menu
Partilhar

Meu cachorro me lambe muito - Por que e o que fazer?

 
Por Ricardo Luis Bruno Cazeaux, Veterinário e etólogo. 16 dezembro 2020
Meu cachorro me lambe muito - Por que e o que fazer?

Ver fichas de  Cachorros

Não há dúvida de que quando um cachorro te lambe é porque sente um grande afeto por você. Sabendo que lambem como uma demonstração de grande apego, excelente vínculo afetivo e de respeito, é hora de entender esse ato do ponto de vista clínico e etológico.

Se seu cachorro também te lambe em excesso, continue lendo este artigo do PeritoAnimal, em que explicaremos por que meu cachorro me lambe muito e o que fazer. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Por que meu cachorro lambe minhas mãos?

Por que cachorro lambe? - Origem do comportamento

A origem que explica por que o cachorro lambe é atávico, ou seja, está relacionada com a descendência e é passado por várias gerações. Assim, tem suas origens inatas no comportamento dos lobos, especificamente no comportamento dos filhotes de lobos. Uma das principais características dos lobos, e que foi transmitida para seus descentes caninos, está relacionada com a caça.

Os lobos geralmente saem em grupo para caçar, chegando a percorrer longas distâncias, afastando-se da toca onde os filhotes do grupo estão abrigados. Quando o grupo tem uma caçada bem-sucedida, os animais comem rápido e vorazmente tudo o que podem. Isso é possível graças ao seu particular estômago, que atua como uma "bolsa de mercado" interna.

Posteriormente, retornam à toca e, quando os filhotes observam a chegada do grupo provedor, saem da toca com um alto grau de excitação e começam a lamber compulsivamente os focinhos dos adultos caçadores. Essas lambidas incessantes geram no animal estimulam uma determinada área do cérebro, a qual provoca o vômito e a consequente regurgitação da comida engolida anteriormente, e é aí que os filhotes podem comer. É fácil imaginar a rapidez com que esse hábito se fixa no cérebro dos filhotes.

Com o passar do tempo, os cães herdaram esse comportamento dos filhotes de lobos, por isso quando os cães nos lambem, estão nos demonstrando submissão, respeito e afeto. Tudo de maneira instintiva.

Meu cachorro me lambe muito - Por que e o que fazer? - Por que cachorro lambe? - Origem do comportamento

Por que meu cachorro me lambe os pés, as mãos, a boca e o rosto

Embora a origem das lambidas dos cães esteja relacionada com o comportamento dos filhotes de lobos, esse comportamento também pode ser influenciado por outros fatores, como a cumplicidade e a aprovação do seu tutor. Quando uma pessoa gosta de ser lambida por seu cachorro, não apenas aceita esse comportamento, mas o recompensa e reforça, ou pelo menos não o reprime ou inibe. Desse modo, o comportamento é fixado no cérebro do cachorro, por isso continuará a fazê-lo quando adulto.

Quando isso ocorre, às vezes pode levar ao que é conhecido como generalização de um comportamento, no qual, com o passar do tempo, os cachorros deixam de lamber apenas o rosto do seu tutor, passando a lamber também outras partes do seu corpo, como os pés ou as mãos.

Para mais informações, não perca o vídeo abaixo de PeritoAnimal sobre por que meu cachorro me lambe:

Meu cachorro me lambe demais, por que e o que fazer?

Quando um cachorro lambe em excesso, pode ser que não seja uma demonstração de afeto. Essas lambidas também podem ter como pano de fundo a ansiedade.

Mas o que lamber tem a ver com a ansiedade? A resposta é bastante simples, eles fazem isso porque, desse modo, aplacam ou acalmam sua ansiedade. Por esse mesmo motivo, muitos cães, quando estão inquietos ou excitados, também lambem objetos, como mesas, cadeiras ou até mesmo o chão. Esse comportamento de lamber compulsivamente pode ser considerado um homólogo do comportamento humano de roer as unhas (onicofagia) quando alguém está excessivamente nervoso.

