Partilhar

Como saber qual a raça do meu gato?

 
Por Anne Caroline Gonçalves, Jornalista. Atualizado: 15 outubro 2018
Como saber qual a raça do meu gato?

Ver fichas de  Gatos

Se você é uma dessas pessoas apaixonadas por gatos, já deve ter notado que a maioria das famílias que levam um felino para casa costumam pegá-lo na rua ou em abrigos. Existe uma variedade de gatos que são abandonados logo que nascem e, por isso, adotar um animalzinho nessa situação é um ato muito nobre e cheio de amor. Isso tem feito com que cada vez mais se opte pela adoção e não pela compra na hora de escolher um novo amigo.

Depois de algum tempo com o seu bichano, quando ele já está adulto e começa a assumir as características físicas que carregará pelo resto da vida, pode ser que você comece a se perguntar sobre a origem do seu companheiro. É normal termos curiosidade com relação a raça de um animal ou querer conhecer as diferenças entre os grupos existentes para não os confundir.

Caso você tenha essa curiosidade, continue lendo este artigo do PeritoAnimal para descobrir como saber qual a raça do seu gato.

Também lhe pode interessar: Qual a melhor focinheira para o meu cachorro?

As características físicas do gato

Muitas vezes, quando adotamos um gato em centro de adoções ou os pegamos na rua para cuidar, não conhecemos muito sobre o seu passado e, por isso, se torna difícil saber com clareza qual é a sua raça.

Conversar com o veterinário é sempre uma boa ideia. Ele com certeza conhecerá mais raças de gatos do que você e poderá descobrir algumas pistas sobre a origem do seu bichano a partir das características físicas. A maioria dos felinos domésticos descende do Mau Egípcio e é bem provável que o seu amiguinho seja uma mistura dessa raça com alguma outra, por isso, tenha paciência.

Se você não sabe dizer de cara qual a raça do seu gato, olhe bem para os seus traços e para a sua fisionomia, reparando nos seguintes itens:

Formato das orelhas

Preste atenção ao comprimento e ao formato das orelhinhas do seu felino. Quando elas são grandes e apresentam traços alongados, é mais provável que seu gatinho seja de alguma raça oriental. Orelhas pequenas, sem caimento e com formato triangular normalmente indicam uma ancestralidade Persa.

Já no caso de orelhas pequenas com fios grossos voltados para dentro, trata-se, muito provavelmente, do Americano de pelo curto.

Tipo de pelagem

O comprimento, a grossura e a coloração do pelo do seu animal também podem ajudar a indicar a sua origem. Os Siameses, por exemplo, costumam ter a pelagem mais curta, com uma textura macia e clara, com tonalidades mais fortes nas extremidades.

Caso o seu bichano não tenha nenhum pelo, provavelmente pertence a raça Sphynx. Agora, se ele for bem peludo e tiver o rabo bem gordinho, é mais possível que se trate de um Persa ou Himalaia.

Algumas raças são separas entre pelo longo e curto, como é o caso do Selkirk Rex e o Kurilean Bobtail, isso também pode ajudar a indicar a origem do seu felino.

Ficar de olho nas cores e nos tipos de manchas do seu gato é outra dica valiosa. Existem alguns padrões, como o Tabby (gatos rajados como tigre em que as cores formam um “m” na testa) ou o Pointed (gatos de pelagem listrada ou rabiscada, nos quais as cores aparecem nas extremidades do corpo, como as patas, focinho ou orelhas) que podem esclarecer muita coisa. O Padrão Pointed é mais comum em raças como o Bengal, por exemplo. Mas, o Tabby, você encontrará mais facilmente no Gato Europeu.

Formato do focinho

Caso o focinho do seu bichano forme a letra “v” invertida e tenha um formato mais achatado, podemos eliminar muitas raças e, provavelmente, se trata de um Persa, ou Himalaia ou um Gato Exótico.

A maioria das raças de gatos tem o formato do focinho mais arredondado, de tamanho médio, como o Gato Europeu. Se esse for o seu caso, podemos eliminar tanto as raças que contenham o formato em “v”, como aquelas que tem o focinho pequeno e triangular, o que é mais comum nas raças orientais.

