Desparasitação e vermífugos

Como tirar carrapato de um gato?

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. 5 agosto 2022
Como tirar carrapato de um gato?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Gato pega carrapato? Infelizmente, sim. Mesmo que os carrapatos em cachorros sejam mais frequentes, os gatos também podem ser afetados por esses ectoparasitas, principalmente os felinos que não contam com uma medicina preventiva adequada. Além de se alimentar de seu sangue e produzir uma coceira intensa, os carrapatos também podem transmitir doenças graves aos gatinhos, como a Cytauxzoonose felina, uma doença muito grave conhecida popularmente como "febre do gato selvagem", mais comum nos Estados Unidos mas há registros dela no Brasil. Por isso, é essencial prevenir estes ectoparasitas para preservar a boa saúde dos felinos.

Neste artigo do PeritoAnimal falaremos tudo sobre os carrapatos em gatos e mostraremos como tirar carrapatos de um gato corretamente. Além disso, resumimos algumas dicas essenciais para prevenir que nossos gatinhos sejam afetados por estes incômodos parasitas.

Índice

  1. Os gatos podem ter carrapatos?
  2. Quais doenças os carrapatos podem transmitir aos gatos?
  3. Como saber se meu gato tem carrapatos?
  4. Sintomas de carrapatos em gatos
  5. O que devo fazer se meu gato estiver com carrapatos?
  6. Como tirar carrapato de um gato?
  7. Como prevenir os carrapatos em gatos?

Os gatos podem ter carrapatos?

Mesmo que muitos tutores acreditem que não, o certo é que sim, os gatos pegam carrapatos. Geralmente, os gatinhos domésticos que não podem realizar passeios fora de casa têm probabilidades bem reduzidas de entrar em contato com estes ectoparasitas. Lembramos que os carrapatos são encontrados principalmente em parques, praças com vegetação ou grama, campos, jardins, bosques, zonas rurais, etc.

No entanto, os felinos que são acostumados a realizar passeios fora de casa podem ser contagiados com carrapatos diretamente ou indiretamente, a partir do contato com outros gatos e cães. Além disso, os gatinhos que convivem com cachorros que podem passear ao ar livre também podem chegar a se contagiar a partir do contato com seu companheiro de casa. Cabe destacar ainda que inclusive nós mesmos podemos trazer os carrapatos ao nosso lar sem nos darmos conta.

Por outro lado, os gatos de rua representam a população felina mais propensa a sofrer com o ataque dos carrapatos, já que vivem em condições desfavoráveis e não são desparasitados regularmente. Por isso, se você recentemente adotou um gatinho, não deixe de procurar um veterinário o quanto antes para avaliar seu estado de saúde e iniciar sua imunização e desparasitação.

Quais doenças os carrapatos podem transmitir aos gatos?

Os carrapatos podem transmitir doenças severas aos gatinhos, já que atuam como vetores para diversos agentes patógenos, como protozoários e bactérias. A seguir resumimos as principais doenças que podem transmitir os carrapatos aos gatos:

  • Cytauxzoonose felina (febre do gato selvagem)
  • Doença de Lyme
  • Tularemia (febre do coelho)
  • Babesiose felina
  • Anemia infecciosa felina (hemobartonelose)
  • Erliquiose
  • Paralisia

Como saber se meu gato tem carrapatos?

Os carrapatos são pequenos aracnídeos (assim como os ácaros) que obtém os nutrientes necessários para sua sobrevivência a partir da parasitação de outros organismos. Estes parasitas se alojam na pele de diferentes animais para succionar seu sangue e, assim, se alimentam e se reproduzem, completando seu ciclo de vida.

As diversas espécies conhecidas de carrapatos se encontram divididas em 2 grandes grupos: os carrapatos duros e os carrapatos moles. Entre as espécies duras, encontramos os carrapatos do gênero Rhipicehpahlus, os exemplares mais numerosos e se estendem por todo o mundo. Esses carrapatos são os que mais comumente parasitam os cachorros e gatos, alojando-se principalmente em seu dorso. Sua principal característica é a concha escura que reveste e protege seu corpo, que geralmente tem uma cor marrom escura.

Entre as espécies moles, a mais conhecida é a Otobius megnini, que pode alojar-se nas orelhas dos animais que parasitam. Ao contrário dos carrapatos duros, estes ectoparasitas não tem uma concha dura no exterior do seu corpo, por isso sua textura ao tato é mole. Além disso, podem ter uma cor mais clara, entre bege e creme.

Em um mesmo animal, podemos observar as três fases que compõe o ciclo de vida dos carrapatos: larvas, ninfas e adultos. Geralmente, os carrapatos mais jovens (larvas e ninfas) podem se instalar na região dorsal, onde encontram pele mais grossa e firme. Já na fase adulta, estes parasitas podem se alojar na pele mais suave e fina das patas (principalmente entre os dedos), nas orelhas, no pescoço e na zona perianal.

Abaixo apresentamos uma foto de um carrapato em um gato.

Como tirar carrapato de um gato? - Como saber se meu gato tem carrapatos?

