Partilhar
Partilhar em:

Abissínio

Abissínio

O gato Abissínio é uma raça popular devido, não só à sua aparência física, mas também à sua personalidade. Tanto em repouso como em movimento, este animal mostra uma grande elegância e harmonia nos seus movimentos.

O primeiro gato Abissínio chegou a Inglaterra em 1868 proveniente de Etiópia, Abissínia, e participou em uma exposição na qual se tornou famoso. Existem outras fontes que asseguram que é descendente dos British Bunny, gatos nativos do Reino Unido. Só apenas no século XX é que classificaram o gato Abissínio como uma raça propriamente dita. Saiba tudo sobre esta raça de seguida no PeritoAnimal.

Origem
  • África
  • Europa
  • Etiópia
  • Reino Unido
Classificação FIFE
  • Categoria III
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20

Aparência física

As suas caraterísticas físicas fazem-nos lembrar um pequeno puma e, a escolha genética permite desenvolver certos fatores genéticos. É um gato estilizado e ágil embora forte, proporcional e musculado. É de tamanho médio.

A sua cabeça é triangular e nela observamos duas orelhas de base larga e abertas para cima. O olhar curioso do Abissínio costuma ser dourado, verde ou avelã. A cauda é comprida e grossa.

O pelo do gato Abissínio é suave ao tato e brilhante e, trata-se de um pelo fino médio/comprido. Todo o pelo segue um padrão chamado ticking, cores escuras intercaladas com nuances mais claras, e pode variar em uma gama de cores marrons, chocolate e fogo.

Caráter

O Abissínio tem um comportamento diferente ao dos outros gatos, uma vez que se trata de um gato excecionalmente carinhoso, brincalhão e dependente do seu dono. Costuma ficar apegado a quem cuida dele e pede afeto e cuidados com frequência. Assim, o caráter deste gato faz-nos lembrar mais ao que poderia ter um cachorro.

Por vezes os donos desta maravilhosa raça afirmaram que este gato sofre do síndrome de Peter Pan, e este gato conserva alguns traços inerentes da sua terna infância, como a vontade de brincar, a curiosidade e a afetividade. É um animal bastante surpreendente com uma tendência natural para saltar, cheirar e brincar por toda a casa de tal forma que temos de tomar as mínimas precauções dentro de casa.

Cuidados

Ressaltamos a importância de adaptar a nossa casa à chegada do gato Abissínio para evitar alguma consequência grave. Para isso, propomos evitar aquelas cortinas que cheguem até ao solo e que podem se converter em lianas para o nosso gato, pois é muito trepador, assim considere manter um corte regular das suas unhas para evitar danos nas pessoas e móveis.

Embora se adapte a viver em um apartamento sem problema, esta raça é especialmente ativa e embora precise de tempo de repouso, irá notar como se exercita durante todo o dia brincando com os seus brinquedos. É importante proporcionar-lhe brinquedos e entretenimento.

É um gato inteligente que poderá treinar com reforço positivo junto a sinais ou ordens verbais. Gostam de desafios e de jogos, uma oportunidade que ele vê de passar mais tempo consigo, o gato Abissínio irá surpreendê-lo.

Saúde

Encontramos poucos defeitos genéticos, pois a escolha artificial jogou a seu favor neste caso. De qualquer forma e em casos excecionais podemos encontrar problemas de cáries e gengivite, um problema fácil de evitar se tivermos cuidado com a sua higiene oral de forma regular. Além disso, podem ser suscetíveis à amiloidose, uma doença renal.

Fotos de Abissínio

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Abissínio

Suba a foto do seu Pet
Fotos e comentários (0)

Escrever comentário sobre Abissínio

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário

Abissínio
1 de 11
Abissínio