Curiosidades do mundo animal

Dormir com cachorro faz mal?

 
Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. 31 maio 2023
Dormir com cachorro faz mal?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Dormir com um cão proporciona um sentimento muito especial seja pela proximidade, pelo calor ou pelo carinho de descansar juntos. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas a respeito dos efeitos que esse hábito pode ter em nossa saúde.

Se você está se perguntando se dormir com cachorro faz mal?, seja porque você já dorme com ele ou porque deseja começar a fazer isso, neste artigo do PeritoAnimal vamos tirar suas dúvidas. Mas já adiantamos que não, não faz mal dormir com um cachorro, desde que ele esteja saudável, limpo e livre de parasitas. Continue lendo para saber mais detalhes, boa leitura!

Também lhe pode interessar: Dormir com gatos faz mal?

Índice

  1. Dormir com cachorro faz mal?
  2. Principais cuidados para quem quer dormir com um cachorro
  3. Se dormir com o cachorro ele pode transmitir doenças?
  4. Quais os benefícios de dormir com o cão?
  5. Prós e contras de dormir com o cachorro

Dormir com cachorro faz mal?

Dormir com um cachorro não é algo ruim, principalmente se ele está totalmente saudável, limpo e livre de parasitas. No entanto, normalmente levamos o cachorro para passear pela rua diariamente ao menos duas vezes por dia. Essa rotina propicia sujeira e pode aumentar o risco do animal contrair alguma doença. Ainda assim, aqui estão algumas dicas para evitar isso:

  • Visite o veterinário a cada 6 meses para descartar doenças.
  • Tenha em dia o calendário de vacinação.
  • Desparasite seu cachorro regularmente, de forma interna e externa.
  • Dê banho no cachorro a cada mês ou a cada mês e meio e escove-o para eliminar o pelo morto e prevenir os parasitas.
  • Por último, recomendamos que você limpe suas patas depois de cada passeio.
Dormir com cachorro faz mal? - Dormir com cachorro faz mal?

Principais cuidados para quem quer dormir com um cachorro

Como você viu, dormir com cachorro não faz mal. Portanto, se você decidir dormir com o peludo será importante prestar atenção a esses detalhes, seja pela sua segurança, do seu cachorro ou por higiene:

  • Se você adotou um cachorro filhote, tenha cuidado para não deitar em cima dele enquanto você dorme.
  • Também é importante considerar a possibilidade do cachorro cair da cama.
  • Tenha precaução com filhotes que ainda fazem xixi dentro de casa.
  • Tome cuidado para não deixar seu cão subir na cama se tiver acabado de chegar do passeio, limpe suas patas para evitar que a sujeira da rua acabe na sua roupa de cama.
  • Escove seu cão para que ele não deixe cair pelos mortos na cama.
  • Verifique o cachorro regularmente para ter certeza de que ele não tem parasitas.
  • Provavelmente um dos dois acordará o outro todos os dias.
Dormir com cachorro faz mal? - Principais cuidados para quem quer dormir com um cachorro

Se dormir com o cachorro ele pode transmitir doenças?

Quanto aos riscos de dormir com cachorro, uma das preocupações mais comuns é a transmissão de doenças. No entanto, de acordo com veterinários, a probabilidade de contrair doenças através do contato próximo com o animal durante o sono é relativamente baixa. Ainda assim, é importante manter a higiene adequada tanto para você quanto para o seu cão, como manter as vacinas em dia e realizar exames periódicos para garantir a saúde do animal.

Quais os benefícios de dormir com o cão?

Dormir com o cachorro é uma experiência única que, uma vez que você experimente, será difícil não querer repetir. Você deve saber que os cães são animais sociais que amam passar tempo com os membros de sua família. Isso significa que, muito provavelmente, o seu cão gostará de ser incluído em sua cama e isso ajudará a fortalecer o vínculo entre vocês, promovendo a relação de companheirismo e lealdade.

Além disso, dormir juntos proporciona um prazer e relaxamentos únicos, uma sensação de calma e de confiança. Diversos estudos mostram que dormir com o cachorro pode trazer benefícios significativos para os tutores. Um sentimento de conexão, calor e relaxamento. Portanto, dormir com seu cachorro o deixa mais feliz e te ajuda a dormir melhor (desde que ele não seja um cão muito agitado). A respiração dele te ajudará a dormir com mais facilidade. Ou seja, a proximidade física e emocional com o animal de estimação pode reduzir o estresse, promover a sensação de segurança e até mesmo melhorar a qualidade do sono.

Por fim, encorajamos você a experimentar para saber como é a sensação de acordar ao lado de seu melhor amigo. Uma sensação única!

Dormir com cachorro faz mal? - Quais os benefícios de dormir com o cão?

Prós e contras de dormir com o cachorro

Em última análise, a decisão de dormir com o cachorro é pessoal e depende das preferências e circunstâncias individuais. Se você optar por compartilhar a cama com seu cachorro, é importante avaliar os benefícios e riscos envolvidos que já citamos, bem como adotar medidas de higiene e cuidado adequadas para garantir a saúde de ambos. Consultar um veterinário também pode ajudar a esclarecer dúvidas específicas sobre seu cão e fornecer orientações personalizadas para garantir um ambiente seguro e saudável para dormir. Aqui separamos alguns prós e contras de dormir com o cachorro em uma lista:

Prós de dormir com cachorros

  • Companhia reconfortante durante a noite.
  • Redução do estresse e da ansiedade.
  • Aumento do sentimento de segurança.
  • Fortalecimento do vínculo emocional com o animal.
  • Possível melhora na qualidade do sono.

Contras de dormir com cachorros

  • Possíveis alergias ou irritações na pele.
  • Distúrbios do sono causados por movimentos do cão.
  • Riscos de lesões acidentais durante o sono.
  • Possíveis problemas de territorialidade e disputa por espaço na cama
  • Possibilidade de interrupções do sono devido a latidos, movimentos ou necessidades fisiológicas do cão durante a noite.

Agora que você já sabe que dormir com cachorro não faz mal, desde que alguns aspectos sejam levados em consideração, não perca o vídeo a seguir no qual explicamos 6 razões que fazem um cachorro querer dormir com seu tutor ou tutora:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dormir com cachorro faz mal?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Dormir com cachorro faz mal?