menu
Partilhar

Barata branca - O que é, características e fotos

 
Por Aerton Guimarães, Jornalista e editor do PeritoAnimal. 7 abril 2022
Barata branca - O que é, características e fotos

Se você viu uma barata branca provavelmente se perguntou se é normal encontrar baratas albinas por aí ou se esta é uma espécie rara deste inseto. Estes animais resistentes são artrópodes e fazem parte da ordem Blattodea. Existem cerca de 4.400 espécies diferentes catalogadas em todo o mundo.

Cientificamente, não há registros de baratas albinas. Neste artigo do PeritoAnimal você vai ver que as baratas brancas não são uma nova espécie e que, quando estão assim, se trata de um estágio comum de seu processo desenvolvimento. Também falaremos sobre suas características e curiosidades. Boa leitura.

O que são as baratas brancas ou albinas?

Será que existe barata branca? Muita gente questiona quantas baratas albinas existem ou qual o nome da barata branca. Mas, ao contrário do que se acredita, as baratas brancas não são uma espécie e, tecnicamente, baratas albinas não existem, pois o albinismo é caracterizado pela falta de pigmentação na pele, como explicamos neste outro artigo, o que não é o caso.

Mas, sim, baratas brancas existem. Apesar de ser difícil ver uma, isso não é um fato raro ou incomum, é apenas uma etapa do ciclo de vida das baratas, composto por três estágios: ovo, ninfa e adulta, que explicaremos melhor a seguir. A barata branca é simplesmente uma barata filhote que acaba de sair do ovo ou do exoesqueleto em que se encontrava e, em poucas horas, vai ganhando a coloração marrom que conhecemos. Este processo de muda é muito rápido e ocorre usualmente em locais protegidos e próximos à ooteca, nome que se dá à cápsula onde a fêmea põe seus ovos.

Barata branca - O que é, características e fotos - O que são as baratas brancas ou albinas?

Ciclo de vida das baratas

As baratas são artrópodes pra lá de resistentes e existem há algumas centenas de milhões de anos. Possuem uma grande capacidade de adaptação, podendo sobreviver em locais que, para outras espécies de animais, podem ser completamente inóspitos.

Baratas botam ovos?

Sim, a maioria das espécies de baratas é ovípara. Para sua reprodução e desenvolvimento, as baratas preferem locais protegidos, quentes e perto de água e comida. Com reprodução sexuada, o macho fecunda a fêma que, em seguida, colocará os ovos em uma cápsula chamada ooteca. Algumas espécies carregam a ooteca até o momento da eclosão dos ovos, já outras, a colocam em algum local escondido, como fendas, gavetas, frestas ou atrás de móveis dentro de uma casa.

Este envoltório varia de tamanho e forma, assim como o número de ovos, de acordo com a espécie. Em média, uma barata coloca 225 ovos durante a vida e apresenta a metamorfose incompleta pois passa pelos estágios de ovo, ninfa (larva) e adulta, não contando com a fase de pupa, comum em diversos outros insetos.

O ciclo de vida das baratas consiste em:

  • Ovo: a produção de ovos varia muito e eles ficam dentro da ooteca, uma estrutura de cerca de 7 mm. Entre as baratas mais comuns no Brasil, podemos destacar a francesinha (Blatella germanica), que põe ovos cinco vezes ao longo da vida, com cerca de 30 a 50 ovos por vez. Já a barata de esgoto (Periplaneta americana) põe ovos de 10 a 20 vezes em sua vida, com cerca de 12 a 20 ovos por vez. Esta fase dura entre 2 e 7 semanas até a eclosão. Quanto maior a umidade e a temperatura do local onde os ovos estão, menor é o tempo até sua eclosão. Por isso é mais comum encontrar grandes manifestações de baratas no verão.
  • Ninfa: as ninfas, que são as baratas filhotes, apresentam um tamanho menor que as adultas, são sexualmente imaturas e não possuem asas. É no início desta fase que é possível observar as baratas brancas, erroneamente chamadas de baratas albinas. Elas vão escurecendo aos poucos, ganhando tons de marrom, num processo que pode durar poucas horas, dependendo da espécie. No entanto, toda a fase de ninfa dura cerca de 2 a 18 meses, dependendo da espécie.
  • Adulta: já com asas e maduras sexualmente, começam a viver em comunidade com a capacidade de multiplicar-se exponencialmente em um período bastante curto. Possuem hábitos noturnos, se escondendo durante o dia para buscar alimentos à noite.

Quanto tempo vive uma barata?

