British Shorthair
O British Shorthair é uma das raças felinas mais antigas. Os seus antepassados têm origem em Roma, que foram deportados pelos romanos depois para a Grã-Bretanha. No passado era apreciado pela sua força física e a sua habilidade para caçar embora se tenha convertido rapidamente em um animal doméstico. Se quer saber mais sobre o British Shorthair, neste artigo de PeritoAnimal explicamos-lhe tudo o precisa saber sobre a aparência física, o caráter, a saúde e os cuidados que deve ter com esta raça felina.
- Europa
- Itália
- Reino Unido
- Categoria II
- 3-5
- 5-6
- 6-8
- 8-10
- 10-14
- 8-10
- 10-15
- 15-18
- 18-20
Aparência física
O British Shorthair destaca-se pela sua grande cabeça que é inconfundível. Tem as orelhas arrendondadas e muito separadas entre si, por baixo podemos ver dois olhos grandes de uma cor intensa em harmonia com o pelo.
O corpo é forte e robusto, o que lhe dá uma aparência muito solene. Junto ao pelo curto, denso e suave encontramos um gato elegante. De tamanho médio, um pouco grande, o gato de pelo curto inglês tem um andar majestoso e lente que termine em uma cauda grossa no início e fina na ponta.
Embora seja mais frequente vermos o British Shorthair de cor azul, esta raça existe também nas seguintes cores:
- Preto, branco, azul, vermelho, bege, tricolor, chocolate, lilás, prateado, dourado, canela e marrom.
Também podemos ver nele diferentes padrões:
- Bicolores, colour point, branco, tortoiseshell, tabby (blotched, mackerel, spotted e ticked) assim como broken e marbled.
- O shaded por vezes também pode ocorrer (pontas do pelo mais escuras).
Caráter
Se o que procura é um gato carinhoso e doce, o British Shorthair é perfeito para si. Ele gosta de se sentir querido e, por esse motivo é um pouco dependente dos seus donos, a quem segue por toda a casa. O seu caráter alegre e espontâneo irá, sem dúvida, surpreendê-lo pedindo brincadeiras e relacionando-se muito bem com cães e outros gatos.
Gosta de passar algum tempo com as crianças uma vez que é um gato ativo e brincalhão, que gostará de cuidar do seu tônus muscular. É muito provável que a meio da brincadeira se retire para descansar na sua cama. É um gato muito tranquilo.
Saúde
De seguida, vamos listar algumas doenças mais comuns do British Shorthair:
- Insuficiência renal, é uma condição presenta em raças que derivam da persa. Trata-se de uma mutação genética.
- Coronavírus.
- Cardiomiopatia hipertrófica.
- Panleucopenia felina.
Evite que o seu gato seja vítima de doenças como a panleucopenia tendo sempre em dia o seu calendário de vacinação estipulado pelo veterinário. Lembre-se que embora o seu gato não saia à rua, os vírus e bactérias podem chegar até ele.
Cuidados
Embora o British precise de cuidados muito simples, a verdade é que ao contrário de outras raças gostará de toda a atenção que lhe possa dedicar. Siga estes conselhos para ter um gato de pelo curto inglês feliz:
- Proporcione-lhe uma cama cômoda e grande para dormir.
- Recomendamos que a comida e bebida seja de qualidade, uma vez que isso se repercute diretamente na sua felicidade, num pelo bonito e no seu estado saudável.
- Lembramos que atualmente é proibida a remoção de unhas chamada de declawing. Para manter o cuidado das unhas do seu gato, deverá apenas cortá-las de vez em quando ou ir ao veterinário para ser este a fazê-lo, caso não consiga.
- Arranhadores, brinquedos e escová-lo de vez em quando são elementos que não devem faltar na vida de nenhuma gato.
Curiosidades
- Em 1871 o British Shorthair competiu pela primeira vez no The Crystal Palace onde bateu recordes de popularidades superando o gato persa.
- Durante a I e II Guerra Mundial, o gato de pelo curto inglês quase se extinguiu, por isso mesmo é que quando falamos na origens deste gato falamos no gato persa, por foi quem deu lugar a um British Shorthair mais robusto, com formas arredondadas, uma cor de olhos intensa, etc.