Cuidados básicos

Onde os cachorros gostam de carinho?

 
Aerton Guimarães
Por Aerton Guimarães, Jornalista e editor do PeritoAnimal. Atualizado: 19 abril 2023
Onde os cachorros gostam de carinho?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Cachorro gosta de carinho? Claro que sim! A maioria dos cães adora receber carinho em diferentes partes do corpo. Mas muitos deles preferem não ser tocados. Se você adotou um peludo e chegou a este artigo do PeritoAnimal porque quer saber onde os cachorros gostam de carinho, parabéns! Isso já demonstra que você é um(a) ótimo(a) tutor(a) e quer dar muito amor a ele.

Aqui vamos mostrar que há alguns lugares ideais onde tocar o cão para acariciá-lo, mas sua personalidade, um trauma, uma ferida ou até uma doença são fatores que devem ser considerados e que podem fazer com que um cachorro não queira receber carinho naquela determinada área. Por isso, continue lendo para tirar suas dúvidas.

Também lhe pode interessar: Sons que os gatos gostam

Índice

  1. Por que fazer carinho no cachorro?
  2. Como descobrir onde os cachorros gostam de carinho?
  3. Como fazer carinho no cachorro
  4. Onde os cachorros gostam de carinho?
  5. Como acostumar o cachorro com o manuseio

Por que fazer carinho no cachorro?

Além de ser uma demonstração de amor pelo peludo, fazer carinho no cachorro é uma excelente forma de aumentar seu vínculo com ele. Entre os benefícios de fazer carinho nos cães, também podemos destacar:

  • Reduz o estresse e a ansiedade
  • Diminui o sedentarismo
  • Melhora a socialização
  • Melhora seu estado emocional
  • Previne problemas cardíacos
  • Melhora seu sistema imunológico contra alergias e doenças

E atenção! É preciso ter muito cuidado com o excesso de carícias no cachorro. Se você fizer isso regularmente, você correrá um sério risco de se tornar a pessoa favorita dele!

Piadas à parte, como você viu, fazer carinho no cachorro é extremamente positivo para elevar seu nível de bem-estar e, devido à liberação de endorfinas e à sensação de felicidade, proporciona uma série de benefícios à sua saúde. Portanto, prepare-se para vê-lo balançando o rabo com muita animação e troca de olhares que podem te derreter de amor.

Onde os cachorros gostam de carinho? - Por que fazer carinho no cachorro?

Como descobrir onde os cachorros gostam de carinho?

Existem algumas áreas comuns onde quase todos os cachorros gostam de carinho. Mas assim como ocorre com a gente, isso é algo bastante individual. Eu mesmo já tive dois petfilhos que gostavam de receber carinho em lugares diferentes: um odiava que o tocasse nas orelhas e o outro amava. Assim, o mais importante é observar bem o peludo para conhecê-lo melhor e descobrir, afinal, onde ele prefere ser acariciado.

Diferentes fatores podem fazer com que um cachorro não goste de ser tocado em certas partes do seu corpo:

  • Por sua personalidade: ele pode simplesmente não gostar de ser tocado em determinada área porque não proporciona prazer algum nele, mesmo que a maioria dos cães goste. E está tudo bem.
  • Socialização inadequada: o cachorro, quando filhote, pode não ter sido socializado corretamente e por isso não gosta de ser tocado e acaba fugindo ou atacando.
  • Devido a um trauma: se você adotou o cachorro já adulto, ele pode ter passado por algum trauma quando filhote que o faz associar o toque naquela região como algum tipo de ameaça. Neste caso, é possível mudar isso se você tiver paciência e trabalhar com reforço positivo.
  • Ferimento: é possível que o cachorro esteja ferido exatamente naquela área na qual você quer fazer carinho nele, podendo ser uma ferida interna ou externa, e que não consiga vê-la por conta de sua pelagem. Se possível, tente averiguar se há algo de errado e, se não for visível, é importante levá-lo a um veterinário.
  • Problemas de saúde: algumas doenças e outros problemas de saúde podem fazer com que o cachorro sinta dor ao ser tocado em certas áreas do corpo. Ele pode estar com ácaros nas orelhas ou displasia de quadril, entre outras complicações. Por isso, se ele se afastar de você ou se tornar agressivo após o toque em alguma área, é importante levá-lo ao veterinário o quanto antes.

Como fazer carinho no cachorro

A primeira regra para quem quer descobrir como fazer carinho no cachorro corretamente é nunca iniciar o contato. Quem deve fazer isso é o peludo! De qualquer forma, antes de qualquer coisa, nada de "chegar chegando" em qualquer cachorro que encontramos passeando com seu tutor na rua. Antes de se aproximar do cão, pergunte ao tutor se você pode fazer carinho nele.

Em seguida, com a permissão dada, veja se o cão está amigável e receptivo a carícias. Não comece estendendo a mão para tocá-lo e, sim, agache-se para que você fique o mais próximo possível do seu nível de altura.

Só agora deixe ele te cheirar e se aproximar. Se ele recuar ou agir de forma desconfiada, é melhor não tocar nele. Depois, você pode começar a acariciá-lo lentamente em áreas que façam ele se sentir bem. Se quando você tocá-lo ele ficar desconfortável, é melhor parar por aí. Se continuar receptivo, é só aproveitar bem.

Lembre-se de fazer massagens, coçar e simular uma espécie de arranhões suaves sempre na direção do pelo! Mas onde os cachorros gostam de carinho, afinal? É o que vamos detalhar na próxima seção.

