Partilhar

Tipos de moscas: espécies e características

 
Por Julia Latorre, Redatora do PeritoAnimal. 31 março 2020
Tipos de moscas: espécies e características

Estima-se que existam no mundo cerca de 1 milhão de moscas, mosquitos e borrachudos, sendo que, atualmente, 12 mil vivem no Brasil, de acordo com artigo publicado pela Agência FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).[1] Apesar de serem pragas e vetores de bactérias patogênicas que causam doenças graves em certas circunstâncias, as moscas também têm uma importância para o meio ambiente pois, assim como as abelhas, algumas delas são insetos polinizadores. Por isso, é importante saber diferenciá-las para poder identificar os tipos de moscas perigosas ou entender as suas funções na natureza. Neste artigo do PeritoAnimal selecionamos 22 tipos de moscas: espécies, características e fotos que te ajudarão a reconhecê-las.

Também lhe pode interessar: Tipos de ursos: espécies e características

Tipos de moscas

As moscas são insetos que pertencem à ordem diptera dos artrópodes. Suas características físicas gerais comuns são um par de asas membranosas, olhos facetados e o tamanho médio de até 0,5cm, com exceção das moscas gigantes. Outra peculiaridade muito lembrada desses insetos é o seu ciclo de vida divido em 4 estágios: ovo, larva, pupa e adulto - e um tempo de vida relativamente curto, cerca de um mês.

Uma lupa é fundamental para observar detalhadamente as características físicas de grande parte das moscas. Conheça algumas delas a seguir:

Mosca-doméstica (Musca doméstica)

Não é difícil deparar-se com uma mosca doméstica por aí e reparar a olho nu nos seus olhos multifacetados e extremidades articuladas que lhe permitem 'esfregar as mãos'. Um dos fatores que diferencia a mosca doméstica de muitos tipos de moscas citadas neste artigo é a sua adaptação às áreas urbanas. Esses insetos se desenvolvem em matéria orgânica vegetal ou animal em decomposição, sendo que o clima quente acelera e mais propenso à propagação da mosca doméstica. Não bastasse isso, uma mosca doméstica pode voar até 18 km por dia. A vida na cidade a deixaram resistentes a muitos inseticidas.

Tipos de moscas: espécies e características - Mosca-doméstica (Musca doméstica)

Mosca-gigante

As moscas-gigantes são espécies raramente avistadas já que passam grande parte do seu ciclo de vida no estágio larval, em ninhos de formigas. Seu tamanho e aspecto, muitas vezes, faz com que esses tipos de moscas sejam confundidos com vespas e marimbondos.

Gauromydas heros, a maior mosca do mundo

Essa é a maior mosca do mundo e ela é brasileira. Trata-se de uma mosca preta grande o suficiente para ser confundida com um marimbondo: mede cerca de 6 cm, tem as asas castanhas e pontas das antenas alaranjadas.

Tipos de moscas: espécies e características - Mosca-gigante
Imagem: Wikimedia Commons

Moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae)

A expressão mosca das frutas, como veremos, não se refere a um tipo de mosca, mas sim às mais de 4 mil espécies de moscas da família Tephridade. Como sugerido, a característica geral desses tipos de moscas é o uso das frutas para o seu desenvolvimento larval, o que faz com que sejam consideradas pragas por muitos agricultores.

Tipos de moscas: espécies e características - Moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae)

Mosca-das-frutas sul-americana (Anastrepha fraterculus)

Essa é uma das espécies de mosca que, atualmente, só existe nas Américas. Além do fato de serem atraídas por plantações frutas, como o nome revela, a mosca-das-frutas sul-americana também é identificada por ser uma mosca amarela com manchas escuras no corpo e nas asas, além de três faixas amarelas claras na barriga.

Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Moscas-varejeiras

Estima-se que as moscas varejeiras tenham surgido há 22 milhões de anos na terra. Algumas espécies de moscas varejeiras são facilmente reconhecidas por tons metálicos pelo corpo e a presença em locais com carne ou lixo.

Mosca-berneira (Dermatobia hominis)

Dentre os tipos de moscas, essa é uma das espécies de mosca varejeira muito conhecidas no Brasil, pela ectoparasitose que transmite, a 'berne', que também apelida essa espécie. Essa mosca varejeira pode ser percebida como uma mosca verde, mas, na verdade, é descrita como castanha-acinzentada como machas azul-metálicas e escuras no tórax, medindo cerca de 12 mm de comprimento.

Mosca da carne ou Varejeira Azul (Calliphora vomitória)

Esse tipo de mosca varejeira azul pode ser popularmente conhecida como mosca da carne por ser encontrada em ambientes onde haja carne, fresca ou em decomposição, exposta, seja em uma cozinha ou em um lixão. Visualmente ela é reconhecida pelos tons azulados e metálicos e uma cabeça amarelada.

Outras espécies de moscas varejeiras:

  • Chrysomya megacephala;
  • Cochliomyia hominivorax;
  • Lucilia eximia;
  • Chrysomya albiceps;
  • Chrysomya rufifacies;
  • Chrysomya putoria.
Tipos de moscas: espécies e características - Moscas-varejeiras

Mutuca

Os tipos de mosca popularmente conhecidos como mutuca ou butuca são espécies pertencentes à família do Tabanidae e gênero Chrysops. Essa são moscas que picam e esse nome vem, justamente, do tupi [2], que significa picar ou furar. Essa picada, aliás, pode doer. As mutucas se desenvolvem em ambientes com água, vegetação e umidade.

Dependendo da espécie, seu comprimento pode variar entre 6 a 30 mm, enquanto suas asas são transparentes e com manchas. Já o corpo pode aparecer em várias cores: do verde-esmeralda ao preto. Apesar dos hábitos diurnos, uma picada de mutuca costuma causar desconforto e insônia.

