Curiosidades do mundo animal

As aves mais bonitas do mundo

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 29 novembro 2021
As aves mais bonitas do mundo

Dentro dos diversos grupos que compõem o mundo animal, sem dúvida, as aves são animais particularmente impressionantes. Algumas dessas espécies, além de terem conquistado os céus, apresentam uma infinidade de plumagens e colorações que as tornam altamente atraentes, denotando uma beleza singular.

Neste artigo, a equipe do PeritoAnimal te apresenta as aves mais bonitas do mundo, tarefa nada fácil porque, na verdade, existe uma enorme variedade de aves belas e exóticas.

Também lhe pode interessar: Os 10 animais mais bonitos do mundo

Índice

  1. Pega azul de Formosa
  2. Quetzal
  3. Coquete de crista ruiva
  4. Pomba-goura
  5. Pombo-de-Nicobar
  6. Pato-mandarim
  7. Faisão-dourado
  8. Pavão-comum
  9. Araracanga
  10. Diamante-de-gould
  11. Algumas das outras aves bonitas do mundo
Ver mais >>

Pega azul de Formosa

Também conhecida como gralha-azul-de-Taiwan, a pega azul de Formosa (Urocissa caerulea) está levemente ameaçada de instinção, considerada como no índice de menor preocupação, embora seu nível populacional esteja diminuindo. Endêmica da China, especificamente da província de Taiwan, é uma bela ave que mede cerca de 70 cm, com uma longa cauda de cerca de 40 cm e com um peso em torno de 250 gramas.

Não há dimorfismo sexual acentuado, já que os machos e as fêmeas são semelhantes. Sua coloração é uma combinação de azul, preto, branco e cinza, com bico e patas vermelhos. Sua maior beleza se torna maior quando voa e estende as asas e por isso é considerada uma das aves mais bonitas do mundo.

As aves mais bonitas do mundo - Pega azul de Formosa

Quetzal

Os quetzais (Pharomachrus) são um grupo de aves composto por dois gêneros e cinco espécies, das quais duas estão em declínio populacional. São de cores muito marcantes, combinando tonalidades de verde, vermelho, amarelo e dourados, com variações de acordo com as espécies. Os machos e as fêmeas são diferentes. Essas lindas aves pesam cerca de 225 gramas e medem até 40 cm, a cauda tem em torno de 60 cm.

Estas exóticas aves foram consideradas animais sagrados por antigas culturas e fazem parte do simbolismo de certos países. São consideradas uma das aves exóticas mais bonitas do mundo e estão distribuídas pelas florestas tropicais da América central e há números registros de uma das espécies, o quetzal-pavão (Pharomachrus pavoninus), visto em diferentes estados do Norte do Brasil.

As aves mais bonitas do mundo - Quetzal

Coquete de crista ruiva

Essa bela ave tem uma ampla faixa de distribuição que se estende pelo oceano Pacífico, do centro até o sul da América. É considerada de menor preocupação, embora se estime que sua população esteja diminuindo. Há dimorfismo sexual, já que os machos apresentam uma crista colorida marcante, tornando-os uma das aves mais bonitas do mundo, que está ausente nas fêmeas.

O coquete de crista ruiva (Lophornis delattrei) é uma espécie de beija-flor. Geralmente não ultrapassa 7 cm de comprimento e possui uma bela combinação de cores que incluem verde, marrom, laranja e branco. Seu bico fino e pequeno é laranja e tende a escurecer na ponta.

Neste outro artigo apresentamos dezenas de nomes de pássaros de A a Z que podem te interessar.

As aves mais bonitas do mundo - Coquete de crista ruiva

Pomba-goura

A pomba-coroa ocidental (Goura cristata), como também é conhecida, encontra-se em estado de vulnerabilidade, com uma tendência de declínio populacional. Endêmica da Nova Guiné, onde habita florestas tropicais da região, é uma ave peculiar e bonita, de tamanho médio, que pesa cerca de 2 kg e mede em média 70 cm.

Seu dimorfismo sexual está associado apenas ao tamanho. Tem um aspecto similar ao de outros pombos, mas apresenta uma curiosa crista branca e um corpo coberto de penas, na sua maioria de cor azul com intensidades diferentes, tons vermelho e branco sobre as asas, o que a torna uma das aves mais diferentes por sua beleza singular.

As aves mais bonitas do mundo - Pomba-goura

Pombo-de-Nicobar

A caça indiscriminada tornou esta, que é uma das aves mais bonitas do mundo, quase ameaçada. Especializou-se em pequenas ilhas localizadas na Índia, Tailândia, Filipinas e Papua Nova Guiné, entre outras, de preferência com vegetação intocada. A bela coloração do pombo-de-Nicobar (Caloenas nicobarica) inclui o cinza que cobre a cabeça e o corpo combinado com tons verdes metálicos, laranja e cinza, com uma plumagem abundante e de cauda curta, características que a tornam uma das aves mais bonitas do mundo.

As aves mais bonitas do mundo - Pombo-de-Nicobar

Pato-mandarim

Entre as aves anatídeas, várias se destacam por sua beleza e, sem dúvida, o pato-mandarim (Aix galericulata) é uma delas. Embora seja considerado de menor preocupação, sua tendência populacional está decrescendo. É nativo da China, Japão e a República da Coreia, mas também é criado em outros países.

