Partilhar

Maine coon

Maine coon

O gato Maine coon se destaca por ser um felino grande, robusto e de carácter dócil. Devido às particularidade dele, características, cuidados e personalidade, é fundamental que você se informe previamente a decidir adotar um. Conhecido como o "gigante gentil", este felino é uma das raças de gatos gigantes mais populares.

Nesta ficha de raça do PeritoAnimal nós vamos mostrar para você tudo aquilo que você precisa saber sobre a raça de gato Maine coon, começando pela origem dele como um gato rural, passando pela personalidade e cuidados, terminando com os problemas de saúde mais comuns da raça e os conselhos veterinários que você deve conhecer. Continue lendo e descubra como são os gatos Maine coon e se deixe seduzir pela beleza e carácter doce deles.

Origem
  • América
  • Estados Unidos
Classificação FIFE
  • Categoria II
Características físicas
Tamanho
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Origem do gato Mainecoon

A raça Maine Coon é originária dos Estados Unidos, concretamente do estado Maine. Se calcula que por volta do ano 1850 chegaram desde a Europa e Ásia, gatos de pelo comprido, que cruzaram com os gatos de pelo curto locais, o que originou gatos de tamanho grande, pelo longo e de constituição forte. A cauda com anéis faz lembrar a de um guaxinim, por esse motivo é conhecido como "coon", diminutivo de racoon, guaxinim em inglês.

Esta raça era muito popular no mundo rural e podia ser encontrada em quase todas as fazendas do norte da América. Foram importados do Reino Unido em 1980 e em 1982 foram reconhecidos pela FIFE. Mais tarde, em 1993, foram reconhecidos pela GCCF. Atualmente são considerados um animal de companhia popular em todo o mundo.

Características físicas do maine coon

Se você quer saber tudo sobre este espetacular felino, é fundamental fazer um repasso geral sobre as características do gato Maine coon. Para isso, te proporcionamos toda a informação sobre o standard segundo a FIFE (Fédération Internationale Feline)[1]:

A raça de gato Maine Coon é de tamanho grande e se destaca principalmente por possuir uma cabeça quadrada, orelhas grande, um peito largo e uma cauda longa e fluida. A estrutura corporal destes gatos é robusta, graças aos ossos sólidos e a uma estrutura muscular forte.

A cabeça é de tamanho mediano e de forma quadrada, além disso, o perfil mostra um suave declive côncavo. A parte da frente da cabeça está suavemente curvada e as bochechas mostram maçãs do rosto altas e proeminentes. O focinho também se destaca por ser de forma quadrada e pode ser observada uma transição entre o focinho e as maçãs do rosto. O queixo é firme, em alinhamento vertical com o nariz e o lábio inferior.

Os gatos machos se destacam pelo pescoço musculado e forte deles. De forma geral, esta raça tem um corpo alongado, de comprimento médio e de pernas

grandes, redondas e bem entrelaçadas. A cauda deve ser tão longa como o corpo do gato, desde a escápula até à base da cauda. Além disso, a cauda deve ser larga na base, afilando-se proporcionalmente no topo, mostrando um revestimento cheio e fluido.

As orelhas são grandes, largas na base e moderadamente pontiagudas. Os tufos semelhantes aos de um lince são muito desejáveis, assim como tufos de pelos nas orelhas que se estendem além das bordas. As orelhas devem estar posicionadas seguindo uma ligeira inclinação para fora.

Os olhos são grandes e amplos, ligeiramente ovais, mas não em forma de amêndoa. Mostram uma forma especificamente redonda quando estão abertos os dois e estão situados ligeiramente próximos da base externa das orelhas. Qualquer cor de olhos está permitida, embora as cores claras sejam altamente desejáveis. Não existe nenhuma relação entre a cor dos olhos e a pelagem.

O pelo do Maine coon deve mostrar uma capa densa e curta na cabeça, ombros e pernas e mais comprida na zona das costas e lateral. Também mostra mais densidade nas patas traseiras e na barriga. O pelo tem uma textura sedosa e cai suavemente. O revestimento interno, ou seja, o revestimento de base, é macio e muito fino e é coberto pela camada externa que é mais espessa. Todas as cores estão permitidas, incluindo todas as variedades da cor branca, excepto padrões como o lilás, canela ou fulvo.

