Partilhar

Apresentar o bebê para o seu cachorro corretamente

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 11 agosto 2016
Apresentar o bebê para o seu cachorro corretamente

Ver fichas de  Cachorros

Saber como apresentar o bebê ao cachorro corretamente é muito importante para qualquer pessoa que vá ser mãe ou pai, pois apesar de conhecer bem a personalidade do seu pet, sabemos que podem ser um pouco imprevisíveis. Especialmente se existir algo de novo pelo meio.

Todos os membros da família vão sofrer mudanças perante a chegada do bebê, falamos de horários, rotinas ou percepções e da mesma forma que pode afetar as pessoas que vivem na casa, todos os animais da casa também vão sentir isso, incluindo o seu cachorro.

À partida, se tiver conseguido educar o seu cachorro e tiver confiança nele pode estar tranquilo. Mas, ainda assim, leia este artigo do PeritoAnimal no qual lhe vamos dar algumas dicas para saber como apresentar o bebê ao seu cachorro corretamente.

Também lhe pode interessar: Por que os cachorros cuidam dos bebés?

Antes da chegada do bebê prepare o seu cão

Para evitar imprevistos, é muito importante que tenha tudo sob controle com antecedência. Para isso, precisamos de preparar o nosso cachorro antes de acontecer a apresentação cão-bebê.

O essencial é centrar-se em dois pilares: a educação ou disciplina e a correta associação. A primeira nos dará a segurança no nosso cachorro ao saber que nos obedece e responde às nossas ordens em qualquer circunstância, enquanto que a segunda ensinará ao cachorro tudo o que é bom na chegada do bebê. Mas não podemos mudar o chip do cachorro da noite para o dia, por isso é importante fazer tudo com antecedência. Saiba mais sobre estes dois pilares de seguida.

Apresentar o bebê para o seu cachorro corretamente - Antes da chegada do bebê prepare o seu cão

Eduque o seu cão para confiar mais nele

Pode ser que o seu cachorro tenha adquirido maus hábitos ou não, tudo depende de cada caso, embora o normal é que todos os cachorros tenham alguns comportamentos a melhorar, embora muitas vezes não sejam especialmente problemáticas. Às vezes o cachorro faz um pouco o que quer.

Se o seu cachorro é dos que se comportam muito bem, será suficiente trabalhar diariamente as ordens de obediência. Vai deixá-lo confortável saber que o seu cachorro ouve o que diz e que segue as suas indicações. No entanto, se o seu cachorro tem algum problema grave de comportamento ou acredita que não vai conseguir controlar bem a situação é fundamental consultar um educador canino. Ao início nenhum pai deixa o seu bebê recém nascido sem a devida supervisão, mas tudo pode acontecer. Por isso, é essencial estar preparado.

O que vai ajudar a evitar esta imprevisibilidade? O fato de ter oferecido uma educação, ainda que seja básica, ao seu cachorro. Não se esqueça que o uso do castigo ou da força física são totalmente proibidos. Deve educar o seu cachorro com o reforço positivo se quiser que ele tenha uma atitude positiva com o bebê e com qualquer pessoa.

Apresentar o bebê para o seu cachorro corretamente - Eduque o seu cão para confiar mais nele

Prepare uma associação positiva

Tal como tentamos associar os passeios de carro ou as consultar veterinárias com coisas positivas, com o pequeno bebê também devemos associar a sua presença com fatores agradáveis para o seu cachorro. Assim, antes da chegada do bebê prepare a casa com as suas coisas: roupa, cremes, loções, fraldas... Além disso, deverá seguir estes conselhos que o vão ajudar a entender a nova situação:

  • Sempre que entrar no cômodo do bebê, permita-lhe cheirar, o fato de cheirar ajuda-o a relaxar e ajuda-o a conhecer e a relacionar estímulos, é uma atitude positivo. Premei-o sempre que o fizer com snacks ou com palavras amáveis.
  • Pratique ordens de adestramento no cômodo do bebê para relacionar esse lugar com a obediência e o reforço positivo. Nunca o castigue ou faça sair do lugar com palavras más.
  • Não tenha uma atitude alterada, tente transmitir ao seu cachorro tranquilidade a todo o momento, especialmente no cômodo do bebê. O seu caráter vai influenciar totalmente o seu cachorro, tenha isso em conta.
Apresentar o bebê para o seu cachorro corretamente - Prepare uma associação positiva

Uma apresentação calma e positiva

Nos primeiros dias é totalmente compreensível que não permita um contato direto entre o cachorro e o bebê, no entanto é muito importante fazê-lo participar na situação seja permitindo que os acompanhe e observe a todo o momento.

Deve certificar-se de que não existe hostilidade relacionada com o bebê, por isso não o repreenda em momento algum. Peça ao seu parceiro que o ajude sempre que for preciso mas utilizando sempre o reforço positivo.

Deve apresentar o bebê e o cachorro num momento de tranquilidade e calma total. Tente que não existam outros estímulos pelo meio, apenas o bebê, o cachorro e o seu sorriso. No princípio será ideal deixá-lo cheirar um pouco os seus pezinhos, nunca nada demasiado direto. Peça ao seu parceiro que o acompanhe a todo o momento para tornar o momento ainda mais especial.

Pense que o cachorro pode não ter visto ainda outros bebê e não sabe o que é este pequeno animal. No entanto, é habitual que os cachorros entendam e simpatizem. Se transmitir ao seu cachorro confiança e segurança, ele vai entender e respeitar o recém chegado.

Pouco a pouco irá observando como é a reação do seu cachorro e até que ponto pode permitir que se aproximem um do outro. E se suspeitar que o seu cachorro pode estar com ciúmes do seu bebê, deve consultar o quanto antes um etólogo ou educador canino.

Apresentar o bebê para o seu cachorro corretamente - Uma apresentação calma e positiva

E depois...

Tente melhor sempre a relação como lhe explicamos, com o reforço positivo, a alegria e a medicação apropriada dos limites que deve colocar entre ambos. Você é a pessoa que conhece melhor ambos os membros da família, por isso pouco a pouco irá descobrindo como agir e trabalhar com eles.

Agora tem um grande trabalho pela frente, continuar desfrutando de uma família feliz.

Apresentar o bebê para o seu cachorro corretamente - E depois...

Se deseja ler mais artigos parecidos a Apresentar o bebê para o seu cachorro corretamente, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Apresentar o bebê para o seu cachorro corretamente

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Apresentar o bebê para o seu cachorro corretamente
1 de 6
Apresentar o bebê para o seu cachorro corretamente

Voltar ao topo da página