Curiosidades do mundo animal

Tipos de caranguejos - Nomes e fotografias

 
Ana Diaz Maqueda
Por Ana Diaz Maqueda. 24 outubro 2020
Tipos de caranguejos - Nomes e fotografias

Os caranguejos são animais artrópodes altamente evoluídos. Eles são capazes de ficar fora da água, da qual precisam para respirar, por muito tempo. Isso é possível porque conseguem acumular água em seu interior, como se fosse um circuito fechado, trocando-a de tempos em tempos.

Neste artigo do PeritoAnimal falaremos sobre os tipos de caranguejos e suas principais características. Mostraremos também uma lista completa com nomes e fotografias para que você aprenda a reconhecer este animal tão interessante. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Caranguejo é vertebrado ou invertebrado?

Índice

  1. Características dos caranguejos
  2. Quantos tipos de caranguejos existem no mundo?
  3. Caranguejo-violinista
  4. Caranguejo-vermelho-da-ilha-Christmas
  5. Caranguejo-gigante-japonês
  6. Caranguejo-verde
  7. Siri-azul
  8. Caranguejo-maria-farinha
  9. Caranguejo-amarelo (Gecarcinus lagostoma)
  10. Caranguejo-azul-gigante
  11. Mais exemplos de caranguejos
Ver mais >>

Características dos caranguejos

Os caranguejos são artrópodes crustáceos que pertencem à infraordem Brachyura. Sua estrutura corporal é altamente especializada, e enquanto normalmente o corpo dos artrópodes é dividido em cabeça, tórax e abdômen, os caranguejos têm essas três partes do corpo fundidas. Principalmente o abdômen, que é muito pequeno e localizado abaixo da carapaça.

A carapaça dos caranguejos é muito larga, muitas vezes sendo mais larga do que comprida, o que lhes dá uma aparência muito achatada. Eles têm cinco pares de pernas ou apêndices. O primeiro par de apêndices, conhecido como quelícera, apresenta supercrescimento em machos de muitas espécies.

Eles podem rastejar para frente lentamente, mas geralmente se movem para os lados, especialmente quando rastejam rapidamente. A maioria dos caranguejos não sabe nadar, embora em algumas espécies o último par de patas termine em uma espécie de pá ou remo, largo e achatado, que lhes permite alguma locomoção a nado.

Os caranguejos respiram através de brânquias. A água entra pela base do primeiro par de patas, circula pela câmara branquial e sai por uma área próxima ao olho. O sistema circulatório dos caranguejos é aberto. Isso significa que às vezes o sangue viaja pelas veias e artérias e, em outras ocasiões, é vertido no interior corpo. Eles têm um coração que pode ter formas variáveis, com ostíolos, que são orifícios pelos quais o sangue entra no coração a partir do corpo, e depois segue através dos vasos sanguíneos.

Os caranguejos são animais onívoros. Eles podem se alimentar de algas, peixes, moluscos, carniça, bactérias e muitos outros organismos. São também animais ovíparos, que se reproduzem por meio de ovos. As larvas eclodem desses ovos e sofrem diversas etapas de metamorfose até chegar no estado adulto.

Tipos de caranguejos - Nomes e fotografias - Características dos caranguejos

Quantos tipos de caranguejos existem no mundo?

Existem no mundo cerca de 4.500 tipos ou espécies de caranguejos. Esses animais geralmente vivem em áreas entremarés, como margens de praias, estuários e manguezais. Outros vivem em águas um tanto mais profundas, e algumas espécies habitam até locais tão inóspitos como as fontes hidrotermais oceânicas, que atingem temperaturas de até 400 ºC.

Alguns dos tipos de caranguejos mais conhecidos ou que merecem destaque na natureza, são:

1. Caranguejo-violinista

O caranguejo violinista (Uca pugnax) habita muitos pântanos salgados ao longo das margens do oceano Atlântico. Eles são construtores de tocas, que usam para se proteger de predadores, se reproduzir e hibernar durante o inverno. São caranguejos de pequeno porte, com os indivíduos maiores medindo cerca de 3 centímetros de largura.

Apresentam dimorfismo sexual, sendo os machos de um tom verde mais escuro com uma área azulada no centro da concha. As fêmeas não têm essa mancha. Os machos, além disso, podem apresentar um supercrescimento em uma das quelíceras e, em alguns casos, ambas. Durante o cortejo, os machos movem suas quelíceras de tal forma que parecem estar tocando violino.

Tipos de caranguejos - Nomes e fotografias - 1. Caranguejo-violinista

2. Caranguejo-vermelho-da-ilha-Christmas

O caranguejo-vermelho (Gecarcoidea natalis) é endêmico da Ilha Christmas, na Austrália. Vive de forma solitária no interior da floresta, passando os meses de secas enterrados no solo, hibernando. Quando começa a estação das chuvas, durante o outono, esses animais fazem uma espetacular migração em massa para o mar, onde copulam.

Os jovens caranguejos vermelhos nascem no oceano, onde passam um mês realizando diversas metamorfoses para viver no ambiente terrestre.

Tipos de caranguejos - Nomes e fotografias - 2. Caranguejo-vermelho-da-ilha-Christmas

3. Caranguejo-gigante-japonês

O caranguejo-gigante-japonês (Macrocheira kaempferi) vive nas profundezas do Oceano Pacífico, perto do litoral do Japão. Eles são animais coloniais, então vivem em grupos muito grandes. É o maior artrópode vivo existente. Suas pernas podem medir mais de dois metros de comprimento, e eles podem atingir 20 quilos de peso.

