menu
Partilhar

Os 10 insetos mais venenosos do mundo

 
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 27 novembro 2021
Os 10 insetos mais venenosos do mundo

Há mais de um milhão de espécies de insetos no mundo e todos eles desempenham um papel vital como parte da biodiversidade do planeta. Muitos são inofensivos, mas outros são extremamente perigosos e podem causar uma morte lenta e dolorosa a suas vítimas.

Neste artigo do PeritoAnimal, compartilhamos uma lista com os 10 insetos mais venenosos do mundo. Descubra sobre suas características, como são letais e as consequências sofridas pelas pessoas que são atacadas por eles. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Os insetos mais estranhos do mundo

1. Formiga-cabo-verde

A formiga-cabo-verde (Paraponera clavata) é considerada por muitos como a formiga mais venenosa do mundo e, também, o inseto mais venenoso do mundo, pois uma picada pode causar o desmaio de uma pessoa em menos de 10 minutos. A dor é semelhante a uma bala de revólver ou a um golpe de martelo.

O veneno dessa formiga pode causar tremores, suor, taquicardia, perda de sensibilidade e dificuldade para respirar. Apesar da imensa dor vivenciada pela vítima, geralmente não é fatal, a menos que cause uma reação alérgica. Neste último caso, estaríamos lidando com um inseto cujo veneno é fatal e por isso é um animal tão perigoso.

Essa formiga é encontrada principalmente nas florestas tropicais da Venezuela, Brasil e Bolívia, assim como na Nicarágua e Costa Rica. Neste outro artigo, você encontrará mais tipos de formigas.

Os 10 insetos mais venenosos do mundo - 1. Formiga-cabo-verde

2. Taturana-oblíqua

A taturana-oblíqua (Lonomia obliqua) é uma espécie de borboleta nativa da América Latina, especialmente da Amazônia, entre Colômbia, Brasil e Venezuela. No estágio de lagarta, o corpo deste animal é coberto de pelos, que carregam um poderoso veneno. Tocar a lagarta irá impregnar a pessoa com o veneno presente nos pelos, o que causará dor na área de contato. Posteriormente, outros sintomas ocorrerão, que consistem em dor intensa na parte de trás da cabeça, seguida de hematomas e hemorragias. Eventualmente, se nenhum antídoto for aplicado, o efeito é fatal. Portanto, é um dos insetos mais perigosos do mundo.

Os 10 insetos mais venenosos do mundo - 2. Taturana-oblíqua

3. Vespa-gigante-asiática

A vespa-gigante-asiática ou vespa-mandarina (Vespa mandarinia) é um inseto que mede quase 8 cm de comprimento, o que a torna a maior vespa do mundo. Seu corpo é de cor alaranjada com antenas marrons e manchas amareladas.

O ferrão deste inseto é muito intenso e perigoso, causando destruição de tecidos e até mesmo a morte, razão pela qual é considerado um dos insetos mais venenosos e mortais que existem no mundo. Ele pode ser encontrado nesses países: Índia, Sri Lanka, Butão, Nepal, Birmânia, Tailândia, Laos, Vietnã, Malásia, China, Hong Kong, Taiwan, Rússia Oriental, Coréia e Japão. Entretanto, recentemente, em 2019, foram vistos espécimes nos Estados Unidos, que estão associados a introduções acidentais de cargas de navios.

Saiba mais sobre outros tipos de marimbondos e vespas neste outro artigo.

Os 10 insetos mais venenosos do mundo - 3. Vespa-gigante-asiática

4. Lytta vesicatoria

Também conhecida como cantárida, a Lytta vesicatoria é um inseto com 22 mm de comprimento e 8 mm de largura. Tem uma coloração verde brilhante em todo seu corpo e vive em galhos de árvores na Europa e na África.

Uma substância chamada cantaridina é obtida deste inseto, que foi utilizada para vários fins médicos e como afrodisíaco para os homens. Entretanto, ela deixou de ser usada devido a seus efeitos adversos e porque as overdoses eram perigosas, levando a uma morte lenta e horrível devido a várias complicações, tais como complicações renais. Por tudo isso, é um dos insetos mais venenosos do mundo.

Os 10 insetos mais venenosos do mundo - 4. Lytta vesicatoria

5. Abelha-africana

Outro dos insetos mais perigosos do mundo é a abelha-africana (Apis mellifera scutellata). Este animal é uma subespécie da abelha comum, e é um tipo de inseto bastante agressivo, capaz de perseguir uma pessoa e atacar caso se sinta ameaçada. O ferrão de uma única abelha-africana geralmente não é perigoso, mas se uma pessoa for picada por muitos, o ataque pode ser fatal. Em ambos os casos, eles são dolorosos por causa de sua intensidade.

Originária da África, este que é um dos insetos mais venenosos do mundo tem 20 mm de comprimento, o corpo é coberto com uma espécie de penugem e o abdômen tem listras pretas. Está amplamente difundida em várias regiões da América e pode ser encontrada em áreas tropicais, pois a vida é difícil para essas espécies em áreas chuvosas.