Onde os cachorros gostam de carinho? - Como fazer carinho no cachorro

Onde os cachorros gostam de carinho?

Aqui listaremos as áreas comuns onde a maioria dos cachorros gosta de carinho mas, ressaltamos mais uma vez, isso pode variar de acordo com os diferentes fatores citados anteriormente. Seus lugares favoritos, são:

  • Debaixo do queixo
  • Orelhas
  • Parte de trás do pescoço
  • Ombros
  • Peitoral
  • Costas
  • Barriga

Onde não fazer carinho no cachorro

A maioria dos cães não gosta de receber carinho no topo da cabeça, nas pernas, patas, cauda e focinho. Evite a virilha, a extremidade traseira e o rosto dele. A barriga pode entrar nesta lista especialmente se ele não confia em você. Mas lembramos que isso é uma questão subjetiva que vai de cada cachorro. O mais importante é conhecê-lo bem para saber o que ele gosta e o que não gosta.

A seguir detalharemos melhor as regiões preferidas pelos cães para receber carinho:

Debaixo do queixo

Coçar debaixo do queixo do cachorro é muito mais apropriado que tocar a cabeça do peludo, pois é uma região que, quando tocada, ainda mais se você estiver de pé, pode ser vista pelo cão como uma ameaça.

Orelhas

Por terem muitos nervos, as orelhas são um excelente ponto de carinho nos cães, tanto para você coçá-las como fazer massagens. Isso certamente vai ajudar a relaxar o peludo.

Parte de trás do pescoço

A parte de trás do pescoço, especialmente o local onde fica a coleira, vai ser bem apreciado pelo seu melhor amigo de quatro patas. Se ele estiver gostando, é provável que ele ofereça outras partes do corpo para receber suas carícias.

Ombros

Os ombros são outras das áreas onde os cachorros gostam de carinho. Se você estiver fazendo uma sessão completa de carinho nele, faças pausas esporádicas para saber se ele ele quer que você continue ou se já foi o suficiente.

Peitoral

Coçar e massagear o peitoral de um cão pode ser muito relaxante para ele, principalmente se ele estiver deitado e vulnerável - demonstrando que confia em você. Já, para outros, pode ser algo estressante. O peitoral é justamente a parte que fica em maior contato com a gente quando o abraçamos. Mas há muitos cães que não gostam de ser abraçados, tema deste outro artigo do PeritoAnimal.

Costas

As costas são outro dos locais onde os cachorros gostam de carinho também porque não conseguem se tocar aí. Massajear e coçar quase sempre é melhor que dar pequenas batidinhas sem força nesta região, por isso é bom descobrir como o peludo prefere o carinho aí.

Barriga

A barriga é uma das áreas mais sensíveis do cachorro. Se ele deita e a expõe essa parte do corpo, é porque ele confia em você e provavelmente ele quer receber carinho aí. Neste outro artigo respondemos à pergunta: por que meu cachorro fica de barriga pra cima?

Como acostumar o cachorro com o manuseio

Além de tocar o cachorro para dar muito carinho a ele, durante toda a sua vida precisaremos tocá-lo por outros motivos: para verificar seu pelo, buscar possíveis parasitas como pulgas e carrapatos, averiguar se há feridas, para dar banho neles, para levá-los ao veterinário, etc.

Por estes motivos, é muito importante ensiná-lo a ser receptivo ao manuseio durante o período de socialização do cachorro filhote. Para isso, você pode começar a acostumá-lo manuseando suas patas, orelhas e dentes, por exemplo, muito suavemente e com pouca tensão. Utilize petiscos, fale tranquilamente com ele e sempre trabalhe com o reforço positivo, para que ele associe esses momentos de manuseio com algo bom para ele. É importante pedir que outras pessoas, como algum familiar ou amigo, também o faça. Assim, ele aceitará bem o manuseio durante toda a sua vida, seja feito por veterinários ou outras pessoas.

Se você tiver adotado um cachorro adulto que não é receptivo ao manuseio, o processo será o mesmo, mas se o peludo tiver algum trauma, você terá que ter paciência até ele se acostumar.

Agora que você já sabe onde os cachorros gostam de carinho, não perca o vídeo a seguir em que destacamos 5 benefícios de fazer carinho no cachorro:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Onde os cachorros gostam de carinho?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • AKC. Why Does My Dog Duck When I Pat Him on the Head?. Disponível em: <https://www.akc.org/expert-advice/training/head-pat-duck/>. Acesso em 8 de setembro de 2022.
  • AKC. Handling Vs. Petting – How to Make Sure Your Dog Enjoys Both. Disponível em: <https://www.akc.org/canine-partners/handling-vs-petting-how-to-make-sure-your-dog-enjoys-both/>. Acesso em 8 de setembro de 2022.
  • Daily Paws. The Expert Guide on How to Properly Pet a Dog. Disponível em: <https://www.dailypaws.com/dogs-puppies/dog-behavior/dog-psychology/where-do-dogs-like-to-be-pet>. Acesso em 8 de setembro de 2022.
  • SCHNEIDER, Karoline. ¿Por qué a los perros les gusta que les rasquen la barriga?. Disponível em: <https://www.expertoanimal.com/por-que-a-los-perros-les-gusta-que-les-rasquen-la-barriga-25331.html>. Acesso em 8 de setembro de 2022.
  • EstilistaPet Channel. Onde o cachorro gosta de carinho? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=80t4tso6JM0>. Acesso em 8 de setembro de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Onde os cachorros gostam de carinho?