Partilhar

Balinês

9 maio 2016
Balinês

O Balinês é um gato que tem as suas origens nos Estados Unidos e que descende do Siamês e de outros gatos de pelo comprido. Trata-se de um gato doméstico muito bonito e suave que deixará os seus donos encantados. Saiba tudo sobre esta raça de gato de seguida no PeritoAnimal.

Origem
  • América
  • Estados Unidos
Classificação FIFE
  • Categoria IV
Características físicas
Tamanho
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Aspecto físico

Como podemos observar, trata-se de um gato estilizado seguindo o estilo do Siamês, embora este tenha um pelo abundante e espesso. Podemos encontrá-lo de todas as cores básicas incluindo o branco, azul ou chocolate.

A sua aparência nobre torna-no diferente de outras raças de gato e, embora pareça magro e fraco, o Balinês tem umas patas fortes e compridas que lhe permitem exercitar-se ativamente durante todo o dia.

Destacamos a sua cabeça triangular de aparência asiática e fina com duas orelhas grandes e pontiagudas que lhe dá uma aparência de surpreendido e alerta. Os olhos costumam ser de um azul intenso e limpo.

Caráter

Trata-se de um gato muito fiel ao seu dono que inclusive pode chegar a ignorar os outros membros da sua família, o seu comportamento é muito carinhoso, doce e simpático com que lhe dá de comer, cuida e acarícia.

O gato Balinês costuma dar-se bem com crianças, pois trata-se de uma raça brincalhona e ativa que não hesitará em passar tempo seguindo espanadores, brinquedos de ratos e outros. Gosta de chamar a sua atenção e a de outras pessoas pois falamos de um gato excêntrico que odeia passar despercebido.

Destacamos a sua predisposição para "falar", pois o Balinês tem um miar muito elegante e diferente dos outros gatos que possamos conhecer, deverá ter claro que não se importa que dedique parte do seu tempo à comunicação.

Tem uma personalidade forte que lhe impede, por vezes, de conviver com outros gatos na mesma casa, pois como referimos antes, trata-se de um gato egocêntrico que só quer ser ele a receber mimos.

Cuidados

Os cuidados do gato Balinês não são diferentes aos de outro pet, deverá manter o seu estado de saúde em perfeitas condições levando-o ao veterinário, desparasitá-lo quando for necessário e contar com os elementos básicos dentro de casa, tais como: tigela para comida e outra para a bebida, uma cama confortável, caixa de areia, brinquedos e arranhadores.

É importante que escove o seu pelo longo pelo menos duas vezes por semana, caso contrário o seu pelo irá ficar embaraçado facilmente, sujo e podem-se formar nós. Na época da mudança do pelo, a escovação deverá ser diária.

Saúde

O gato Balinês, ao descender do Siamês pode sofrer de estrabismo, que se trata de uma alteração do nervo ótico e nistagmo, uns movimentos rápidos do olho para a frente e para atrás. Mas se vacinar o seu gato e o levar ao veterinário com a frequência adequada, não vai ter nenhum problema de saúde.

Fotos de Balinês

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Balinês

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Balinês

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Balinês
1 de 6
Balinês

Voltar ao topo da página