Algo muito curioso sobre esses animais é que eles aderem ao seu corpo os restos que encontram ao seu redor para se camuflar. Se eles mudam seu ambiente, mudam também os restos. Por esse motivo, também são conhecidos como "caranguejos decorativos". É uma das espécies de caranguejo que mais desperta curiosidade das pessoas por seu tamanho.

Tipos de caranguejos - Nomes e fotografias - 3. Caranguejo-gigante-japonês

4. Caranguejo-verde

O caranguejo-verde (Carcinus maenas) é nativo da costa oeste da Europa e da Islândia, embora habite outras partes do planeta como espécie invasora, por exemplo, a África do Sul ou América Central. Eles podem apresentar vários tons, mas são principalmente esverdeados. Não atingem a maturidade sexual até os 2 anos de idade, quando adquirem o tamanho de 5 centímetros. No entanto, sua longevidade é de 5 anos nos machos e 3 nas fêmeas.

Tipos de caranguejos - Nomes e fotografias - 4. Caranguejo-verde

5. Siri-azul

O siri-azul (Callinectes sapidus) tem esse nome devido à cor azul de suas pernas, mas sua carapaça é esverdeada. As garras de suas quelíceras são vermelhas. Eles são animais invasores em muitas áreas do mundo, embora sejam originários do Oceano Atlântico. Podem viver em águas com condições muito variadas, águas doces ou salgadas, e até contaminadas.

Tipos de caranguejos - Nomes e fotografias - 5. Siri-azul

6. Caranguejo-maria-farinha

O caranguejo-maria-farinha ou caranguejo de areia (Ocypode quadrata). Também é conhecido como caranguejo-fantasma e vasa-maré. Bastante comum em praias, ele constrói sua toca na areia para se afastar da água do mar. É um animal bastante sensível ao frio, mas com resistência ao calor e extremamente ágil, podendo usar suas pinças da frente para cavar, se defender ou conseguir comida.

Tipos de caranguejos - Nomes e fotografias - 6. Caranguejo-maria-farinha

7. Caranguejo-amarelo (Gecarcinus lagostoma)

O caranguejo-amarelo (Gecarcinus lagostoma) vive em regiões de marés e é bastante visto em locais como o Atol das Rocas e Fernando de Noronha. É um animal ameaçado de extinção, de acordo com o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Também conhecido como caranguejo-ladrão, ele conta com uma carapaça amarela e, usualmente, patas alaranjadas. Tem entre 70 e 110 milímetros. Com hábitos noturnos, ele possui desenvolvimento larval marinho e sua cor varia do amarelo ao roxo.

Tipos de caranguejos - Nomes e fotografias - 7. Caranguejo-amarelo (Gecarcinus lagostoma)
Imagem: Arquivo TG

8. Caranguejo-azul-gigante

O caranguejo-azul-gigante (Birgus latro) também é conhecido como ladrão-de-coco ou caranguejo-dos-coqueiros. E isso tem todo sentido: seu alimento preferido é o coco. Podendo medir até 1 metro de comprimento, este crustáceo tem a habilidosa capacidade de escalar árvores. É isso mesmo. Não estranhe se você estiver na Austrália ou e Madagascar, onde ele habita, e encontrar um caranguejo buscando coco nas alturas.

Além desta e de outras frutas, ele se alimenta caranguejos menores e até de restos de animais mortos. Outra característica dele é o abdômen mais duro que nas demais espécies. Apesar de ser chamado de azul, sua coloração pode variar entre o laranja, preto, roxo e vermelho além do próprio azul.

Tipos de caranguejos - Nomes e fotografias - 8. Caranguejo-azul-gigante
Imagem: Reprodução/Twitter

Mais exemplos de caranguejos

A seguir, te apresentamos uma lista com outros tipos de caranguejos:

  • Caranguejo-gigante (Lithodes santolla)
  • Caranguejo-pedra-da-Flórida (Menippe mercenaria)
  • Caranguejo-negro (Gecarcinus ruricula)
  • Caranguejo-das-bermudas (Gecarcinus lateralis)
  • Caranguejo-anão (Trichodactylus borellianus)
  • Caranguejo-de-pântano (Pachygrapsus transversus)
  • Caranguejo-Peludo (Peltarion spinosulum)
  • Caranguejo-de-rochas (Pachygrapsus marmoratus)
  • Catanhão (Neohelice granulata)
  • Caranguejo-sem-boca (Cardisoma crassum)

Agora que você já conhece uma série de espécies de caranguejo, inclusive dois deles conhecidos por serem muito maiores que o comum, talvez possa te interessar por este vídeo sobre os maiores animais do mundo já encontrados:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de caranguejos - Nomes e fotografias, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • ICMBIO. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de extinção - Edição de 2018. Disponível em <https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/comunicacao/publicacoes/publicacoes-diversas/livro_vermelho_2018_vol1.pdf>. Acesso em 21 de outubro de 2020.
  • Crane, J. (2015). Fiddler crabs of the world: Ocypodidae: genus Uca (Vol. 1276). Princeton University Press.
  • Elner, R. W., & Hughes, R. N. (1978). SHORE CRAB, CARCINUS MAENAS. Journal of Animal Ecology, 47, 103-116.
  • Hartnoll, R. G. (1969). Mating in the Brachyura. Crustaceana, 161-181.
  • Hicks, J. W. (1985). The breeding behaviour and migrations of the terrestrial crab Gecarcoidea natalis (Decapoda: Brachyura). Australian Journal of Zoology, 33(2), 127-142.
  • Katz, L. C. (1980). Effects of burrowing by the fiddler crab, Uca pugnax (Smith). Estuarine and Coastal Marine Science, 11(2), 233-237.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Arquivo TG
Imagem: Reprodução/Twitter
1 de 10
Tipos de caranguejos - Nomes e fotografias