Curiosidades do mundo animal

Porque meu cachorro me segue por toda parte

Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. Atualizado: 22 junho 2023
Porque meu cachorro me segue por toda parte
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Depois de adotar um cachorro e, principalmente se nunca tiver tido um antes, pode perceber rapidamente que o animal não deixa de nos seguir por onde vamos. E pode ser que esta situação o incomode ou que esteja apenas procurando uma resposta para o seu comportamento.

No PeritoAnimal vamos lhe contar todos os motivos e causas que dão origem a este comportamento no cachorro, por isso continue lendo este artigo que dá resposta à pergunta por que meu cachorro me segue por toda parte.

Índice

  1. O cachorro e a sua matilha
  2. Meu cachorro me segue por toda parte
  3. Ansiedade por separação

O cachorro e a sua matilha

Os cachorros têm um comportamento social inato dentro da matilha pelo que costumam organizar-se em uma hierarquia invisível que nem sempre se mede pela força como alguns acreditam. A hierarquia e a posição de alfa determina a sobrevivência do grupo.

Todas aquelas pessoas que têm mais de um cachorro poderão observar que come sempre a mesma coisa primeiro, também parece que tem prioridade sobre os brinquedos, uma determinada cama, etc. O cachorro alfa da matilha é quem proporciona alimento ou permite determinadas ações ao resto do grupo, transmite-lhes conhecimentos. É por este motivo que os seus congêneres não o seguem por ser o mais forte ou o maior, mas sim por que sabem que sob as suas ordens a sua capacidade de sobrevivência aumenta. Juntos são mais fortes.

É por este motivo que os cachorros costumam seguir quem lhes proporciona as comodidades e os privilégios dentro e fora de casa. Além disso, é importante referir que um cachorro não seguirá um líder apenas por tudo aquilo que lhe dará, a nível de comida ou objetos como brinquedos, mas também por todo o amor e carinho que lhe proporcionar.

"Um cão é a única coisa na terra que o ama mais do que ama a si mesmo."

Porque meu cachorro me segue por toda parte - O cachorro e a sua matilha

Meu cachorro me segue por toda parte

Se decidiu adotar um cachorro ou um cão de um abrigo animal já adulto, é normal que veja este comportamento de forma exagerada. Deve se perguntar se esta atitude o incomoda ou não, e o mais importante, se é fruto de algum problema. Muitos donos sentem-se bem ao sentir o apoio do cachorro atrás de si, outros pelo contrário não aceitam esta silenciosa companhia do animal de estimação.

Siga estes conselhos para evitar que o seu cachorro o siga sempre:

  • Para começar, o seu cachorro deve aprender duas ordens básicas: que são sentar-se e ficar quieto. Aprender todo o tipo de ordens básicas para cachorros é fundamental para que entendam o que espera dele.
  • Utilize sempre o reforço positivo no adestramento destas ordens oferecendo-lhe guloseimas para cachorro. Deverá ter paciência e ser constante. Lembre-se que um cachorro estimulado mentalmente será um cachorro mais saudável e feliz. Por este motivo, além de lhe ensinar ordens básicas imprescindíveis para a sua rotina diária, estará gerando mais confiança e pouco a pouco observará uma diminuição da atitude dependente. Premei-o sempre que merecer e tiver feito um bom trabalho.
  • Aceite a sua companhia. Lembre-se que o cachorro é um animal social. Deixe de brincar com ele se o machucar ou se estiver cansado, mas não evite relacionar-se com ele. Ensine-lhe ordens e truques e felicite-o se brincar com outros animais de estimação. É muito importante que se sinta socializado e feliz.
  • Pode tentar minimizar a dependência de si adotando um cachorro em um abrigo.

Lembre-se sempre que a atitude natural do cachorro é a convivência em grupo. Embora existam cachorros mais distantes e outros que se mostrem mais apegados, todos precisam de se relacionar e desfrutar da companhia junto de outros humanos e cachorros.

Porque meu cachorro me segue por toda parte - Meu cachorro me segue por toda parte

Ansiedade por separação

Mas além da nossa atitude favorável ou desfavorável, existe outro fator que influencia neste comportamento e que é muito importante ser tratado: a ansiedade por separação. Se não se tratar, a ansiedade por separação gera no seu cachorro uma personalidade insegura, desconfiada e medrosa.

Algumas causas da ansiedade por separação são:

  • Passar muito tempo fora de casa: É a principal causa da ansiedade por separação. O cachorro costuma se sentir abandonado, sozinho e triste e as consequências costumam ser uma casa inteira feita em pedaços ou latidos constantes.
  • Dormir no mesmo cômodo e de repente se separarem: Compartilhar quarto gera uma dependência, que você pode considerar adorável. Mas se você ainda não adotou um cachorro deverá decidir o que fazer a este respeito. O que nunca deverá fazer é que, uma vez que o cachorro esteja habituado a dormir junto a si depois de muito tempo, o separe, pois isso vai causar ansiedade e tristeza no seu animal de estimação.
  • Mudança de rotina ou casa: Embora não acredite que os cachorros agradecem uma rotina no seu dia a dia: passeios, comida, brincadeira... Após uma mudança importante o cachorro pode se sentir desamparado o que pode levar a uma situação de ansiedade conosco.
  • Outros motivos: O seu cachorro também pode desenvolver ansiedade por separação perante a falta de exercício, por sofrer um trauma, perante uma situação de estresse grave e inclusive pela separação ou morte de um membro do seu núcleo.

