Partilhar

Os animais mais raros do mundo

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 20 fevereiro 2020
Os animais mais raros do mundo

A natureza é maravilhosa e jamais deixará de nos surpreender com animais recém descobertos e com características e comportamentos únicos.

Podem tratar-se de aves, répteis, anfíbios, mamíferos, insetos ou da enorme quantidade de fauna que habita os mares e oceanos. Assim sendo, a lista que lhe mostramos hoje neste artigo do Perito Animal está destinada a ser efêmera, já que constantemente se descobrem novas espécies que se introduzem, por pleno direito, na lista de animais mais raros do mundo.

Outra triste realidade é que, por estarem ameaçados, alguns animais, devido ao seu escasso número, convertem-se nos animais mais raros do mundo. Descubra nesta lista os nomes e informações sobre os animais mais raros do mundo.

Também lhe pode interessar: Os 10 gatos mais raros do mundo

Mamíferos raros

Atualmente, entre os mamíferos, as espécies consideradas mais raras são:

Musaranho-elefante

Hoje em dia existem 16 espécies de musaranho-elefante. Além de possuírem uma tromba, estes musaranhos são os maiores do planeta (existem exemplares até 700 gr. de peso). Só podem ser encontrados na África.

Os animais mais raros do mundo - Mamíferos raros

Rinoceronte-de-sumatra (Extinto)

Este raro rinoceronte endêmico de Sumatra foi perseguido pelos seus valiosos chifres durante vários anos. Infelizmente, em 2019, o último da espécie faleceu de câncer, uma fêmea chamada Iman, na Malásia, decretando a extinção da espécie e alertando os entes responsáveis para a situações similares de outros animais raros. Como homenagem, decidimos mantê-lo na lista.

Macaco-sem-nariz de Mianmar

Considera-se que apenas existam 100 exemplares vivos deste raro símio asiático. Como características notáveis, o símio possui cor preta, cauda longa, barba e orelha de pontas brancas.

A espécie está em risco de extinção, principalmente, pela construção de estradas em seus habitats, promovida por empresas chinesas.

Aye-Aye ou Aie-aie

Este primata parente dos lêmures e endêmico de Madagascar é muito raro. A suas inquietantes mãos e unhas parecem vindas da ficção-científica e são usadas para caçar larvas das árvores.

Devido sua aparência nada simpática, muitas lendas foram criadas em torno da espécie. Uma das mais conhecidas diz que seu longo dedo médio serve para amaldiçoar as casas que visita durante a noite.

Animais marinhos vertebrados raros

As águas marinhas mundiais são uma fonte constante de novas espécies que se descobrem a cada dia que passa e outras que se extinguem. Algumas destas espécies recém descobertas são:

Peixe-bruxa (myxini)

Este inquietante peixe cego cola-se às suas presas, perfura-as introduzindo-se nelas e posteriormente começa a desovar desde o seu interior.

Os animais mais raros do mundo - Animais marinhos vertebrados raros

Vaquita marinha

É menor golfinho que existe. Estima-se que restem apenas 60 exemplares vivos e o risco de extinção da vaquita existe menos por ameaças diretas e mais por conta de redes espalhadas pelos seus habitats.

Peixe cor-de-rosa-de-mãos

Só se encontraram 4 exemplares deste estranho peixe de 10 cm, próximo da Tasmânia. Sua alimentação consiste em pequenos crustáceos e vermes!

No entanto, em 2019, a National Geographic lançou uma matéria que identificava a descoberta de mais um peixe com mãos, trazendo a perspectiva de um aumento de indivíduos de cerca de 80 (!). Sem dúvida, uma grande notícia para os amantes de um dos animais mais raros do planeta.

Aves raras

No mundo das aves também existem novos descobrimentos e espécies à beira da extinção. Algumas espécies representativas são as seguintes:

Cegonha-bico-de-sapato

Esta estranha e grande ave habita no continente africano. É considerada uma espécie em vulnerabilidade. Por conta de crenças populares, é uma ave constantemente caçada por ser tida como detentora de azar, tendo 10 mil indivíduos existentes.

Os animais mais raros do mundo - Aves raras

Íbis-eremita

Esta variedade de Íbis está muito ameaçada e apenas existem 200 exemplares no mundo.

Colibri Esmeralda

Esta bonita ave está em perigo crítico de extinção. A captura destas aves e desflorestação são os seus principais problemas para sobreviver.

