menu
Partilhar

Cachorros sentem ciúmes?

 
Cachorros sentem ciúmes?

Ver fichas de  Cachorros

Quando um cachorro se sente ameaçado pela atenção ou afeto que seu tutor dá a outro animal ou pessoa, pode apresentar comportamentos que indicam ciúmes, como rosnar, latir, tentar separar o tutor do objeto de ciúmes ou até mesmo urinar em locais inadequados.

Por isso, talvez você já tenha se perguntado se, de fato, os cachorros sentem ciúmes. Essa é a dúvida que abordamos neste artigo do PeritoAnimal. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Os cachorros sentem amor?

Cachorros sentem ciúmes?

Os cães são capazes de sonhar durante as fases de sono profundo e também possuem uma determinada estrutura de pensamento, então, por que eles não sentiriam as emoções que consideramos exclusivas dos seres humanos?

Nossos caninos não só são capazes de mostrar empatia pelo que sentimos, mas também possuem emoções que podemos reconhecer em nós mesmos, como por exemplo:

  • Choro;
  • Tristeza;
  • Alegria;
  • Inquietação;
  • Ciúmes.

Sim, os cachorros também sentem ciúmes como resultado de uma estrutura social complexa e acredita-se que esses ciúmes desempenham uma função importante: preservar o relacionamento que eles têm com seu tutor. Estudos indicam que os cães podem sentir ciúmes em situações em que percebem que estão competindo por recursos, como a atenção do tutor. É importante lembrar que os cães não pensam como os humanos e suas emoções não são exatamente iguais às nossas. Portanto, quando falamos em ciúmes, estamos nos referindo a um comportamento que pode ter motivações diferentes do que as nossas.

Ainda assim, é importante ressaltar que nem todos os cães apresentam comportamentos de ciúmes. O temperamento e personalidade de cada animal pode influenciar na maneira como ele reage a determinadas situações. Além disso, o adestramento e a educação oferecida pelos tutores também podem influenciar na forma como o cachorro lida com suas emoções e comportamentos.

Em resumo, é possível que um cachorro sinta ciúmes, mas isso não significa que todos os cães vão apresentar esse comportamento. Para evitar esse tipo de situação, é importante oferecer atenção e carinho equilibrados para todos os animais e pessoas que convivem com o cachorro, além de investir em adestramento e educação para que o animal aprenda a lidar de forma saudável com suas emoções.

Cachorros sentem ciúmes? - Cachorros sentem ciúmes?

Há comprovocação científica de que os cachorros sentem ciúmes?

Diferentes estudos realizados comprovam a existência dos ciúmes em cães. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de San Diego, liderada pela psicóloga Christine Harris, por exemplo, foi encarregada de realizar um estudo com o objetivo de determinar se os cães eram capazes de sentir ciúmes, e os resultados foram surpreendentes.

O comportamento de 36 cães de diferentes raças foi estudado. Quando seus tutores interagiam com objetos diferentes, como livros infantis tridimensionais, os cães pareciam indiferentes. No entanto, quando interagiam com pelúcias que em formato de cachorro, o mecanismo do ciúme entrava em ação e alguns animais de estimação até tentavam romper a conexão entre seu tutor e o que consideravam um "rival" canino.

Como os cachorros demonstram ciúmes?

Quando um cão está com ciúmes, as mudanças de comportamento são muito evidentes e surpreendentes, e podem ser observadas da seguinte forma:

  • Latidos e rosnados;
  • Movimento agitado da cauda;
  • Mecanismos para se colocar entre a pessoa amada e aquele considerado como rival;
  • Ansiedade e inquietação.

Esse comportamento mostra que os cães temem perder a atenção de seu tutor e serem colocados em segundo ou terceiro plano. Por isso, eles fazem de tudo para afastar seu oponente. No experimento, além dos latidos, era muito comum que os cães estudados empurrassem o cão de pelúcia e se colocassem entre ele e o tutor.

Cachorros sentem ciúmes? - Como os cachorros demonstram ciúmes?

O que provoca ciúmes em cães?

Embora o estudo tenha se concentrado no comportamento do cão diante de um oponente canino, se você compartilha sua vida com um animal de estimação dessas características, irá sabwer que ele pode sentir ciúmes em qualquer situação em que não receba toda a sua atenção, como por exemplo:

  • Convivência com outro cão;
  • Convivência com outro animal de estimação;
  • Demonstrações de afeto com o parceiro;
  • Demonstrações de afeto com os filhos;
  • A chegada de um bebê.

Se o seu cão sentir que você está desviando sua atenção e suas demonstrações de afeto para um terceiro, ele irá sentir ciúmes e acreditará que é necessário proteger a relação que tem com você.

Cachorros sentem ciúmes? - O que provoca ciúmes em cães?

Como prevenir os ciúmes dos cachorros

Prevenir que um cachorro fique com ciúmes também ajudará a prevenir possíveis alterações em seu comportamento e, assim, desfrutar de uma convivência mais harmoniosa. Portanto, você pode encontrar grande utilidade nos conselhos a seguir:

  • Não trate o seu cachorro como se fosse uma criança;
  • Socialize o seu animal de estimação desde cedo;
  • Eduque o cachorro adequadamente, estabelecendo limites claros;
  • Elimine comportamentos agressivos e possessivos desde filhote.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorros sentem ciúmes?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Cachorros sentem ciúmes?
1 de 4
Cachorros sentem ciúmes?

Voltar ao topo da página