Partilhar

Como fazer um gato parar de miar

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 12 fevereiro 2019
Como fazer um gato parar de miar

Ver fichas de  Gatos

Os gatos gostam de miar a toda a hora, pois afinal é a forma que têm de pedir atenção e de comunicarem conosco ou com o meio.

Na maioria das vezes achamos engraçado e divertido, mas o pior é se o seu gato ficar miando a noite toda. Assim já não será tão engraçado ou divertido. E como podemos fazer um gato parar de miar? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e aprenda algumas dicas conosco.

Também lhe pode interessar: Como fazer o cachorro parar de morder

Descubra porque está miando

Responda a alguma destas perguntas:

  • O seu gato tem fome?
  • Quer sair para a rua?
  • Quer brincar?
  • Está no cio?
  • Tomou alguma medicação?

Para resolver o problema, deve conhecer o motivo de estar miando. Não existe nenhum sistema mágico com o qual vai conseguir que deixe de miar, pelo que terá que partir da raiz, que é conhecer o problema que tem e que o faz miar. Também é importante analisar a linguagem corporal do seu gato para ver se está relacionado com os miados.

Junto a miar, a linguagem corporal é a chave para entender o que é que o gato quer ou o que precisa e porque está tentando chamar a sua atenção.

Como fazer um gato parar de miar - Descubra porque está miando

Soluções para conseguir que deixe de miar

Dependendo do motivo pelo qual esteja miando, devemos seguir uma solução ou outra. Neste artigo vamos lhe dar as 5 soluções mais comuns para estes problemas:

  1. Esterilize ou castre o seu gato. As gatas costumam miar para atrair outros gatos, enquanto que os gatos o fazem para lhes responder ou para dizer aos seus donos "deixa-me sair". Se o seu gato ou gata estiver constantemente miando porque quer sair para a rua e consegue ouvir que existem outros gatos na sua zona fazendo o mesmo barulha, castrá-lo ou esterilizá-la pode ser a solução.
  2. Limpe a sua caixa de areia com mais frequência. Os gatos são muito limpos e não gostam que a sua caixa de areia esteja suja. De fato, nem sequer a usarão se estiver um pouco suja porque não gostam de fazer as suas necessidades sobre a areia manchada. Pode ser que o motivo dos seus miados seja porque a caixa está suja, embora não lhe pareça. Para evitar este problema, limpe a caixa todas as noites e vá conferindo-a algumas vezes por dia para ver se está limpa.
  3. Divirta-o e canse-o com jogos. Às vezes acreditamos que os gatos não precisam de brincar porque não são cachorros, mas não é assim. Os pequenos felinos precisam de fazer exercício, de se cansar e divertirem-se para serem felizes. Se miarem muito e se aproximam dos seus brinquedos pode significar que o que querem é que brinquemos com eles. Compre-lhe brinquedos que desafiem a sua inteligência, brinque um bocado com ele todos os dias e, desta forma conseguirá cansá-lo e fazer com que não mie tanto. Também pode pensar em adotar um amigo para ele em um centro de acolhimento de animais.
  4. Deixe-lhe comida e água em um horário fixo. A rotina é essencial para que o seu gato se habitue a comer em um determinado horário. Se não o fizer, o seu gato pode querer comer às 9 da manhã, às 7 da tarde ou às 4 da madrugada. Estabeleça um horário e deixe sempre água e um pouco de comida pela noite, deste forma evitará que mie para acordarmos e pedir-nos comida.
  5. Se persistir leve-o ao veterinário. Se o seu gato mia muito forte poderia estar sofrendo de algum problema de saúde. Quando é repetitivo, mia muito e a intensidade e o volume do miado não é normal, deve levá-lo ao seu veterinário.

É sempre melhor prevenir do que remediar. Que outros conselhos nos recomenda para fazer um gato parar de miar? O seu gato mia muito por algum motivo que não referimos aqui? Deixe um comentário para que o possamos ajudar a resolver essa situação. E, se quiser saber mais sobre como é comportamento dos gatos à noite confira esse artigo do PeritoAnimal.

Como fazer um gato parar de miar - Soluções para conseguir que deixe de miar

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer um gato parar de miar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário sobre Como fazer um gato parar de miar

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
38 comentários
DINA CINTRA de Oliveira
Me mudei de uma casa, para apartamento, meu gato à noite não para de miar, como posso resolver este problema????
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Dina! Temos dois artigos que podem te ajudar;
- 11 coisas que deixam seu gato estressado: https://www.peritoanimal.com.br/11-coisas-que-deixam-seu-gato-estressado-22596.html

- Como fazer um gato parar de miar: https://www.peritoanimal.com.br/como-fazer-um-gato-parar-de-miar-8214.html

