Curiosidades do mundo animal

Animais sagrados

 
Aerton Guimarães
Por Aerton Guimarães, Jornalista e editor do PeritoAnimal. Atualizado: 22 novembro 2021
Animais sagrados

Estátuas, túmulos, catatumbas, tecidos e pinturas em paredes são tesouros arqueológicos que nos possibilitam compreender melhor a cultura de diferentes civilizações em épocas remotas. Por meio desses registros também é possível comprovar como diversos animais sempre estiveram intimamente conectados com o homem.

Mas não é preciso ir muito longe. Até hoje, há países que veneram animais e, em alguns, os bichos são não apenas símbolos mitológicos, mas ícones nacionais. Na China, por exemplo, alguns animais estão relacionados a elementos da natureza e, na Índia, são considerados reencarnações de deuses hindus. Neste artigo do PeritoAnimal apresentamos alguns dos animais sagrados de diferentes países e também da Páscoa.

Também lhe pode interessar: Animais sagrados na Índia

Índice

  1. Animais sagrados da Índia
  2. Animais sagrados do Egito
  3. Animais sagrados do Japão
  4. Animais sagrados da China
  5. Animais sagrados da Páscoa

Animais sagrados da Índia

Na Índia, alguns animais são considerados reencarnações de deuses no hinduísmo, religião seguida por 80% da população composta por mais de 1,4 bilhão de pessoas. Por isso, há dezenas de animais sagrados por lá. Entre os mais populares, estão:

1. Elefante

Muitos acreditam que o elefante vem do Deus Ganesha, um deus com corpo humano e cabeça de elefante. Uma das teorias é que Ganesha tem a habilidade de romper obstáculos e adversidades, sendo um símbolo de fortuna e boa sorte e, por isso, o elefante é considerado um dos animais sagrados da Índia.

2. Macaco

Acredita-se que os macacos sejam a forma viva do Deus Hanuman, que representa o conhecimento, a lealdade e a força.

3. Vaca

Este ruminante é tido como um presente dos deuses, por isso, é um pecado comer sua carne e nunca se deve matar tal animal. É possível ver vacas andando livremente ou descansando em diferentes cidades da Índia, pois a veneração a este animal está presente na cultura hindu há mais de 2 mil anos, pois representa fertilidade, maternidade e abundância.

4. Serpente

A serpente é um dos animais sagrados da Índia porque está relacionada ao Deus Shiva, símbolo da criação e da destruição, simultaneamente.

5. Tigre

Bastante apreciado desde os primeiros registros na Índia, é um dos animais sagrados deste país porque, segundo a mitologia hindu, a divindidade Maa Durga montava um tigre em suas batalhas. Além de serem vistos como a ligação entre homem, terra e o reino animal, os tigres são o símbolo nacional da Índia por representarem a vitória sobre qualquer força negativa.

Animais sagrados - Animais sagrados da Índia

Animais sagrados do Egito

No antigo Egito, a relação das pessoas com os animais era bastante próxima, até porque acreditava-se que eles estariam diretamente conectados aos deuses. Os animais sagrados do Egito eram reverenciados e atualmente podem ser encontrados em diversos registros em pirâmides, túmulos e estátuas espalhadas pelo país africano. Aqui apresentamos alguns desses animais:

1. Gato

Além de ser adorado por sua importância no combate aos roedores, afastando assim inúmeras doenças, o gato é um dos animais sagrados do Egito por representar a deusa Bastet, protetora das mulheres e da fertilidade.

2. Boi/Gado

O boi, a vaca ou o touro representavam os deuses Ptá e Osíris e também a forma da natureza. A vaca também era considerada um ícone solar.

3. Escaravelho

Relacionado à ideia de ressurreição, o escaravelho representava o Deus Khepra, que seria capaz de mover o sol. As formas dos escaravelhos são bastante comuns nos túmulos do Antigo Egito.

4. Chacal/lobo

Acreditava-se que o deus Anúbis, representado pelo chacal, além de ser protetor dos túmulos, era o responsável por aguardar as pessoas após a morte para averiguar se elas teriam uma boa vida após o sepultamento ou se deveriam ser devoradas por um monstro.

4. Cachorro ou bode

Até hoje há dúvidas sobre qual animal representava o deus Seth, se o cachorro ou o bode. Deus dos trovões e das tempestades, logo ficou conhecido como o deus do mal.

5. Babuíno

O deus Thoth era representado por uma imagem de um homem com a cabeça de um grande macaco. O babuíno era um dos animais sagrados do Egito por essa simbologia ao deus do cálculo, dos estudos e da escrita.

6. Crocodilo

Aliado do deus Seth, o deus Sebek era representado pelo crocodilo, outro dos animais sagrados do Egito.

7. Falcão

O deus Rá ou Hórus era, na verdade, o deus sol, criador de tudo. Representado por um homem com cabeça de falcão, por este motivo este animal passou a ser reverenciado no antigo Egito.

8. Carneiro

O deus Knum tinha a importante função de moldar os deuses como homens e mulheres e era representado por um homem com cabeça de carneiro que era casado com Heqet, deusa com corpo de mulher e cabeça de rã.

9. Porco

Era representante de Seth e acredita-se que seus olhos simbolizavam o Sol e a Lua. A lenda da cegueira do deus era uma explicação dos eclipses solares e lunares.

