escovação dentária

Se já o tentou muitas vezes e continua sendo muito desagradável para o seu gato e é uma luta constante entre você e o seu pet, deve saber que existem alimentos especiais para combater a placa dentária. Não são 100% eficazes mas ajudam a reduzi-la.

Tanto se escova os dentes do seu gato, como se optar pela opção que mencionámos anteriormente, peça ajuda ao seu veterinário de confiança e leve o seu gato para que que lhe façam as revisões dentárias periódicas.

Se gostou deste artigo veja também os seguintes artigos que o podem ajudar a lidar melhor com o seu gatinho:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como limpar os dentes ao meu gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Higiene dental.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como limpar os dentes ao meu gato

O que lhe pareceu o artigo?

Como limpar os dentes ao meu gato
1 de 5
Como limpar os dentes ao meu gato