O tempo de vida da barata varia bastante de acordo com a espécie. Se falamos das baratas mais comuns em áreas urbanas do Brasil, podemos afirmar que:

  • Barata francesinha: vive cerca de 9 meses na fase adulta.
  • Barata de esgoto: vive entre 2 e 3 anos quando adulta.
Barata branca - O que é, características e fotos - Ciclo de vida das baratas

O que significa quando aparece uma barata branca em casa?

Se você encontrou uma barata branca dentro de casa, isso significa que é uma barata filhote e que ela acaba de sair do ovo ou de seu exoesqueleto. Portanto, há uma ooteca, ou seja, uma cápsula com outros ovos por perto.

A barata de esgoto, que é uma excelente voadora, gosta de ficar em locais como bueiros, caixas de gordura e galerias de esgoto. Assim, podem entrar em nossas casas pelos ralos do banheiro, da cozinha ou pelo quintal. Outra barata que encontramos com constância dentro de casa é a barata francesinha, que é bem menor que a anterior, e habita locais como armários, interruptores de luz, aparelhos domésticos, depensas de cozinhas, rodapés, caixas de papelão, dutos de fiação elétrica e garagens, passando a maior parte de seu tempo escondidas perto de alimentos.

Como saber se tem um ninho de barata em minha casa?

As baratas gostam de locais úmidos, escuros e quentes, portanto, é possível encontrar ninhos de baratas dentro do forno, atrás da geladeira ou de equipamentos domésticos que fiquem constantemente ligados emitindo calor.

Se você encontrar uma barata branca, isso, por si só, já é um claro sinal de que há um ninho de barata próximo. Assim, é importante verificar alguns pontos específicos da casa, se você suspeita que há outros ninhos, tais como:

  • Cantos escuros da casa
  • Locais com umidade elevada
  • Ralos
  • Atrás dos móveis
  • Nos candos dos armários
  • Dentro de despensas

Outro indício da presença de baratas dentro de casa é a presença de fezes e um cheiro característico em certos locais. Se você encontrar exoesqueletos ou cascas de ninfas, mesmo sem encontrar uma barata branca, isso também é um sinal de que elas estão por ali. Em resumo, é bom prestar atenção em pontos como:

  • As fezes das baratas são geramente escuras e parecem pó, como na foto abaixo.
  • Uma manifestação de baratas geralmente deixa um cheiro um pouco azedo, lembrando a mofo.
  • Manchas acastanhadas nos cantos das paredes também são um sinal de que as baratas estão circulando nestas superfícies.
  • Em algumas ocasiões é possível encontrar a ooteca, o envoltório onde são colocados os ovos, principalmente em esconderijos escuros.
  • Se você encontrar uma barata durante o dia andando pela casa, isso pode significar que há muita disputa por alimento à noite, o que quer dizer que pode haver um grande número de baratas no local.
Barata branca - O que é, características e fotos - O que significa quando aparece uma barata branca em casa?

Barata branca tem veneno?

Você já se perguntou se barata branca tem veneno? Ou se a espécie normal de barata tem veneno? Saiba que não, as baratas não são venenosas. No entanto, estes insetos podem transmitir uma série de doenças, pois carregam em seus corpos diferentes agentes patogênicos, seja em suas patas ou nas fezes.

Entre as doenças transmitidas pelas baratas, podemos destacar:

  • Gastroenterites
  • Hepatite A
  • Febre tifoide
  • Diarreia
  • Tuberculose
Barata branca - O que é, características e fotos - Barata branca tem veneno?
Imagem: Baratas brancas/Pinterest

Como evitar baratas em casa

Se você quer saber o que é possível fazer para evitá-las em nossas casas, destacamos que você precisa tomar algumas medidas:

  • Limpe bem os locais em que elas gostam de ficar, como gavetas, atrás de armários, caixas de papelão e despensas de comida que possam ter restos de comida.
  • Acondicione bem o lixo dentro de lixeiras ou latas que possam ser bem fechadas e evite seu acúmulo.
  • Vede frestas, vãos e rachaduras, pois esses espaços também podem abrigar as baratas.
  • Coloque telas ou instale ralos que abrem e fecham para impedir a entrada das baratas pelos encanamentos do banheiro ou cozinha, por exemplo.
Barata branca - O que é, características e fotos - Como evitar baratas em casa

Como espantar baratas

Você sabe o que as baratas mais odeiam? Há diferentes formas de espantar baratas de dentro de casa. Inseticidas são recomendados apenas em casos de grandes manifestações, mas existem alguns remédios caseiros para espantar baratas que são muito úteis, até mesmo porque elas odeiam tais cheiros, como os da erva-de-gato, lavanda, louro, vinagre e cinamomo.