As espécies de mutucas mais conhecidas são:

  • Tabanus sp.
  • Tabanus bovinus
  • Tabanus sudeticus
  • Tabanus bromius (foto), que é conhecida por ser uma mosca com ferrão.
Tipos de moscas: espécies e características - Mutuca
Imagem: Wikimedia Commons

Mosca-de-banheiro (Psychoda ou Telmatoscopus)

Não é preciso ser um gênio para adivinhar que esse tipo de mosca se adapta muito bem à umidade dos banheiros. No Brasil, os tipos de moscas de banheiro mais comuns pertencem ao gênero Psychoda que, na verdade, está mais próximo dos mosquitos do que das moscas.

De forma geral, além do seu 'habitat natural', essas mosquinhas também são reconhecidas como tipos de moscas pequenas já que costumam medir cerca de 2 mm. Parecem uma pequena mariposa: seu corpo é robusto, cheio de cerdas, cores que variam do cinza ao marrom e asas com linhas pilosas.

As espécies de moscas-de-banheiro mais comuns no Brasil são:

  • Psychoda alternata;
  • Psychoda cinerea;
  • Psychoda satchelli;
  • Telmatocospus albipuncatus.
Tipos de moscas: espécies e características - Mosca-de-banheiro (Psychoda ou Telmatoscopus)

Mosca branca

Assim como no caso da mosca da frutas, mosca branca é um termo designado a diferentes espécies de insetos que, diferente dos citados anteriormente, não pertence à ordem diptera. Os tipos de mosca branca mais conhecidos no Brasil são espécies pertencentes ao gênero Aleyrodinae. Além da aparência branca, um tamanho de aproximadamente 2mm, outra característica marcante das espécies de mosca branca é o fato de serem hospedeiras de plantas, o que faz com que sejam consideradas pragas por muitos agricultores e jardineiros.

Tipos de moscas: espécies e características - Mosca branca

Mosca-dos-chifres (Haematobia irritans irritans)

Como o nome anuncia, a mosca-dos-chifres é conhecida por atacar bovinos. Ao que tudo indica, essa espécie chegou ao Brasil com os europeus, em exportações de bovinos, no século passado. Quando adulta, ela pode ser identificada pela sua cor castanha, tamanho pequeno, asas parcialmente abertas e cabeça baixa quando pousa.

Tipos de moscas: espécies e características - Mosca-dos-chifres (Haematobia irritans irritans)

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de moscas: espécies e características, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. MOON, Peter. Agência FAPESP. Novas espécies de moscas são gigantes e têm cara de marimbondo. Disponível em: <Novas espécies de moscas são gigantes e têm cara de marimbondo/>. Acesso em 31 de março de 2020.
  2. CHAVES, Frank. Dicionário de Tupi-Guarani. Blog Frank Chaves. Disponível em: <https://frankchaves-ita.blogspot.com/p/dicionario-de-tupi.html>. Acesso em 31 de março de 2020.
Bibliografia
  • ACOSTA, Mª Belén. EcologiaVerde. Mosca blanca: cómo eliminarla. Disponível em: https://www.ecologiaverde.com/mosca-blanca-como-eliminarla-2381.html. Acesso em 31 de março de 2020.
  • DO PRADO, Â. P. Controle das principais espécies de moscas em áreas urbanas. Biológico, São Paulo, v. 65, n. 1/2, p. 95-97, 2003.
  • HAJI, F. N. P.; LIMA, M. F.; DE ALENCAR, J. A. Historico sobre mosca branca no Brasil. In: Embrapa Semiárido-Artigo em anais de congresso (ALICE). In: TALLER LATINOAMERICANO Y DEL CARIBE SOBRE MOSCAS BLANCAS Y GEMINIVIRUS, 6., 1997, Santo Domingo, Republica Dominicana. Memoria... Santo Domingo: MIP: Programa Nacional de Manejo Integrado de Plagas, 1997., 1997.
  • HONER, Michel Robin; BIANCHIN, Ivo; GOMES, Alberto. Mosca-dos-chifres: histórico, biologia e controle. Embrapa Gado de Corte-Documentos (INFOTECA-E), 1990.
  • JUSTE, Irene. Ecología Verde. La importancia de las moscas. Disponível em: <https://www.ecologiaverde.com/la-importancia-de-las-moscas-155.html/>. Acesso em 31 de março de 2020.
  • MOON, Peter. Agência FAPESP. Novas espécies de moscas são gigantes e têm cara de marimbondo. Disponível em: <Novas espécies de moscas são gigantes e têm cara de marimbondo/>. Acesso em 31 de março de 2020.
  • RAGA¹, Adalton; SATO¹, Mário Eidi. Controle químico de moscas-das-frutas. Documento Técnico, v. 21, p. 1-14, 2015.
  • SALLES, Luiz Antonio B. et al. Bioecologia e controle da mosca-das-frutas sul-americana. Embrapa Clima Temperado-Livro técnico (INFOTECA-E), 1995.
  • UFRGS. Athropoda. Chrysops. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/para-site/siteantigo/Imagensatlas/Athropoda/Chrysops.htm>. Acesso em 31 de março de 2020.

Vídeos relacionados com Tipos de moscas: espécies e características

1 de 3
Vídeos relacionados com Tipos de moscas: espécies e características

Escrever comentário sobre Tipos de moscas: espécies e características

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Tipos de moscas: espécies e características
Imagem: Wikimedia Commons
Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons
Imagem: Wikimedia Commons
1 de 10
Tipos de moscas: espécies e características

Voltar ao topo da página