Saiba mais sobre os diferentes tipos de abelhas neste artigo.

Os 10 insetos mais venenosos do mundo - 5. Abelha-africana

6. Vespa-do-papel-europeia

A vespa-do-papel-europeia (Polistes dominula) é uma espécie de 2 cm de comprimento, de cor preta com marcas amarelas, e tem um abdômen plano com uma cintura estreita. Sua dieta consiste em frutas e é nativa da Europa e da África, no entanto, elas agora também são encontradas em vários países das Américas.

Em termos de toxicidade, seu veneno pode ser perigoso para pessoas que sofrem de alergias. Estes insetos são agressivos e são capazes de atacar caso se sintam ameaçados.

Os 10 insetos mais venenosos do mundo - 6. Vespa-do-papel-europeia

7. Formiga-de-fogo-negra

A formiga-de-fogo-negra (Solenopsis richteri) é uma espécie de inseto venenoso nativo da América do Sul, especificamente Brasil, Argentina e Uruguai, embora tenha sido introduzido nos Estados Unidos. Essas formigas que são um dos insetos mais perigosos do mundo são pretas ou marrons escuras com uma mancha amarela no abdômen.

Elas são bastante agressivas quando se aproximam de seus ninhos, o que elas não hesitam em defender. Sua picada é dolorosa, formando uma inflamação e uma coloração vermelha da pele, na qual sua picada particular é visível. As reações alérgicas dependerão das particularidades de cada pessoa.

Os 10 insetos mais venenosos do mundo - 7. Formiga-de-fogo-negra
Imagem: mississippientomologicalmuseum.org.msstate.edu

8. Vespa-asiática

A vespa-asitática (Vespa velutina) é nativa do sudeste asiático, encontrada na Índia, Indonésia e China, embora também tenha se adaptado a partes da Europa. A coloração do abdômen e do tórax é preta, com a presença de um segmento amarelo e asas escuras.

Essas vespas normalmente não atacam as pessoas diretamente, mas são bastante agressivas se seu ninho estiver ameaçado. Sua picada, embora dolorosa, não é fatal, a menos que uma pessoa seja altamente alérgica e picada por muitas vespas ao mesmo tempo, resultando na inoculação de altas quantidades de veneno. Nem precisamos dizer que é um dos insetos mais venenosos do mundo, né?

Os 10 insetos mais venenosos do mundo - 8. Vespa-asiática

9. Vespa-europeia

As rainhas desta espécie atingem 25-35 mm de tamanho. Embora as operárias sejam menores, trata-se de uma grande vespa. O abdômen é marrom com listras amarelas e as asas são avermelhadas.

As vespas-europeias (Vespa crabro) são agressivas quando se trata de defender o ninho, para o qual picam, inoculando seu veneno, que não é letal, mas pode causar reações significativas em pessoas com alergias, razão pela qual também fazem parte da lista dos insetos mais perigosos do mundo. Se não forem perturbadas, geralmente não atacam pessoas.

Os 10 insetos mais venenosos do mundo - 9. Vespa-europeia

10. Besouro-de-listras-vermelhas

O Berberomeloe majalis trata-se de um tipo grande de besouro, medindo até 7 cm. Tem um abdômen longo, de cor preta, com a presença de faixas douradas ou vermelhas em um arranjo transversal.

Quando se sente ameaçado, também é capaz de secretar cantaridina, que pode ser bastante tóxica para os seres humanos.

Quando se vive em áreas onde os insetos venenosos acima mencionados estão presentes, é importante manter-se informado sobre eles, para que possamos aprender sobre seus hábitos, locais de preferência e toxicidade, a fim de evitar acidentes, que, como já mencionamos, podem ser fatais.

Por outro lado, o uso de agentes químicos para controle de insetos deve ser feito de forma limitada e controlada, pois esses produtos estão causando sérios danos à diversidade global de insetos e ao meio ambiente em geral. Neste sentido, é sempre uma opção melhor optar por repelentes domésticos e orgânicos, bem como controladores biológicos que são bastante eficientes nestes casos.

Agora que você conheceu os insetos mais venenosos do mundo, recomendamos a leitura deste outro artigo sobre os insetos mais perigosos do Brasil.

Os 10 insetos mais venenosos do mundo - 10. Besouro-de-listras-vermelhas

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os 10 insetos mais venenosos do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Curtis, H., Barnes, N., Schnek, A., Massarini, A. (2008). Biología. Editorial Médica Panamericana: Madrid.
  • Hickman, C., Roberts, L., Parson A. (2000). Principios integrales de zoología. McGraw Hill Interamericana: España.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Os 10 insetos mais venenosos do mundo
Imagem: mississippientomologicalmuseum.org.msstate.edu
1 de 11
Os 10 insetos mais venenosos do mundo

Voltar ao topo da página