Persa
Reconhecemos facilmente o gato Persa pela sua cara larga e achatada junto ao seu abundante pelo. Foram introduzidos em Itália desde a antiga Pérsia (Irão) em 1620, embora se desconheça a autêntica origem dele. O persa atual, tal como o conhecemos hoje, foi estabelecido em 1800 em Inglaterra e provém do Angorá Turco.
- África
- Ásia
- Europa
- Irã
- Categoria I
- 3-5
- 5-6
- 6-8
- 8-10
- 10-14
- 8-10
- 10-15
- 15-18
- 18-20
Aparência Física
Observamos uma cabeça arredondada que junto às maçãs do rosto proeminentes e um focinho curto dão forma à cara achatada desta raça. Os olhos são grandes, cheios de expressividade em contraste com as orelhas pequenas e arredondadas.
O gato persa é de um tamanho médio/grande muito musculado e redondo. Tem o corpo compacto, estilo Corby e destaca-se pelas suas patas grossas. O seu pelo, abundante e espesso é de tamanho comprido e ao tato é bastante suave.
As cores do pelo do gato persa são muito diferentes:
- Branco, preto, azul, chocolate, lilás, vermelho ou creme são algumas das cores no caso pelo sólido embora também existam gatos da raça bicolores, Tabby e inclusive tricolores no caso das fêmeas.
O persa himalaio cumpre todas as caraterísticas do persa comum embora o seu pelo seja idêntico ao dos siameses, o pointed. Estes têm sempre os olhos azuis e podem ter o pelo em cor chocolate, lilás, chama, creme ou azul.
Caráter
O gato persa é um gato familiar e tranquilo que vamos puder encontrar muitas vezes a relaxar no sofá, pois passa várias horas por dia repousando. É um gato extremamente doméstico que não mostra atitudes típicas dos seus parentes selvagens. Além disso, vai puder ver que o gato persa é muito vaidoso e exuberante, sabe que é um animal bonito e não hesitará em se mostrar em frente a nós para conseguir carícias e atenções.
Gosta de se sentir acompanhado por pessoas, cachorros e outros animais. Também se comporta muito bem com as crianças se estas não lhe puxarem o pelo e se comportarem com ele adequadamente. Também é bom referir que é um gato muito guloso, por isso conseguimos que ele faça facilmente truques se o premiarmos com guloseimas.
Saúde
O gato persa é propenso a sofrer por culpa da doença renal policística ou o sintoma dos testículos retidos. Como qualquer gato também temos de ter cuidados na hora de o escovar para evitar as temidas bolas de pelo que acabam no estômago.
Outras doenças que podem afetar o seu gato persa são:
- Toxoplasmose
- Abortos no caso de gatos azuis
- Malformações no caso de gatos azuis
- Maloclusão
- O síndrome de Chediak-Higashi
- Anquilobléfaro congênita
- Entrópio
- Epífora congênita
- Glaucoma primário
- Dermatite das dobras cutâneas
- Cálculos nas vias urinárias
- Luxação da patela
- Displasia de quadril
Cuidados
O gato persa muda de pelo dependendo da temporada, por esse motivo e para manter a qualidade do pelo é muito importante escová-lo diariamente (além disso evitaremos os nós e as bolas de pelo no estômago). Dar um banho ao gato persa quando se tiver sujo em excesso é uma boa opção para prevenir a sujeira e os nós. Encontrará à venda produtos específicos para esta raça que servem para eliminar o excesso de gordura, a limpeza dos lacrimais ou dos ouvidos.
Curiosidades
- A obesidade é um problema muito grave na raça persa que às vezes se manifesta após a esterilização. Recomendamos que consulte um veterinário para saber qual o tipo de alimento adequado para ele.