Animais marinhos invertebrados raros

A fauna marinha invertebrada está recheada de estranhas espécies animais:

Caranguejo Yeti

Nas profundezas próximas da ilha de Páscoa, descobriu-se recentemente este caranguejo sem olhos que vive rodeado de fontes hidrotermais a 2200 metros de profundidade.

Os animais mais raros do mundo - Animais marinhos invertebrados raros

Polvo roxo

Esta nova espécie de polvo foi descoberta em 2010 em uma expedição para investigar as profundezas atlânticas da costa canadense.

Verme-lula

A uma profundidade próxima dos 3000 metros, no Mar de Celebes descobriu-se esta rara espécie de animal desconhecido até então pela ciência. É realmente muito estranho e raro.

Animais de água doce raros

As águas de rios, lagos e pântanos também albergam um sem-fim de espécies raras. Veja a seguinte lista de animais mais raros do mundo de água doce:

Rã Sevosa

Este belo batráquio do Mississippi está em perigo crítico de extinção.

Os animais mais raros do mundo - Animais de água doce raros

Tyrannobdella rex

No Peru amazônico descobriu-se esta grande espécie de sanguessuga durante o ano de 2010.

Animais próximos da extinção

Existem algumas espécies animais que em breve se extinguirão se não ocorrer um autentico milagre.

Tartaruga de casco mole

Existem pouquíssimos exemplares em cativeiro desta estranha e curiosa tartaruga, de aspeto semelhante a uma tartaruga de nariz de porco. Tem origem chinesa.

Os animais mais raros do mundo - Animais próximos da extinção

Tartaruga angonoka

Esta espécie está em perigo crítico de extinção. É realmente fantástica!

Hirola

Este bonito antílope conta hoje em dia com apenas 500 a 1000 exemplares.

Animal extraterrestre?

Os chamados ursos d'água, Tardigrada, são uns animais minúsculos (mais de 1000 subespécies de diversas medidas) que não ultrapassam o meio milímetro de tamanho. No entanto não é esta característica que os distingue entre a imensa fauna terrestre.

Estes diminutos e estranhos animais são capazes de suportar e sobreviver a uma série de circunstâncias que aniquilariam qualquer outra espécie, o que os converte na espécie mais resistente do mundo. Em seguida enumeramos algumas das suas prodigiosas características:

  • Pressão. São capazes de sobreviver a 6000 atmosferas de pressão. Ou seja, 6000 vezes mais do que a pressão que existe à superfície do nosso planeta.
  • Temperatura. São capazes de "ressuscitar" depois de serem congelados a -200º, ou suportar temperaturas positivas até 150º. No Japão efetuaram um experimento no qual reanimaram exemplares de Tardigrada depois de 30 anos de congelamento.
  • Água. Podem sobreviver até 10 anos sem água. A sua umidade habitual é de 85%, podendo reduzi-la até 3%.
  • Radiação. São capazes de resistir a radiações 150 vezes superiores às que matariam um ser humano.

Estes prodigiosos animais são conhecidos desde o ano de 1773. Vivem sobre superfícies úmidas de samambaias, musgos e líquenes.

Os animais mais raros do mundo - Animal extraterrestre?

O animal mais raro do mundo

A tartaruga da espécie Rafetus swinhoei é considerada o animal mais raro do mundo! A espécie conta com apenas 4 exemplares divididos em lagos ao redor do Vietnã e em um zoológico da China. O que difere dessas raras espécies de tartarugas para muitos dos animais aqui expostos, é o risco de extinção.

Apesar de ser um animal raro, segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), o Rafetus swinhoei corre risco de extinção não por ameaça, mas por conta da sua raridade.

As espécies podem chegar até 1 metro de comprimento e pesar até 180 quilos.

Os animais mais raros do mundo - O animal mais raro do mundo
Imagem: IUCN Red List

Podemos domesticar un animal selvagem?

E os animais selvagens, eles podem ser domesticados? Algum dos animais mais raros do planeta pode ser adestrado para se tornar bicho de estimação? Saiba mais neste vídeo do Perito Animal:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os animais mais raros do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. ASIAN TURTLE TRADE WORKING GROUP. Rafetus Swinhoei. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org/species/39621/97401328> Acesso em: 12 de Fevereiro de 2020.
  2. NATIONAL GEOGRAPHIC. Peixe raro com "mãos" é visto na Tasmânia. Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2018/01/peixe-raro-com-maos-e-visto-na-tasmania> Acesso em: 12 de Fevereiro de 2020.

Escrever comentário sobre Os animais mais raros do mundo

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Os animais mais raros do mundo
Imagem: IUCN Red List
1 de 21
Os animais mais raros do mundo

Voltar ao topo da página