Animais sagrados - Animais sagrados do Egito

Animais sagrados do Japão

A cultura japonesa é repleta de simbologias e chama bastante atenção do mundo ocidental. E algumas espécies da fauna conquistaram o coração dos japoneses e um lugar em sua filosofia como animais sagrados:

1. Corvo

Ao contrário de como eram vistos antigamente, os corvos são representados até hoje como aves de boa sorte e bom presságio.

2. Grou-do-japão

Os grous são animais sagrados do Japão porque incorporam a longevidade. Além disso, essas aves são consideradas amuletos da sorte e bastante representadas nos famosos tsurus. Diz a lenda que quem dobrar mil grous de papel terá seu desejo realizado.

3. Urso-negro-asiático

Símbolo de respeito há vários séculos, os ursos-negros-asiáticos ou ursos de colar perderam popularidade nos últimos anos no país, mas por muito tempo foram considerados sagrados no Japão.

4. Tanuki

O cão-guaxinim, cão-mapache ou apenas tanuki é outro dos animais sagrados do Japão. Ele parece um grande guaxinim e hiberna no inverno, quando as temperaturas são muito baixas. Mesmo bastante representado na arte japonesa nos últimos séculos, sua caça tem crescido principalmente devido à sua pele.

5. Macaco-japonês

O macaco-japonês (Macaca fuscata) a única espécie de macaco que vive no Japão e dificilmente são encontrados nas cidades, pois residem nas montanhas. Esta espécie inspirou os famosos macacos da sabedoria: um emblema asiático representando 3 macacos. Um segura seus ouvidos, outro sua boca e o terceiro coloca sua mão na frente dos olhos.

Animais sagrados - Animais sagrados do Japão

Animais sagrados da China

A mitologia chinesa diz que quatro animais sagrados foram convocados pelo deus criador, Pan Ku, para participarem da criação do mundo. São eles:

1. Dragão

Com corpo de serpente, olhos de tigre, patas de águia, bigodes de carpa, chifres de veado e orelhas de boi, o dragão azul do Leste simboliza o poder do império e representa a primavera e a madeira. É também considerado o líder dos animais celestiais na China.

2. Fênix

Relacionada ao verão e ao fogo, o pássaro vermelho do Sul é símbolo da sorte e, segundo a tradição, a fênix e o dragão atuam como um par e por isso é um dos animais sagrados da China.

3. Tigre

O tigre branco do Oeste está relacionado ao outono e ao metal e representa Baihu, deus do Oeste e símbolo da força e da coragem.

4. Tartaruga

A tartaruga representa o inverno e a água. Acredita-se que a tartaruga negra do Norte, Xuanwu, proporciona longevidade e sabedoria.

Animais sagrados - Animais sagrados da China
Imagem: Reprodução/Ibrachina

Animais sagrados da Páscoa

Muito além dos aspectos culturais definidos pelas fronteiras de alguns países, também é possível falar de animais sagrados da Páscoa, dia que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Diferentes símbolos representam seus últimos dias na jornada prévia à crucificação e que acabaram se transformando em ícones dentro do catolicismo:

1. Coelho da Páscoa

Os coelhos ou lebres representam a fertilidade, já que possuem uma grande capacidade de reprodução. Acredita-se que esses animais já eram tidos como símbolo de fertilidade e de uma nova vida desde a época do antigo Egito, até mesmo porque, além da rápida reprodução, vários filhotes nascem de cada gestação. Estudiosos também afirmam que, quando Maria Madalena foi ao local onde Jesus Cristo havia sido sepultado, um coelho estava preso lá e, portanto, teria testemunhado a ressurreição de Jesus.

2. Cordeiro

Representa o próprio Jesus Cristo, que se sacrificou para redimir os pecados da humanidade. Além disso, Moisés sacrificou justamente um cordeiro para agradecer à Deus pela libertação do povo hebraico, tornando-se também símbolo da aliança entre os hebreus e Deus.


3. Peixe

Utilizado como sinal de fé desde os primeiros cristãos, foi a própria igreja católica que criou a tradição de comer peixe na Páscoa. Acredita-se que, durante a perseguição católica, para saber se uma pessoa também era cristã, os adeptos ao cristianismo desenhavam um arco na areia. Se a outra pessoa fosse, de fato, cristã, ela tinha que fazer o mesmo arco, mas de forma invertida, o que formaria o desenho de um peixe, o que fez com que se tornasse um dos animais sagrados da Páscoa.

Animais sagrados - Animais sagrados da Páscoa

Agora que você já conheceu alguns dos animais sagrados, talvez você possa se interessar pelo vídeo a seguir em que falamos sobre os maiores animais já encontrados:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais sagrados, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • NETO, Nivaldo Aureliano Léo; DA NÓBREGA ALVES, Rômulo Romeu. A Natureza sagrada do Candomblé: análise da construção mística acerca da Natureza em terreiros de candomblé no Nordeste de Brasil. Interciencia, v. 35, n. 8, p. 568-574, 2010. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/339/33914367003.pdf>. Acesso em 22 de outubro de 2021.
  • ÉPOCA. Disponível em: <https://epoca.oglobo.globo.com/sociedade/viajologia/noticia/2018/01/um-dia-em-rishikesh-entre-animais-sagrados-e-oferendas-no-rio-ganges.html>. Acesso em 22 de outubro de 2021.
  • IBRACHINA. A lenda dos quatro animais celestiais. Disponível em: <https://ibrachina.com.br/cultura/a-lenda-dos-quatro-animais-celestiais/>. Acesso em 22 de outubro de 2021.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Reprodução/Ibrachina
1 de 6
Animais sagrados