Problemas de comportamento

Conselhos para evitar latido de cachorro

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 24 janeiro 2020
Conselhos para evitar latido de cachorro
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O latido é um sistema de comunicação natural do cachorro e pode ser provocado por diversos motivos, sendo necessário que você ou um especialista identifiquem a causa. Pode tornar-se um problema sério quando passa a ser um hábito para o animal, dificultando os passeios, o momento de receber visitas em casa, a interação com outros cachorros, entre outras ocasiões.

Para saber como fazer o cachorro parar de latir é necessário ter paciência e compreensão, sendo que em casos graves é indispensável consultar um especialista. É preciso ter em conta que os ingredientes chave para evitar este comportamento são a estabilidade e o carinho do tutor, não existindo um truque ou uma solução rápida para evitar o problema. Por isso, continue lendo PeritoAnimal e fique atento aos conselhos para cachorro parar de latir.

Causas do latido de cachorro

Para conseguir uma solução e saber exatamente o que fazer para o cachorro parar de latir, o primeiro passo é identificar corretamente as causas do latido. As mais comuns são:

Estresse

Antes de começar a trabalhar, você deve garantir que as necessidades do cachorro estão satisfeitas a 100%. Isto inclui as suas rotinas de passeio, alimentação, relação com o tutor, entre outros fatores. Caso alguma das necessidades do cachorro não estejam sendo satisfeitas, o animal pode estar liberando estresse acumulado. Em condições de estresse muito extremas, maus tratos ou pouco espaço, pode ser que o cachorro utilize o latido como opção para expressar sua tensão.

Solidão e tédio

Os cachorros são animais sociais, precisam se comunicar e interagir constantemente com o ambiente que os rodeia, especialmente se forem animais muito ativos. Livre na natureza, o cachorro viveria com a sua matilha 24 horas por dia e, mesmo que estivesse relaxado, sempre teria com quem brincar, assim como companhia para observar e mordiscar.

Se o seu cachorro fica muito tempo sozinho ele pode desenvolver ansiedade por separação. Uma das formas de demonstrar esse incômodo são os latidos. Para evitar, você deve enriquecer o ambiente, passear bastante com o seu amigo peludo e dar todo amor e carinho que ele precisa.

Má socialização

Mesmo os cachorros que estão sempre acompanhados e entretidos podem, por vezes, latir para objetos, veículos e pessoas específicas. Por que isso acontece? Talvez não esteja educando o seu cachorro de forma correta. A partir dos 3 meses de vida é essencial relacionar o cachorro com o seu ambiente cotidiano pouco a pouco, para que não sinta medo.

Quando se trata de um filhote é mais fácil, pois ele utiliza o tutor como exemplo e, se você demonstrar segurança e passividade, o filhote vai agir da mesma forma. Além disso, um filhote leva muito menos tempo a aprender. Se o seu cão já é adulto, será mais difícil solucionar o problema. No entanto, não existe motivo para preocupação pois está sempre a tempo de melhorar o comportamento do seu pet. Sendo que os latidos excessivos são provocados por estímulos externos, é necessário identificá-los para pode agir em conformidade.

Entusiamo

Existem alguns tipos de cachorros muito excitáveis e brincalhões que não conseguem evitar latir perante alguns estímulos. Geralmente, isso acontece quando brincam com outros animais, descobrem coisas novas, fazem muito exercício ou recebem o dono em casa. Podem até urinar com tanta emoção.

Frustração

Este problema muito importante é provocado por deixar o animal em um ambiente onde não tem nada para fazer, deixando-o frustrado. Ele precisar explorar, ter o seu próprio espaço e poder fazer a sua vida tranquilamente. Forneça brinquedos adequados, jogos de inteligência e pratique truques que o divertem. Brincar com lasers que nunca conseguem alcançar, por exemplo, também é uma das causas da frustração canina.

Adestramento inconsciente

Sem querer, muitos tutores acabam recompensando os latidos dos seus pet em situações que os divertem. O problema surge quando o animal utiliza, inconscientemente, os latidos para pedir as recompensas. Isso faz com que ele generalize os latidos, ao invés de usá-los apenas para situações concretas.

