Partilhar

Lykoi ou Gato lobo

Lykoi ou Gato lobo

Se já ouviu falar ou viu um gato lykoi certamente que se surpreendeu, visto que o seu aspeto lembra um lobo e, por isso mesmo, não deixa ninguém indiferente. É uma das mais recentes raças de felinos domésticos e, de fato, ainda está em processo para ser totalmente admitida como uma raça, visto que ainda existem poucos exemplares em todo o mundo. Este felino está ganhando cada vez mais popularidade, sobretudo na América do Norte que é o lugar onde surgiu e, por conseguinte, onde é mais conhecido neste momento.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para descobrir tudo o precisa de saber sobre o lykoi ou gato lobo, uma raça de aspeto e caráter incrível que começa a sua história nos Estados Unidos.

Origem
  • América
  • Estados Unidos
Características físicas
Tamanho
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Origen do gato Lykoi

O gato lykoi começou a ser visto no ano de 2010, em duas ninhadas sem relação, com pouco tempo de diferença e uma nascida em Virginia e a outra no Tennessee. Assim sendo, a origem desta raça felina está nos Estados Unidos da América. O aparecimento desta raça deu-se por uma mutação natural do gato doméstico de pelo curto. Embora ao longo dos últimos 20 anos se tenham visto alguns gatinhos com algum traço diferenciado, estes não chegava a parecer outra raça diferente da comum de pelo curto até que apareceram os primeiros completamente diferentes e começou-se assim a criação para chegar a ser outra raça.

Embora a mãe sejam uma gata negra comum, os filhotes nasceram com este pelo estranho e com algumas partes sem pelo e, por isso mesmo, acreditou-se que podiam ter uma relação genética com os sphynx ou gatos esfinge. Foram feitos alguns estudos veterinários e genéticos em universidades dos Estados Unidos, visto que os proprietários estavam preocupados se sofriam de algum problema de saúde e, só então, se descartou que pudesse ser alguma doença e também se desmentiu a relação com os sphynx. Assim sendo, não tem relação genética com os gatos sem pelo nem outros parecidos como o devon rex.

Por outro lado, é interessante o nome que se deu a estes novos felinos, visto que se basearam no seu aspeto e escolheram a palavra "Lykoi" que significa "lobo" em grego. Efetivamente, embora não sejam aparentados com os lobos por nenhum lado, o seu pelo e os seus olhos fazem lembrar estes animais.

Atualmente só existem umas poucas dezenas de gatos lobo em todo o planeta. Para conseguir estabelecer uma raça consolidada, os criadores contam com a ajuda da Universidade do Tennessee para evitar o aparecimento de doenças e problemas genéticos.

Características físicas do gato lobo

Fisicamente, como se pode ver pelas imagens que encontrará no final do artigo, o gato lykoi é uma raça com um corpo estilizado, uma pelo muito peculiar e uns olhos amarelos que, em conjunto, lhe dão um aspeto de lobo.

São felinos domésticos de tamanho normal, visto que pesam entre 3,5 a 7 Kg, sendo os machos maiores que as fêmeas. A forma da cabeça é um pouco triangular, os seus olhos são grandes e amarelos, cor que se intensifica quando crescem, e o seu nariz é sempre preto.

O pelo é curto e de cor ruano, ou seja, têm uma cor base preta ou cinza e têm pelos e mechas brancas, dando um aspeto de manto mesclado e desordenando. Além disso, o tipo de pelo é suave embora tenha uma aparência dura e áspera.

Um dado curioso é que quando nascem têm muito pouco pelo ou nenhum no seu focinho, no contorno dos seus olhos, na barriga, nas orelhas e, por vezes, também nas patas. O mais habitual é que conforme crescem, o seu pelo aumente e acabe por cobrir estas partes, embora fique mais leve em outras partes, mas existem exemplares adultos que continuaram com o focinho e a barriga com muito poucos pelos.

Carácter do lykoi

Embora o seu aspeto possa parecer um pouco feio, e inclusivamente possa transmitir algum respeito, o gato lobo tem um caráter normal tal como qualquer outro felino doméstico. As pessoas pessoas que conviveram com eles, descrevem estes gatos como muito carinhosos, doces, amistosos, brincalhões, alegres, muito inteligentes, um pouco bagunceiros e bastante ativos. Além disso, têm um instinto caçador marcado e são um pouco desconfiados de quem ainda não conhece, embora demorem pouco tempo a se aproximarem e a se deixarem conhecer. De fato, já os chegaram a comparar com cachorros no que diz respeito à sua personalidade.

Este felinos são assim sempre e quando são acostumados desde pequenos a conviver com pessoas e mais animais de estimação, coisa que até agora se tem feito por existirem tão poucos exemplares.

Cuidados do gato lykoi

O cuidado do seu pelo requer uma escovagem normal, visto que por ter o pelo curto será suficiente duas escovagens semanais e diárias na época de muda. Como os gatos se limpam a sia mesmos, em princípio, não é necessários dar-lhes banho e evitamos danificar a camada de proteção natural da sua pele. Só tem que o limpar quando o animal se suja muito e, nesse caso, aconselha-se o uso de xampus de lavagem a seco ou lenços úmidos. Se usar algum xampu para lavá-lo com água deverá ser especial para gatos e nunca para humanos ou outros animais.

Quanto à alimentação desta raça de gatos tem que se de qualidade, caso contrário, começamos a ver problemas de saúde por falta de nutrientes. É importante adequar a sua alimentação à idade, atividade física e ao seu estado de saúde. Além da ração comercial, também pode dar um pouco de comida úmida caseira, algo saudável que irá adorar.

Além disso, como qualquer outro felino doméstico, temos que verificar que as suas orelhas, olhos, unhas e boca estão limpos e não apresentam danos. Pode ser necessários limpar os seus olhos, os dentes e as orelhas alguma vez e também cortar as suas unhas, principalmente se partir alguma.

Saúde do gato Lykoi

De momento, pelo que se pode comprovar na sua curta existência, acredita-se que a sua esperança de vida é como a de um gato comum, por isso estima-se que possa alcançar os 20 anos de vida.

Até ao momento, não foram detectadas doenças nem condições específicas desta raça e também não se encontrou nenhuma tendência para algum problema de saúde em concreto, pelo contrário demonstrou-se que a sua saúde é excelente. Assim sendo, os problemas que pode ter são os que afetam qualquer outro felino doméstico, ou seja, pode sofrer de alguma das doenças mais comuns em gatos.

Para prevenir qualquer condição ou doença é fundamental que siga o calendário de vacinas para gatos e também cumpra com a desparasitação externa e interna, tanto seu o animal passa todo o tempo em casa como se sai do lar. Por último, para cuida bem da sua saúde, aconselhamos que vá ao veterinário a cada 6 ou 12 meses e se certifique que está tudo bem.

Fotos de Lykoi ou Gato lobo

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Lykoi ou Gato lobo

Suba a foto do seu Pet
Fotos e comentários (0)

Escrever comentário sobre Lykoi ou Gato lobo

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário

Lykoi ou Gato lobo
1 de 5
Lykoi ou Gato lobo