PARTILHAR

Como calcular a idade humana de um cão

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 9 maio 2023
Como calcular a idade humana de um cão
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Até agora acreditávamos no falso mito de que um ano canino equivalia a 7 anos de vida humana, esta equivalência já foi complemente desmentida e existem outros valores que nos permitem defini-la melhor, uma vez que o desenvolvimento fisiológico de um cachorro não é sempre constante nem equiparável ao de um ser humano.

No PeritoAnimal queremos ajudá-lo a calcular a idade humana do seu cão, no entanto é bom lembrar que o que importa não é a idade, mas sim como se encontra de saúde. Talvez um Boxer de 12 anos (ultrapassando a sua expectativa de vida) se encontre muito bem ao lado de um Bichon Maltês de 7 anos (quando se considera que este ainda é um adulto). Informe-se sobre tudo isto de seguida.

Também lhe pode interessar: Como calcular a idade humana dos gatos

Filhotes de cachorros e jovens

Um filhote encontra-se na idade do descobrimento do ambiente assim como de descanso. Para que o nosso cachorro jovem se desenvolva corretamente deve estar saudável e receber todos os cuidados necessários.

No entanto, no que se refere à idade não são assim tão pequenos como possamos pensar, podemos relacionar um filhote de cachorro de 3 meses com uma criança de 3 anos humanos e um de 6 meses seria comparável a uma criança de 10 anos.

No momento em que cumprem os 12 meses de vida já podemos afirmar que a sua idade equivale a 20 anos humanos. No final da sua etapa jovem podemos afirmar que quando um cachorro tem 2 anos a equivalência humana é de 24 anos.

Este é, sem dúvida, o período de idade no qual o cachorro se encontra na sua melhor forma e esplendor. Cuidar dele e desfrutar com ele são as melhores opções para ter um cão feliz.

Como calcular a idade humana de um cão - Filhotes de cachorros e jovens

Idade adulta do cachorro

Já vimos as equivalências da idade canina e humana até aos 2 anos de vida do cão.

A partir dos 2 anos de idade, cada ano equivale a 4 anos humanos. Desta forma, um cachorro de 6 anos teria cerca de 40 anos humanos.

Nesta fase pode começar já a notar alguns sinais próprios da maturidade, como por exemplo a serenidade ou alguns problemas nos dentes, mas não se preocupe, um cão bem cuidado continuará tendo uma qualidade de vida perfeita por muito tempo.

Continue desfrutando com ele fazendo exercício e ensinando-lhe diversos truques, e é muito importante ir com ele ao veterinário de forma regular e, especialmente se o seu cachorro for de raça grande ou tiver predisposição a adquirir alguma doença genética.

Como calcular a idade humana de um cão - Idade adulta do cachorro

Velhice

Apesar do cálculo da idade não mudar dependendo da raça, a etapa do envelhecimento e a expetativa de vida podem ser muito diferentes consoante a raça de cão.

Alguns cachorros grandes podem chegar a viver até 12 ou 13 anos, por isso, quando um cachorro de raça grande já tiver alcançado os 9 anos podemos falar de um cachorro que se encontra na velhice. Se, além de ser uma raça grande se tratar também de uma raça pura sem cruzamentos, a expectativa de vida pode ser um pouco mais reduzida.

Em contrapartida, os cachorros de tamanho pequeno e que procedam de várias raças podem chegar a viver cerca de 16 anos e inclusive mais, dependendo do cuidado, da alimentação e da qualidade de vida que tiverem.

Lembre-se que há algo mais importante do que calcular a idade do seu cachorro em anos humanos: desfrutar de todas as suas etapas, para isso é fundamental que cuide dele adequadamente dia após dia.

Como calcular a idade humana de um cão - Velhice

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como calcular a idade humana de um cão, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Oswaldo
Amei o artigo, e sempre fiquei curioso em saber a idade humana do meu gato! Tando é que perguntei na veterinária do meu gato, ela não soube responder!
Acabei enviando o site para ela, e amamos o Perito Animal!
Tu és realmente peritos!
Gragto
A sua avaliação:
José Jakson Cardoso
Meu Cão Border Collie têm 6 anos, como cuidar melhor?
A sua avaliação:
Cláudia vital
Tenho um poodol de 10 anos ele está com alergia já levamos em vários veterinários já fizemos de tudo mas ela sempre volta mais forte e da lhe banho 2 vezes por semana com shampo que o veterinário mandou fato (ele não gosta de banho). Fica ansioso e sinto ele de um tempo pra cá triste com esses tratamentos .Pergunta posso dar um ansiolitico natural tipo maracujina pra ele não sofrer tanto com os banhos já que ele não gosta? Obrigada há o nome dele é Bil
A sua avaliação:
baruc moreira
QUERIA QUE CALCULASSEM A IDADE DO MEU MENINO QUE VAI FAZER 5 ANINHOS DIA 10 DE OUTUBRO
A sua avaliação:
Andréa
Meu tenho um poodle que está com 20 anos,qual seria a idade dele como humano?
emily
é só vc mutiplicar 20 x 7=seu cachorro tem 140 anos
A sua avaliação:
chris
quanto é 400 anos caninos?
A sua avaliação:
Bianca
Quero saber co.o calcula a idade do nosso cachorro
emily
Faz a idade dele vezes 7
A sua avaliação:
Victória
Olá boa tarde!
Gostaria de saber como calcular a idade humana de um cão!
Por exemplo: O meu tem 13 anos!
Como faço pra calcular????
Amanda
Ora, conforme a tabela, ele tem 68 anos
emily
só fazer a idade dele (a) vezes 7
Amgelica
Meu cachorro deve de ter dois meses já posso castra ele
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Angelica! Ainda é cedo para fazer a castração. De qualquer forma, quando estiver na consulta de vacinação do seu cachorro, questione o seu médico veterinário sobre a melhor altura para marcarem a castração. Neste artigo falamos sobre essa matéria: https://www.peritoanimal.com.br/qual-a-melhor-idade-para-castrar-um-cao-machos-e-femeas-21634.html
Como calcular a idade humana de um cão
1 de 4
Como calcular a idade humana de um cão

Voltar ao topo da página ↑