A ansiedade por separação pode se tratada com o uso do kong, embora a principal recomendação perante um caso grave seria recorrer a um especialista etólogo ou educador canino.

Porque meu cachorro me segue por toda parte - Ansiedade por separação

E agora que você já sabe porque o cachorro te segue em toda parte, não perca o vídeo a seguir que fizemos sobre este assunto:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque meu cachorro me segue por toda parte, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
sol
Adotei uma cachorrinha de 2 meses a pouco tempo, e ela me segue por TODA parte, se eu ficar em outro cômodo ela chora e late, como ensino ela a parar de me seguir pela casa?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Sol. Tudo bem? Você pode tentar trabalhar com reforço positivo para que ele não te siga por todos os lados. Por exemplo, dando algum petisco a ele para ficar em um cômodo enquanto você fica em outro, com a porta fechada. E se ele voltar a latir, recomendamos que leia este outro artigo com conselhos de como fazer o cachorro parar de latir:
https://www.peritoanimal.com.br/como-fazer-o-cachorro-parar-de-latir-22476.html.
Se isso não funcionar, recomendamos que procure um etólogo ou um educador canino.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Aline Andrade
Olá! Eu adotei um cachorrinho adulto de um abrigo e ele me segue por toda parte. Não me incomoda, mas me preocupo pelo fato de ficar muito tempo no quarto por causa do meu trabalho já que sou escritora. Fico preocupada porque se eu ficar muito tempo lá dentro ele também fica, deitado, quietinho dormindo e não se interessa em comer ou beber água. Esse é o meu único problema, a saúde do meu pet.
A sua avaliação:
Leticia
Olá tenho uma cadela porte médio faz 2 anos que adotei ela, mas tem uma coisa que eu gostaria de entender o PQ dela me seguir em todos os lugares que eu vou mas todos mesmo, quando ela percebe que eu não estou em casa ela vai lá e vai atras de mim, seja no mercado, ate mesmo quando eu saio, na parada de onibus, sai correndo atrás do carro até eu parar, me acompanha até o trabalho e fica na portaria até o horário de eu soltar, até mesmo no hospital tomando soro, quando estava doente pronta pra cair no chão e desmaiar ela chegou em menos de minutos correndo e pulou em mim pra eu não cair, resumindo ela vai em todos lugares comigo que possa imaginar, mesmo Ela não vendo eu sair, ela da um jeito de ir até onde eu estou..... OQ QUER DIZER ISSO
A sua avaliação:
Tania fernandes
Meu cão bloqueia a porta e não me deixa sair de casa
Alessandra
Adotei meu caozinho (shitzu) de 5 anos que sofreu alguns maus tratos. Ele é super obediente. Ele vivia em apartamento com a ex dona, mas minha casa tem um grande quintal, achei que ele fosse vibrar como ele faz na rua, porem ele só passeia no quintal quando estou junto dele, foi decepcionante. Percebi tbm que ele só anda em chão limpo (sem grama ou acimentado) e não pode estar molhado. Alem disso, ele não tira os olhos de mim, é exagerado e eu sinto que ele sofre por medo. Ele não gosta de homens e pondera os carinhos. Ele é incrível mas gostaria que ele fosse mais saudável, pode me ajudar?
Luísa Savala
Oi Alessandra! É normal que no início o seu cachorrinho apresente determinados comportamentos pois está em fase de adaptação. É muito importante que você tenha paciência e seja constante na educação. De qualquer forma, temos um artigo com os 15 cuidados com cachorro que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/15-cuidados-com-cachorro-22968.html
Contudo, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
A sua avaliação:
ELIZANGELA
OLA
TENHO 4 CACHORROS NA REALIDADE 4 ANJINHOS DE PATAS POIS OS AMO MUITO. TODOS OS 4 Á HORA QUE EU CHEGO FICAM PULANDO EM MIM E AONDE EU VOU ELES VAO ATRAS E FICAM PULANDO E PULANDO , ISSO QUER DIZER QUE ELES ME AMA TAMBEM?
Luana Yasmin
Passei três dias fora, minha cachorrinha ficou em casa com os demais 6 pessoas, porém, o apego maior e comigo, ficou sem comer direito, deitada pelos cantos escondidos e quando voltei, me segue o tempo todo pela casa, será que causei algum mal a ela?
José Geraldo de Rezende
Boa tarde! Gostaria de fazer a seguinte pergunta. Temos aqui em casa uma femea da raça shith zu que fica querendo apenas a minha esposa, seguindo ela para todos os cantos da casa apesar de eu e minha filha ficarmos chamando ou cuidando dela. Porque ela tem essa "obcessão" pela minha esposa? Rsrs!
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi José! Às vezes é normal os cachorros adotarem esse tipo de comportamento com alguém da família, pois pode ser alguém que lhe proporciona mais cuidados, como comida, passeios, carícias. Mas isso não significa que ela não gosta também de vocês. Obrigada pelo comentário!
1 de 4
Porque meu cachorro me segue por toda parte