Sintomas de carrapatos em gatos

O sinal mais evidente dos carrapatos nos gatos é a própria identificação do parasita. Por isso, se você desconfia que seu gatinho possa ter entrado em contato com carrapatos, é essencial realizar uma revisão bem detalhada de todo o seu corpo, prestando atenção especial às regiões já mencionadas.

No entanto, os gatos também podem desenvolver alguns sintomas associados à presença de carrapatos em seu corpo, como se arranhar constantemente em consequência da coceira provocada pelas mordidas dos mesmos. Alguns gatinhos também podem usar seus dentes para tentar aliviar a coceira. Além disso, para se alimentar do sangue do gato, o carrapato pode perfurar sua pele, por onde se produz uma hemorragia relativamente fácil de identificar.

Quando os ectoparasitas não são eliminados rapidamente e se multiplicam, podem aparecer sintomas mais graves, como um quadro de anemia, paralisia ou intoxicação.


O que devo fazer se meu gato estiver com carrapatos?

Se você observar que o gato está com muitos carrapatos, a primeira coisa que você deve fazer é manter a tranquilidade e não se desesperar. Ninguém gosta de identificar esses incômodos parasitas em seu amado gatinho, mas a calma será essencial para saber reagir com inteligência e prudência. Nesses casos, o melhor é levar o gato ao veterinário para estabelecer um tratamento rápido e eficaz que elimine os carrapatos. Além disso, na clínica, o profissional poderá realizar um exame físico e solicitar alguns exames para verificar o estado de saúde do paciente.

No entanto, se você identificar apenas um ou dois carrapatos no corpo do gatinho, poderá retirar em sua própria casa sempre com muito cuidado. A seguir, te contamos como tirar carrapatos de um gato.

Como tirar carrapato de um gato?

Se o gato está se coçando muito e você desconfia que ele pode ter entrado em contato com carrapatos, mas não encontra nenhum carrapato adulto a vista, uma boa saída é utilizar um pente para pulgas para escovar toda a pelagem do seu gatinho. Cuidadosamente, podemos realizar várias passadas suaves para tentar eliminar as larvas e identificar os carrapatos em gatos. Sempre com o cuidado de limpar a cada passada para evitar novas contaminações.

Para tirar os carrapatos adultos do gato, mantenha a tranquilidade e proceda com muito cuidado, utilizando sempre ferramentas adequadas, como pequenas pinças. Não tente fazer isso com as próprias mãos nem utilize outros objetos que possam machucar o gato ou você. Por que é necessário usar pinças? Muito simples, porque ao utilizar as ferramentas inadequadas podemos cometer o erro de deixar a cabeça do carrapato dentro do corpo do animal, o que pode favorecer o desenvolvimento de uma infecção.

Passos para tirar o carrapato de um gato:

  1. O carrapato deve ser retirado inteiro, por isso a pinça deve ser utilizada o mais próximo possível da boca do parasita que está aderido à pelo do animal. Se tiramos somente uma parte do carrapato ou o fazemos estourar, isso pode gerar uma infecção severa no organismo dos nossos gatinhos.
  2. Depois de posicionar adequadamente a pinça, deverá começar a tirar suavemente para cima, sem girar nem realizar movimentos bruscos.
  3. Depois de retirar o carrapato, é essencial limpar e desinfectar a ferida da pele do gato. E não esqueça de levar seu gatinho ao veterinário para avaliar seu estado de saúde e descartar qualquer doença transmitida pelos carrapatos.

Se você tem dificuldade de retirar o carrapato do gato, um truque muito efetivo que pode ser considerado um tipo de remédio caseiro para tirar o carrapato do gato é aplicar uma fina camada de azeite de oliva ou de vinagre de maçã sobre ele com uma gaze limpa. Depois de fazer isso, espere uns segundos, pois em algumas ocasiões o carrapato se solta sozinho.

Como tirar carrapato de um gato? - Como tirar carrapato de um gato?

Como prevenir os carrapatos em gatos?

A forma mais efetiva de prevenir os carrapatos em gatos é oferecer aos felinos uma medicina preventiva adequada cujos pilares são a vacinação e as desparasitações periódicas. No mercado estão disponíveis diversos produtos para desparasitar gatos, como pipetas, antiparasitários sistêmicos e produtos de higiene com antiparasitários (xampus, sabões ou colônias).

Por outro lado, você também pode optar por desparasitar seu gato utilizando remédios caseiros e mais naturais, como o vinagre de maça, o óleo essencial de lavanda ou o suco de limão. No entanto, sempre é recomendável que consulte um veterinário antes de aplicar qualquer produto caseiro no gatinho.

Além disso, para eliminar os carrapatos do nosso lar, devemos adotar hábitos de higiene sustentáveis, utilizando sempre produtos de limpeza pet friendly. Lembre-se que os produtos comuns contêm substâncias químicas irritantes e corrosivas que prejudicam a saúde dos nossos mascotes. Também é importante que ventilemos nossa casa com bastante frequência e tenhamos uma boa iluminação.

Agora que você já sabe como tirar carrapato de um gato, não perca este outro artigo em que falamos sobre as diferenças entre as pulgas e os carrapatos.

Como tirar carrapato de um gato? - Como prevenir os carrapatos em gatos?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tirar carrapato de um gato?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Desparasitação e vermífugos .

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como tirar carrapato de um gato?