No artigo como espantar baratas, te contamos em detalhes como utilizar cada um desses ingredientes para que elas desapareçam da sua casa.

Barata branca - O que é, características e fotos - Como espantar baratas

Curiosidades sobre as baratas

Agora que você já sabe o que são as baratas brancas, equivocadamente chamadas também de baratas albinas, aqui listamos algumas das curiosidades sobre as baratas mais interessantes:

As baratas voam?

Depende da espécie. Uma das curiosidades das baratas é que algumas delas têm asas reduzidas ou ausentes quando adultas, normalmente as fêmeas, e isso recebe o nome de neotenia. Mais do que um vôo, as baratas parecem planar, já que não controlam muito bem o vôo.

  • Entre as baratas voadoras que podemos citar estão a barata de esgoto (Periplaneta americana) e a barata-australiana (Periplaneta australiasea).
  • Já entre as baratas que não voam podemos citar a barata-oriental (Blatta orientalis) e a barata-francesinha ou germânica (Blatella germanica).

As baratas são animais muito antigos?

Sim. Alguns estudos mostram que as baratas são alguns dos animais mais antigos que existem, com registros fósseis de cerca de 380 milhões de anos.

Como é o corpo das baratas?

As baratas são insetos artrópodes, grupo no qual seus integrantes possuem um par de antenas, três pares de pernas e dois pares de asas, que podem ser reduzidas ou inexistentes em algumas espécies.

Outra das características das baratas é seu corpo bastante achatado. Há baratas que medem menos de 1 centímetro e, em algumas espécies, já foram encontrados indivíduos maiores de 7 centímetros que habitam as áreas tropicais do planeta. Além disso, suas pernas são longas e desenvolvidas para que sejam capazes de correr.

Este animal onívoro possui olhos compostos e grandes, localizados sobre a cabeça lateralmente.

As baratas mordem?

Sim, as baratas podem morder e contam com uma mordida forte, já que sua dieta é bastante variada e esses animais podem comer praticamente de tudo, até mesmo papel e cola. No entanto, não é comum uma barata morder uma pessoa ou outro animal, mas isso pode acontecer se ela estiver esfomeada e se houver matéria orgânica em decomposição e gorduras no local da mordida.

Agora que você conheceu diferentes características e curiosidades sobre as baratas e já sabe que as baratas brancas nada mais são do que baratas filhotes que eclodiram há pouco tempo do ovo, não perca este outro artigo em que explicamos por que os insetos são atraídos pela luz.

Barata branca - O que é, características e fotos - Curiosidades sobre as baratas
Imagem: Barata saindo do exoesqueleto/KKPCW

Se deseja ler mais artigos parecidos a Barata branca - O que é, características e fotos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Prefeitura de São Paulo. Baratas. Disponível em: <https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/controle_de_zoonoses/animais_sinantropicos/index.php?p=4487>. Acesso em 7 de abril de 2022.
  • ITIS. Blattodea. Disponível em: <https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_value=914219#null>. Acesso em 7 de abril de 2022.
  • InsectConrol. Ovos de baratas, ootecas e mais! Entenda o ciclo de vida das baratas. Disponível em: <https://insectcontrol.com.br/blog-das-pragas/aprenda-tudo-sobre-pragas/ovos-de-baratas-ootecas-e-mais/>. Acesso em 7 de abril de 2022.
  • Estudo Prático. Baratas: vida, tipos e curiosidades. Conheça esse inseto. Disponível em: <https://www.estudopratico.com.br/baratas-vida-tipos-e-curiosidades-conheca-esse-inseto/>. Acesso em 7 de abril de 2022.
  • Imunizadora Hoffmann. Como saber se tem ninho de baratas na sua casa. Disponível em: <https://ihoffmann.com.br/blog/ninho-de-baratas/>. Acesso em 7 de abril de 2022.
  • Zotal Laboratorios. (2007). Enfermedades que pueden propagar las cucarachas. Disponível em: <https://www.zotal.com/enfermedades-que-pueden-propagar-las-cucarachas/>. Acesso em 7 de abril de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Barata branca - O que é, características e fotos
Imagem: Baratas brancas/Pinterest
Imagem: Barata saindo do exoesqueleto/KKPCW
1 de 8
Barata branca - O que é, características e fotos

Voltar ao topo da página