Herança

Mais um fator que influência no latido excessivo do cachorro é a raça. Algumas delas são condicionadas pela genética, tendo uma predisposição para latir. Os cachorros de caça são um bom exemplo dessa situação.

Cão de guarda

Se o seu cachorro latir quando ouve a campainha, você deve saber que essa é uma atitude de vigilância própria da sua natureza. Ele está alertando de que há alguém ali e esperando que você investigue a situação.

Problemas de saúde

Alguns cachorros idosos perdem capacidades auditivas e visuais, podendo latir com a velhice. Para que possa identificar corretamente se se trata de um motivo específico ou de vários, não tente reprimir ou repreender o cachorro. Antes de começar a trabalhar com ele, deve conhecer as causas da sua inquietação em profundidade.

Dicas para evitar o latido de cachorro

Se você não está certo da causa ou causas que podem provocam o latido em cachorros, o ideal é buscar ajuda de um profissional para que te ajude nesse processo. Muitos tutores pensam que o seu cachorro late por agressividade quando, na verdade, é por medo. Outros podem pensar que o cachorro tenta "chamar à atenção" quando, na verdade, a causa é solidão excessiva.

Por esse motivo, se você não tem experiência ou não sabe exatamente o que acontece com o seu melhor amigo, o melhor e mais apropriado é buscar ajuda de um especialista. Além disso, não se esqueça que nem todas as técnicas são válidas, alguns conselhos podem, inclusive, piorar a situação. Por exemplo, métodos como coleiras anti latidos, castigos, exposição forçada a estímulos constantes dos quais o cachorro tem medo, etc, podem provocar uma piora do comportamento e aumentar o latido do cachorro.

Confira nossas dicas para evitar o latido de cachorro que vão ajudar no bem estar do animal e te ajudará a cuidar dele de forma positiva. Essas dicas são usadas, principalmente, em cachorro com problemas graves de estresse, por isso o objetivo é fazer com com que o cachorro fique mais tranquilo e melhore o comportamento.

  1. Promova a tranquilidade e relaxamento do animal, tanto em casa como no exterior. Faça carinhos suaves de forma sensível cada vez que ele se encontre relaxado;
  2. Se o seu cachorro conhece o significado da palavra "Não", use-a quando ele latir sem motivo;
  3. Faça exercício com o seu animal para combater o estresse;
  4. Em situações estressantes ou assustadoras, procure abandonar o local e ir para um lugar mais seguro para o cachorro;
  5. Procure passear o animal em horários e locais tranquilos para evitar que ele lata. Quando notar melhoras, poderá tentar passeá-lo em momentos e locais com maior atividade;
  6. Não force o contacto ou interação com outros cachorros ou pessoas contra a vontade do animal. Quando ele se sentir preparado, terá a iniciativa e tentará interagir;
  7. Passeie o cachorro na grama e deixe-o cheirar tudo à vontade durante o passeio. Isso vai deixá-lo mais relaxado e tranquilo;
  8. Seguir todas estas regras de forma constante fará com que, pouco a pouco, o cachorro reaja com mais tranquilidade. É essencial que o tutor seja constante e absorva tudo de forma positiva. Você não tem nada a ganhar ao forçar o pet a fazer algo que ele não quer.

Para fazer cachorro parar de latir nunca devem ser usadas coleiras estranguladoras ou com descargas elétricas. Isso pode dar origem a uma atitude negativa e agressiva da parte do cachorro, que pode virar-se contra o tutor e contra os seus familiares.

É importante recordar que cada cachorro é diferente e que estes conselhos nem sempre podem funcionar. Recomendamos que consulte um especialista que compreende perfeitamente as causas dos latidos e possa aconselhar as melhores técnicas para o caso. Boa sorte!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Conselhos para evitar latido de cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Vídeos relacionados com Conselhos para evitar latido de cachorro

1 de 3
Vídeos relacionados com Conselhos para evitar latido de cachorro
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Ana Caroline
minha cachorra e um pinscher e eu gostaria que vocês fizessem um vídeo dos pinscher seria muito grata obrigado
Conselhos para evitar latido de cachorro