Personalidade do maine coon

Podemos definir o caráter do Maine coon como amigável, brincalhão e doce. Regra geral, estes gatos são muito sociáveis, que desfrutam da companhia da família humana. Porém, para garantir que um felino seja equilibrado e sociável na etapa adulta, é fundamental que você preste muita atenção à socialização do gato na sua etapa de filhote, que se inicia por volta das 3 semanas de vida e termina por volta das 7 semanas de idade. Até esse momento, o gatinho deve permanecer junto da progenitora e seus irmãos, para permitir que aprenda corretamente a linguagem felina, como brincar corretamente e a inibir as mordidas. Nessa fase, ele também deve conhecer outras pessoas e animais para evitar possíveis medos na etapa adulta.

Para além disso, estes gatos adoram brincar e se divertir ao longo de toda a vida, incluindo na velhice. São felinos extremamente inteligentes, capazes de reconhecer palavras e ordens muito variadas. Como particularidade, podemos falar da vocalização já que o Maine Coon é muito famoso pelos miados dele e como adora falar com os humanos. Também são aficionados pela água e neve.

Esta raça está recomendada para famílias dinâmicas, familiarizadas com gatos, que podem incluir ou não crianças. Se trata de um felino que se adapta bem aos entornos, especialmente em casas de campo, onde pode explorar e mostrar o comportamento instintivo sem limites. É um gato especialmente dócil e quando bem socializado, não costuma apresentar problemas de comportamento.

Cuidados de um Maine coon

Os cuidados de um Maine Coon são relativamente fáceis, embora possa parecer algo dispendiosos, devido principalmente ao grande tamanho deles. Estamos nos referindo concretamente à alimentação deles, que deve ter como base produtos de alta qualidade, seja de ração, receitas caseiras ou dietas cruas. Escolher um bom produto vai ter repercussões na saúde dele, no bem-estar e numa pelagem radiante. Devido à propensão desta raça para a obesidade, é recomendado racionar adequadamente o alimento, em 2 ou 3 tomas diárias.

Embora, como todos os outros gatos, o Maine Coon dedique várias horas do tempo dele a cuidar do próprio pelo, você deve dedicar algumas das suas horas também a escovar ele. Esta rotina vai manter o pelo dele limpo Para além disso, permite que você rapidamente detecte qualquer problema na derme, dor ou presença de parasitas. Podemos utilizar uma escova de de cerdas metálicas para escovar ele. No caso de você observar alguns nós, você deve utilizar uma escova própria para cortar os nós, pequena, específica para gatos. Em princípio não será necessário que você dê banho nele, já que os gatos se lavam a eles próprios. Porém, você pode acostumar o seu felino a tomar um banho mensal com um shampoo e amaciador específico para gatos.

Para que o seu gato possa expressar normalmente os comportamentos naturais da espécie dele, você deve oferecer para ele uma liteira grande onde ele possa fazer as necessidades confortavelmente e tapar os dejetos dele, assim como vários arranhadores de diferentes tipos para ele poder afiar as unhas e poder expressar o comportamento natural de marcação.

Por fim, é também muito importante prestar atenção ao enriquecimento ambiental do felino, adequado corretamente à sua casa, com estruturas que ele possa subir, erva de gato, túneis, fontes de água, entre outros. Devido à natureza caçadora e de constantes brincadeiras do gato, não podem faltar as horas de brincadeira com o tutor, nas quais você pode usar brinquedos tipo canas de pesca, brinquedos dispensadores de comida, catnip ou mesmo outros brinquedos mais simples como feitos de papelão. Você não pode esquecer que precisa brincar com o seu gato pelo menos entre 20 e 40 minutos por dia.

Saúde dos gatos da raça Maine Coon

Você deve visitar o seu médico veterinário cada 6 ou 12 meses para realizar um exame geral e detectar possíveis problemas de saúde. Para além disso, o profissional vai te orientar para você seguir adequadamente o calendário de vacinação do gato, assim como a desparasitação interna e externa que você deve realizar de forma regular. A medicina preventiva é fundamental para assegurar a boa saúde do seu felino. Para além disso, você não pode se esquecer de estar atento ao comportamento do seu felino, à aparência e frequência com que urina e defeca, assim como a possíveis bolas de pelo, que podem ser devidamente prevenidas com malta para gatos.

As doenças mais comuns em gatos Maine Coon são:

  • Cardiomiopatia hipertrófica felina
  • Displasia da anca
  • Pectus excavatum

Seguindo todos os cuidados que indicamos para você e aplicando as corretas medidas de medicina preventiva mencionadas, a esperança de vida do Maine Coon é entre os 9 e os 15 anos de idade.

Fotos de Maine coon

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Maine coon

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Maine coon

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário

Maine coon
1 de 9
Maine coon

Voltar ao topo da página