Quando a lambida do animal está relacionada com situações de nervosismo, é hora de buscar orientação e ajuda profissional para evitar que a situação leve a um comportamento compulsivo de consequências mais graves, como por exemplo, a perseguição e mordiscar o rabo por parte do cachorro, que pode levar a graves lesões dermatológicas autoinfligidas.

Se a causa desse comportamento é a ansiedade, uma possível solução seria optar por feromonas, como lhe contamos neste artigo sobre feromônio para cães com ansiedade - é efetivo?

Meu cachorro me lambe muito - Por que e o que fazer? - Meu cachorro me lambe demais, por que e o que fazer?

Como evitar que meu cachorro me lamba?

Se você não quer que seu cachorro o lamba, as melhores maneiras de evitar essa prática são as seguintes:

  • Não o recompense: uma boa dica para evitar esse comportamento é não recompensar o filhote quando fizer isso nas primeiras vezes. Só esse fato fará com que o cachorrinho não se acostume a fazê-lo quando tiver oportunidade.
  • Desvie sua atenção: se ele já está acostumado a lamber, a melhor forma de evitar que seu cachorro te lamba não é repreendendo-o ou castigando-o, mas desviando sua atenção para outra situação, como por exemplo, um jogo.
  • Não facilite: se o cachorro está acostumado a lamber seu rosto, o melhor é não o aproximar da boca quando estiver interagindo com ele.
  • Atividades saudáveis: desfrutar com seu cão de atividades que não envolvam um contato físico muito próximo, como por exemplo, sair para caminhar ou correr, fará com que seu peludo se acostume a essas atividades e, consequentemente, pare de lamber você.

Para mais informações sobre como educar corretamente seu cão, recomendamos que você leia este outro artigo sobre conselhos para educar cachorros.

Deixar meu cachorro me lamber - Sim ou não?

Depois de entender por que cachorro lambe, e por que meu cachorro me lambe, finalmente, uma questão importante a ser abordada é o de permitir ou não que um cão lamba o rosto, mãos ou pés de uma pessoa. Do ponto de vista social, se está errado ou não, ninguém tem o poder de decidir o que é certo ou errado com relação à esta questão. Cada um tem a liberdade de decidir como se relacionar com seu animal de estimação.

Do ponto de vista sanitário e higiênico, isso é outra história. A boca dos animais de qualquer espécie é um lugar onde abundam uma grande quantidade e variedade de micróbios. A boca dos cães não é exceção e, portanto, é uma fonte provável de infecção. Isso não significa que a pessoa se contagie, mas existe a possibilidade de isso acontecer. As pessoas que, por algum motivo, são imunossuprimidas, não deveriam ter esse tipo de contato físico com seu animal de estimação. Deve-se tomar muito cuidado também com as crianças pequenas e com as pessoas idosas.

Evitar que um cachorro adquira o costume de “beijar” é tão simples quanto não permitir que ele o faça quando tenta fazer pelas primeiras vezes, geralmente quando é um filhote.

Em resumo, o problema são os excessos. Que nosso cachorro nos dê um “beijo” de vez em quando em uma determinada situação de alegria, afeto e bem-estar, é uma coisa, mas que nosso cachorro fique nos “beijando” o dia todo e por qualquer motivo, é outra muito diferente.

Agora que você já sabe por que o cachorro lambe a gente, que tal ler este artigo que explica por que meu cachorro lambe a urina de outros cachorros?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro me lambe muito - Por que e o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Bibliografia
  • CVETS - Columbia Veterinary Emergency Trauma and Speciality. 5 reasons why dogs like to lick you and themselves. Disponível em: <https://cvets.net/5-reasons-why-dogs-like-to-lick-you-and-themselves/>. Acesso em 11 de dezembro de 2020.
  • AMERICAN KENNEL CLUB. Why Is My Dog Licking Me? Disponível em: <https://www.akc.org/expert-advice/advice/why-is-my-dog-licking-me/>. Acesso em 11 de dezembro de 2020.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Meu cachorro me lambe muito - Por que e o que fazer?
1 de 3
Meu cachorro me lambe muito - Por que e o que fazer?

Voltar ao topo da página