Se esse comportamento permanecer, o ideal é buscar ajuda de um profissional especialista em comportamento felino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Lara
minha gata sempre mia as 5 da manhã pra comer e se dou comida, ela continua miando depois em direção a porta do meu quarto (ela dorme comigo) e se eu abro a porta, ela fica miando lá embaixo, eu não entendo pq ela já é castrada e não tinha esse hábito, ela sempre esperava o alarme tocar porque ela sabia que nessa hora ela recebia comida
LIANE SOARES
Meu gato mia pra sair..nao pára, quer ir pra rua..o.que fazer?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Liane! Você já tentou as dicas do artigo? Temos também um artigo sobre enriquecimento ambiental para gatos que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/enriquecimento-ambiental-para-gatos-21655.html
A sua avaliação:
Enio Soares
Tudo bem ?
O minha gata fica miando querendo entrar pra casa, como faço pra tirar essa manha dela?
Fica a noite tida miando.
Larissa
Tenho dois gatos, adotamos mais um meses atrás que não se adaptou. Brigava muito, rasgava o telado e fugia (mesmo no segundo andar), se machucava direto e batia na gata mais nova. Recentemente achamos um novo lar para ela. Porém a gata mais nova, mesmo sendo a que mais apanhava dela, passou a reclamar constantemente. Ela mia alto e tenta abrir a porta do nosso quarto sempre no começo da noite e assim que amanhece. Se tornou um despertador não programado.
Ela é castrada e só passou a fazer isso quando o outro gato foi embora.
Já tentamos o spray de água. Não damos reforço positivo. Já tentamos ignorar e aí ela começou a puxar a porta o bastante para arrancar uma lasca da madeira...
Não sabemos mais o que fazer...
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Larissa! Esse comportamento pode sim estar relacionado com a ida do outro gato. Nosso artigo de como repreender o seu gato, pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/como-repreender-o-meu-gato-20758.html
No entanto, se esse comportamento persistir, o mais indicado é buscar ajuda de um profissional especialista em comportamento felino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Débora Stephanie da Silva Morais
Meu gato tem aproximadamente um ano e até os 3 meses era um gato de rua. Castrei aos 6 meses, porém ele sempre teve o costume de sair (mesmo todas as vezes eu indo atras e cuidado para que ele não saísse ele sempre deu um jeito de fugir). De um tempo para cá em todas as saídas (fugidas) ele apronta, entra na casa dos vizinhos, fica "gritando" nos blocos do condomínio e se fica dentro de casa "grta" o dia inteiro. Existe algo que eu possa fazer para cessar esse comportamento? Estou quase louca de tantas reclamações e miados.
Ivana Lima
Minha gata sempre foi mto independente e nunca parou dentro de casa. Nas duas últimas casas q morei, apesar de telar para que não fosse pra rua, ela sempre conseguia escapar. Hj tem por volta de 8 anos e começou a miar do nd, mia extremamente alto, qnd vou ver, mtas vzs está sentada em algum lugar, toda tranquila, até ronrona. Agora ela passou a miar a noite, altas hrs da madrugada, até oa vizinhos estão reclamando. Não sei mais o que fazer, pois tenho medo de envenena-la. Não tenho tempo para ficar brincando com ela, nunca brinquei. Mal tenho tempo pra mim e pro meu filho! Oq fazer?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ivana! Ela está esterilizada?
Ivana Lima
Sim, é sim. Quando a adotei, esperei o tempo certo para castrar, pois era filhotinha, nunca teve cria. :(
Camila
Minha gata tem 1 ano e pouco, já e castrada. Mas de vez em quando de madrugada ela começa miar muito querendo sair. Tenta pular a janela e até balança a porta. O que pode ser
Caroline
Se tivesse pensado antes que não ia ter tempo de brincar com ela nao deveria ter pegado né taloco
Suely
A minha gata, é castrada, tem alimento e água ao alcance, a bacia sempre esta limpinha. ela é muito manhosa. Não sei mas o que fazer
Cássia
Minha gatinha não para de miar e cada vez mia mais alto será que é pq ela está no cio ? Ou seria outra coisa ?
Roseli
Meu gato tem dois anos é castrado vacinado, sempre sai e volta, hoje depois que chegou das voltas dele, tá estranho,comeu ração vomitou, depois tá vomitando uma espuma Branca e densa umas 5veses isso tá com um miado muito estranho nunca miou assim ,um miado que parece quando a gata tá parindo , são 05.30 da manhã não consegui dormir tô aqui com ele na minha cama,aliás ele dorme aqui sempre, nunca aconteceu isso antes,me ajude por favor, muito obrigada.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Roseli! O que você descreve aparentam ser sinais de dor, você deve consultar um médico veterinário o quanto antes!

Como fazer um gato parar de miar
1 de 3
Como fazer um gato parar de miar

Voltar ao topo da página