Ragdoll
O Ragdoll nasceu em 1960 na California, Estados Unidos, embora não tenha sido reconhecido até dez anos depois. O cruzamento foi feito entre uma gata tipo angora e um macho sagrado da Birmânia. Hoje em dia é uma das raças mais apreciadas nos Estados Unidos. Se quiser saber mais sobre esta raça felina, de seguida no PeritoAnimal explicamos-lhe tudo o que precisa saber sobre o Ragdoll, a sua aparência física, o seu caráter, a saúde e os cuidados que deve ter.
- América
- Estados Unidos
- Categoria I
- 3-5
- 5-6
- 6-8
- 8-10
- 10-14
- 8-10
- 10-15
- 15-18
- 18-20
Aparência Física
Trata-se de um gato com uma aparência forte e grande, apresentando um corpo robusto ao ter as patas bem proporcionadas. Para ter uma ideia do tamanho do Ragdoll, as fêmeas costumam pesar entre 3,6 e 6,8 quilos, enquanto que os gatos se mantêm entre os 5,4 e 9,1 quilos ou mais. Têm o pelo de tamanho médio a comprido, espesso e muito suave, e todo o conjunto do corpo do gato Ragdoll termina em uma cauda comprida e muito espessa.
Tem uma cabeça grande, com dois olhos azuis muitos expressivos que podem ser de diferentes tonalidades. Dependendo da sua intensidade, a cor dos olhos é um fator muito influente e apreciado quando esta raça participa nos concursos de beleza.
Podemos encontrar o gato Ragdoll em diferentes cores e tonalidades, mais concretamente 6:
- O vermelho, chocolate, fogo ou creme são os mais comuns, embora também se destaquem o azul e um tom lilás muito caraterístico.
Todas as tonalidades dão lugar aos quatros padrões seguintes:
- Pointed - destaca-se pelo tom escuro no final das extremidades como o nariz, as orelhas, a cauda e as patas.
- Mitted - muito parecido ao padrão pointed, embora este possua uma faixa branca na barriga, assim como nas patas e no queixo.
- Bicolor - neste caso o gato tem as patas, barriga e algumas manchas de cor branca. Também se conhece como padrão de Van e é o menos comum de todos.
- Lynx - bastante idêntico ao gato bicolor com a diferença das marcas tabby (o rajado comum).
Caráter
O seu nome, Ragdoll, significa literalmente boneca de pano, isto porque esta raça é tão dócil que quando pegado no colo o animal relaxa completamente. Trata-se de um excelente animal doméstico, uma vez que no geral se considera um gato sociável e muito tolerante. Não costuma miar, ao invés disso emite sons baixos e delicados.
É tranquilo, discreto e inteligente, qualidades perfeitas para quem procura um gato ao qual quer dedicar tempo e dar carícias. Pelo seu comportamento excessivamente relaxado apareceu o mito de que os Ragdolls são gatos resistentes à dor.
Saúde
A sua esperança média de vida ronda os 10 anos. É uma raça de gato relativamente saudável, embora devido ao tamanho médio a comprido do pelo possam aparecer problemas digestivos como os tricobezoares (bolas de pelo no estômago).
As doenças mais comuns que afetam os Ragdolls são:
- Problemas urinários (que podem ser pelo rim ou ureter)
- Doença renal policística
- Cardiomiopatia hipertrófica
A endogamia é o problema mais grave desta raça de gato, uma vez que quase metade dos genes de todos os Ragdoll (cerca de 45%) provém do único fundador, Raggedy Ann Daddy Warbucks.
Cuidados
É importante escovar o gato Ragdoll regularmente para que o seu pelo não fique com nós. Como cuidados específicos recomendamos conferir todos os dias o seu comportamento, a ingestão de alimento e o seu estado físico de saúde, uma vez que ao ser uma raça de gato tão silenciosa e tranquila poderíamos não nos dar conta de estar acontecendo algo.