menu
Partilhar

Fatos sobre cachorros

 
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. 28 junho 2023
Fatos sobre cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os cães são animais de estimação populares em todo o mundo, e é fácil entender o porquê. Além de serem leais e afetuosos, eles também são repletos de características fascinantes e comportamentos únicos. Se você é um ou uma amante de cachorros ou está pensando em adotar um, este artigo do PeritoAnimal é para você.

Continue lendo para saber quais são os 15 fatos sobre cachorros que você precisa conhecer, desde curiosidades sobre suas origens até seus incríveis sentidos, habilidades e comportamentos explicados. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Cachorros sentem ciúmes?

1. São vigilantes por natureza

Iniciamos nossa lista de fatos sobre cachorros com algo que, embora isso não aconteça com todos, a maioria dos cães são vigilantes por natureza. Provavelmente não será a primeira vez que seu cão começa a latir freneticamente quando ouve um mínimo ruído na porta, se perguntando quem pode estar ali.

Descubra também no PeritoAnimal conselhos para evitar que latido de cachorro. Mas sinceramente... Quem não gosta que seu cão alerte sobre qualquer visita indesejada? Eu adoro!

Fatos sobre cachorros - 1. São vigilantes por natureza

2. Não param de te dar beijos

Às vezes podem ser um pouco persistentes em sua tentativa de receber atenção te beijando em excesso até que seu rosto fique coberto de babas doces. Às vezes, eles podem até se exceder ao enfiar a língua dentro do seu nariz ou da sua boca.

Quer entender melhor este fato sobre cães? Leia o artigo: Meu cachorro me lambe muito - Por que e o que fazer?

Fatos sobre cachorros - 2. Não param de te dar beijos

3. Eternos filhotes

Embora seu cão seja adulto ou até mesmo de idade avançada, sempre vai se comportar como um bebê, é uma das qualidades mais doces que os cães têm: são muito ativos e brincalhões. Encontre o tipo de brinquedo perfeito para ele e o encoraje sempre a manter essa atitude divertida.

Neste outro artigo explicamos quando o cachorro deixa de ser filhote.

Fatos sobre cachorros - 3. Eternos filhotes

4. Desprezam a cama deles e preferem o chão

Você passou uma hora montando-a, lavou com todo carinho, e ele deitou no chão! Mas por que ele faz isso? Um dos fatos sobre cachorros que você precisa saber é que ele pode prefererir o chão por diferentes motivos: primeiro, porque ele oferece uma temperatura mais fresca e agradável para os cães, especialmente em climas mais quentes. Ao se deitarem diretamente no solo, eles podem aproveitar a sensação de resfriamento, o que pode ser especialmente reconfortante para raças com pelagens densas.

Outro fator a considerar é a preferência dos cães por espaços mais abertos. Caminhas podem ser acolhedoras, mas muitas vezes são confinadas e limitam a mobilidade dos cães.

Descubra como lavar caminha de cachorro.

Fatos sobre cachorros - 4. Desprezam a cama deles e preferem o chão

5. São um pouco perseguidores quando há comida envolvida

É verdade que todos sabemos o que acontece quando um cão escuta o som plástico de um saco de batatas. De repente eles ficam extremamente obedientes e fazem uma carinha triste mais doce... Às vezes não conseguem controlar muito bem as distâncias. Um fato sobre os cachorros é que são extremamente curiosos e seu olfato é apuradíssimo, o que torna os alimentos muito atraentes para eles!

Fatos sobre cachorros - 5. São um pouco perseguidores quando há comida envolvida

6. A parte dele da cama e a sua

Não espere que seu cão queira compartilhar sua própria cama, no que você está pensando? Se você não tiver cuidado ele acabará te expulsando (ou deixará para você a área dos pés).

Dormir com cachorro faz mal? Explicamos tudo neste outro artigo.

Fatos sobre cachorros - 6. A parte dele da cama e a sua

7. Fazem travessuras quando você não está olhando

Outro dos fatos sobre cachorros é que eles nos amam tanto que quando saímos eles ficam realmente tristes, chegando a morder sapatos ou qualquer outro objeto.