É uma das aves mais bonitas do mundo pela coloração que o macho apresenta na época reprodutiva. Ela consiste em um topete verde metálico que depois muda para um vermelho, também metalizado. De cada lado estão duas faixas brancas nas quais se destacam os olhos. O bico é vermelho e possui uma plumagem no formato de barba laranja acobreada. O restante do corpo combina o branco na barriga, creme nos lados e listras azuis e laranjas. Conheça todos os detalhes sobre os tipos de patos neste outro artigo.

As aves mais bonitas do mundo - Pato-mandarim

Faisão-dourado

Este faisão é de origem asiática, especificamente da China, mas atualmente conta com uma grande distribuição na América, Europa e Oceania. Se encontra na categoria de menor preocupação na lista de animais ameaçados de extinção, com uma tendência populacional decrescente. Existe dimorfismo sexual em relação ao tamanho e as cores, já que os machos são mais chamativos que as fêmeas. Eles medem cerca de 100 cm ou um pouco mais e apresentam uma cauda longa em relação ao tamanho total. Têm belas combinações de vermelho e laranja intenso com azuis, preto e marrom na cauda, o que faz do faisão-dourado (Chrysolophus pictus) uma das aves mais lindas do mundo.

As aves mais bonitas do mundo - Faisão-dourado

Pavão-comum

Essa ave conhecida também como pavão-real-indiano (Pavo cristatus) devido à sua origem asiática, especificamente de países como Bangladesh, Índia, Nepal ou Sri Lanka, entre outros. No entanto, foi introduzida em diversas regiões dos diferentes continentes. Seu estado atual é de menor preocupação e dispõe de populações estáveis.

Como é típico de muitas aves, há dimorfismo sexual, sendo os machos os que apresentam as colorações e as plumagens exuberantes. São aves grandes, pesando até cerca de 6 kg. O corpo é de cor azul metálico, com certas combinações verde esmeralda. Apresentam uma pequena crista peculiar, que só tem penas nas pontas. Sua principal atração é sua bela e grande cauda, que, quando aberta, tem a forma de um leque, com manchas oculares de coloração verde, azul e preto. O pavão-real é, sem dúvida, uma das aves mais bonitas do mundo.

As aves mais bonitas do mundo - Pavão-comum

Araracanga

A araracanga (Ara macao) também é chamada de arara-vermelha-pequena, mas tem uma grande variedade de nomes comuns, dependendo da região. É considerada como de menor preocupação, com uma tendência populacional decrescente. É distribuída do México até a Bolívia, incluindo regiões do Peru e do Equador.

Pesa em média 1 kg e, em termos de dimensões, ronda os 90 cm. Apresentam uma cauda grande que pode medir mais de 50 cm. Sua coloração é muito chamativa e combina tons de azul, vermelho e amarelo com listras brancas ou claras em cada lado do rosto e o bico de cor semelhante, é por isso que é considerada um dos pássaros mais bonitos. Emite diversas vocalizações, por isso é facilmente identificada por seus sons e sua coloração.

As aves mais bonitas do mundo - Araracanga

Diamante-de-gould

Nativo da Austrália, o diamante-de-gould (Erythrura gouldiae) é um tentilhão considerado como quase ameaçado de extinção. Esta bela ave exótica é de tamanho pequeno e mede cerca de 15 cm. O dimorfismo sexual consiste em que os machos tendem a exibir cores mais brilhante e têm uma variação na cor do peito. Existem três opções para a cor da cabeça, que pode ser vermelha, preta ou laranja, enquanto que o corpo combina uma bela coloração entre verde, amarelo, vermelho e azul. O peito do macho é roxo, enquanto que o da fêmea é malva. Impossível não ver essa explosão de cores e não ter certeza de que se trata de uma das aves mais lindas do mundo, não é msmo?

As aves mais bonitas do mundo - Diamante-de-gould

Algumas das outras aves bonitas do mundo

Destacamos outras das aves mais bonitas do mundo:

  • Ampelis europeo (Bombycilla garrulus).
  • Faisão de Lady Amherst (Chrysolophus amherstiae).
  • Tucano-de-bico-arco-íris (Ramphastos sulfuratus).
  • Pássaro azul da montanha (Sialia currucoides).
  • Calau de pescoço ruivo (Aceros nipalensis).
  • Pinguim imperador (Aptenodytes forsteri).
  • Violeta do México (Colibri thalassinus).
  • Goura Victoria​ (Goura victoria).
  • Coquete de crista ruiva​ (Lophornis delattrei).
  • Ave do paraíso de Wilson (Cicinnurus respublica).

Agora que você conheceu algumas das aves exóticas mais lindas do mundo, recomendamos a leitura deste outro artigo em que destacamos os 10 animais mais bonitos do mundo.

As aves mais bonitas do mundo - Algumas das outras aves bonitas do mundo
Imagem: Tucano de bico arco-íris

Se deseja ler mais artigos parecidos a As aves mais bonitas do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • BirdLife International (2021). Lista Roja de la UICN para aves. Disponível em: <http://www.birdlife.org>. Acesso em 16 de novembro de 2021.
  • Unión Internacional para la Conservación de la Naturaleza. Lista roja de especies amenazadas. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org/es>. Acesso em 16 de novembro de 2021.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Tucano de bico arco-íris
1 de 12
As aves mais bonitas do mundo