Depois de observar bem as características físicas do seu felino, procure fotos de bichanos semelhantes a ele nas nossas galerias de imagens de raça aqui no PeritoAnimal, talvez assim acabe notando algum traço específico que lhe passou batido, ajudando no resultado da pesquisa. Também dê uma olhada nos grupos e nas raças de gatos estabelecidos pela FiFe (Fédération Internationale Féline). Listamos um a um para que você possa identificar em qual se encaixa melhor o seu bichano.

Grupo I

A categoria um pertence aos gatos persas e exóticos e tem como característica principal as orelhas pequenas e a pelagem densa. Esses felinos podem ser de tamanho médio ou grande. As raças que compõem essa categoria são:

  1. Sagrado da Birmânia
  2. Gato Persa
  3. Gato Ragdoll
  4. Gato Exótico
  5. Van Turco
Como saber qual a raça do meu gato? - Grupo I

Grupo II

No segundo grupo, encontramos gatos de pelagem semi-longa, costumeiramente acompanhados de cauda grossa. Os bichanos dessa categoria podem ter orelhas grandes ou pequenas, dependendo da raça e, também, podem atingir tamanho grande ou médio.

  1. Curl Americano de pelos compridos
  2. Curl Americano de pelos curtos
  3. LaPerm de pelos compridos
  4. LaPerm de pelos curtos
  5. Maine Coon
  6. Angorá Turco
  7. Gato Siberiano
  8. Gato Neva Masquerade
  9. Gato Norueguês da Floresta
Como saber qual a raça do meu gato? - Grupo II

Grupo III

Os felinos pertencentes ao terceiro grupo tem como características principais os pelos curtos e finos, as orelhas grandes e a estrutura muscular aparente e forte. A cauda pode ser fina ou grossa, além de longa.

  1. Gato Inglês de pelo curto
  2. Gato Inglês de pelo comprido
  3. Bengal
  4. Burmilla
  5. Gato Cymric
  6. Manx
  7. Gato Birmanês
  8. Chartreux
  9. Mau Egípcio
  10. Kurilean Bobtail de pelo longo
  11. Kurilean Bobtail de pelo curto
  12. Gato Europeu
  13. Korat
  14. Gato Ocicat
  15. Gato Singapura
  16. Snowshoe
  17. Gato Sokoke
  18. Selkirk Rex de pelo longo
  19. Selkirk Rex de pelo curto
Como saber qual a raça do meu gato? - Grupo III

Grupo IV

Esta categoria se destina aos gatos siameses e orientais. Algumas destas raças, inclusive, são conhecida por ter uma pelagem tão fina que se confunde com a pele ou nem sequer chegar a tê-los, como o Gato Abissínio ou o Cornish Rex. No entanto, uma das principais características desse grupo é a postura alongada, as orelhas pequenas e a cauda grossa ou fina.

  1. Gato Abissínio
  2. Balinês
  3. Cornish Rex
  4. Devon Rex
  5. Sphynx
  6. German Rex
  7. Bobtail Japonês
  8. Gato Oriental de pelo longo
  9. Gato Oriental de pelo curto
  10. Peterbald
  11. Gato Azul Russo
  12. Siamês
  13. Somali
  14. Gato Tailandês
  15. Donskoy
Como saber qual a raça do meu gato? - Grupo IV

Grupo V

Este grupo é destinado às raças de gatos que não são reconhecidas de acordo com a FIFe.

  1. Bobtail americano de pelo curto
  2. Bobtail americano de pelo longo
  3. Gato de pelo curto americano
  4. Gato Wirehair americano
  5. Gato Asiático de pelo longo
  6. Gato Asiático de pelo curto
  7. Mist australiano
  8. Bombaim
  9. Bohemian Rex
  10. Lykoi
  11. Mekong Bobtail
  12. Nebelung
  13. Ragamuffin
  14. Gato Tiffanie
  15. Tonquinês de pelo longo
  16. Tonquinês de pelo curto
  17. Não-reconhecido de pelo longo
  18. Não reconhecido de pelo curto
Como saber qual a raça do meu gato? - Grupo V

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber qual a raça do meu gato?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Como saber qual a raça do meu gato?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como saber qual a raça do meu gato?
1 de 6
Como saber qual a raça do meu gato?

Voltar ao topo da página