Os casos mais graves ocorrem quando eles sofrem ansiedade de separação. Lembre-se de que você não deve castigá-los, mas sim ajudá-los a resolver o problema através do uso do kong ou exercício ativo.

Fatos sobre cachorros - 7. Fazem travessuras quando você não está olhando

8. Se assustam com facilidade

Os cães podem assustar-se quando encontram um objeto ou um animal de estimação que não tenham visto antes, suas reações são realmente engraçadas e surpreendentes.

Fatos sobre cachorros - 8. Se assustam com facilidade

9. O olhar de "vamos passear?"

Um fato sobre cachorros incontestável é que eles aproveitam muito os passeios. Além de fazerem suas necessidades, é um momento de diversão para eles. Quando estão com vontade de sair podem soluçar um pouco ou insistirem com a coleira na boca.

Mas como passear com o cachorro corretamente? Descubra aqui.

Fatos sobre cachorros - 9. O olhar de "vamos passear?"

10. Eles ficam loucos quando você chega em casa

Os cães são os que mais se alegram com a sua chegada em casa, simplesmente ficam loucos de felicidade. Lembre-se de não deixá-lo sozinho por mais de 8 horas! Neste artigo damos algumas dicas para deixar o cachorro em casa com diversas curiosidades.

Fatos sobre cachorros - 10. Eles ficam loucos quando você chega em casa

11. Eles viram a sua sombra

É verdade que quando um cachorro gosta de você ele não pode evitar não te seguir onde quer que você vá: seja para preparar uma torrada ou para ir ao banheiro, estará sempre disposto a te seguir. Para todos os lados. Sem exceção. Esta é uma das curiosidades sobre cachorros mais interessantes, por isso te deixamos aqui nosso artigo: por que meu cachorro me segue por toda parte?

Fatos sobre cachorros - 11. Eles viram a sua sombra

12. Eles amarão o seu bebê como se fosse deles também

Eu não sei se alguma vez você já viu como é a primeira reação de um cão com a chegada de um bebê, mas a verdade é que outro dos fatos sobre cães é que eles possuem um sexto sentido para isso e entendem a delicadeza que envolve um recém-nascido. Você descobrirá que seu cão será a babá mais paciente que existe.

Descubra como apresentar o bebê para o cachorro corretamente.

Fatos sobre cachorros - 12. Eles amarão o seu bebê como se fosse deles também

13. Quase sempre estão contentes

Um cão não entende de dias ruins e nem de rancor. Você sempre poderá disfrutar com ele um bom dia se você estiver a fim. Eles são tão agradecidos e doces que ao adotar um cachorro sua vida se tornará mais feliz e positiva. Comprovado!

Fatos sobre cachorros - 13. Quase sempre estão contentes

14. Nunca se cansam de suas carícias

Diferente dos gatos, um cão não vai cansar nunca de receber carícias e mimos, na verdade eles podem ser um pouco insistentes em sua intenção de receber atenção.

Neste outro artigo explicamos e temos até um mapa te mostrando onde os cachorros gostam de carinho.

Fatos sobre cachorros - 14. Nunca se cansam de suas carícias

15. São o melhor amigo que alguém poderia ter

Um fato sobre cachorros que ninguém duvida: eles definitivamente são os melhores companheiros que alguém pode ter. Sua lealdade, beleza, companheirismo e compreensão são simplesmente o melhor presente que podemos ter nessa vida.

Fatos sobre cachorros - 15. São o melhor amigo que alguém poderia ter

E aí, o que achou desses 15 fatos sobre cachorros? Há curiosidades e muitas coisas fascinantes, não é mesmo? Quer saber ainda mais? Então não perca o nosso super vídeo a seguir com 100 curiosidades sobre cachorros:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Fatos sobre cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Fatos sobre cachorros
1 de 16
Fatos sobre cachorros

Voltar ao topo da página