Partilhar

Como fazer um gato parar de miar

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 12 fevereiro 2019
Como fazer um gato parar de miar

Ver fichas de  Gatos

Os gatos gostam de miar a toda a hora, pois afinal é a forma que têm de pedir atenção e de comunicarem conosco ou com o meio.

Na maioria das vezes achamos engraçado e divertido, mas o pior é se o seu gato ficar miando a noite toda. Assim já não será tão engraçado ou divertido. E como podemos fazer um gato parar de miar? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e aprenda algumas dicas conosco.

Também lhe pode interessar: Como fazer o cachorro parar de morder

Descubra porque está miando

Responda a alguma destas perguntas:

  • O seu gato tem fome?
  • Quer sair para a rua?
  • Quer brincar?
  • Está no cio?
  • Tomou alguma medicação?

Para resolver o problema, deve conhecer o motivo de estar miando. Não existe nenhum sistema mágico com o qual vai conseguir que deixe de miar, pelo que terá que partir da raiz, que é conhecer o problema que tem e que o faz miar. Também é importante analisar a linguagem corporal do seu gato para ver se está relacionado com os miados.

Junto a miar, a linguagem corporal é a chave para entender o que é que o gato quer ou o que precisa e porque está tentando chamar a sua atenção.

Como fazer um gato parar de miar - Descubra porque está miando

Soluções para conseguir que deixe de miar

Dependendo do motivo pelo qual esteja miando, devemos seguir uma solução ou outra. Neste artigo vamos lhe dar as 5 soluções mais comuns para estes problemas:

  1. Esterilize ou castre o seu gato. As gatas costumam miar para atrair outros gatos, enquanto que os gatos o fazem para lhes responder ou para dizer aos seus donos "deixa-me sair". Se o seu gato ou gata estiver constantemente miando porque quer sair para a rua e consegue ouvir que existem outros gatos na sua zona fazendo o mesmo barulha, castrá-lo ou esterilizá-la pode ser a solução.
  2. Limpe a sua caixa de areia com mais frequência. Os gatos são muito limpos e não gostam que a sua caixa de areia esteja suja. De fato, nem sequer a usarão se estiver um pouco suja porque não gostam de fazer as suas necessidades sobre a areia manchada. Pode ser que o motivo dos seus miados seja porque a caixa está suja, embora não lhe pareça. Para evitar este problema, limpe a caixa todas as noites e vá conferindo-a algumas vezes por dia para ver se está limpa.
  3. Divirta-o e canse-o com jogos. Às vezes acreditamos que os gatos não precisam de brincar porque não são cachorros, mas não é assim. Os pequenos felinos precisam de fazer exercício, de se cansar e divertirem-se para serem felizes. Se miarem muito e se aproximam dos seus brinquedos pode significar que o que querem é que brinquemos com eles. Compre-lhe brinquedos que desafiem a sua inteligência, brinque um bocado com ele todos os dias e, desta forma conseguirá cansá-lo e fazer com que não mie tanto. Também pode pensar em adotar um amigo para ele em um centro de acolhimento de animais.
  4. Deixe-lhe comida e água em um horário fixo. A rotina é essencial para que o seu gato se habitue a comer em um determinado horário. Se não o fizer, o seu gato pode querer comer às 9 da manhã, às 7 da tarde ou às 4 da madrugada. Estabeleça um horário e deixe sempre água e um pouco de comida pela noite, deste forma evitará que mie para acordarmos e pedir-nos comida.
  5. Se persistir leve-o ao veterinário. Se o seu gato mia muito forte poderia estar sofrendo de algum problema de saúde. Quando é repetitivo, mia muito e a intensidade e o volume do miado não é normal, deve levá-lo ao seu veterinário.

É sempre melhor prevenir do que remediar. Que outros conselhos nos recomenda para fazer um gato parar de miar? O seu gato mia muito por algum motivo que não referimos aqui? Deixe um comentário para que o possamos ajudar a resolver essa situação. E, se quiser saber mais sobre como é comportamento dos gatos à noite confira esse artigo do PeritoAnimal.

Como fazer um gato parar de miar - Soluções para conseguir que deixe de miar

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer um gato parar de miar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
57 comentários
A sua avaliação:
Mirian Castro Almeida
Eu tenho uma gata que peguei na rua deste que minha mãe morreu eu me sentia muito triste e sozinha foi amor a primeira vista. Já vai fazer seis anos que ela está comigo, mas no começo ela era muito agressiva. Aos pouco foi acostumando mais hoje em dia ela è um grude comigo, eu amo muito meu bebê Angela ela me ajudou muito na morte da minha mãe mais eu a castrei já vai fazer um ano em meio antes castração ela miava muito mais depois parou mais agora depois de tanto tempo começo a miar muito alto novamente mais não sei mais o que fazer
A sua avaliação:
Val
Meu gato já está castrado há 01 mês, mas está miando a noite inteira, fica na porta de casa para ir para rua. Adotei ele faz uma semana, e desde então não durmo, pq ele dorme de dia e quer ficar farreando a noite. Ele tem 1,5anos
A sua avaliação:
Jeane serpeloni
Um gato visita nossa casa o dia TD. Ele não para de "conversar", ou miar, sai pelos telhados miando. Descobrimos que o dono morreu ele ficou só. Tentamos trazer para ficar aqui nas ele não oara,. Tem vizinho reclamando muito. Quero ajudar este gatinho. Como fazer?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Jeane. Você consegue entrar em contato com alguma associação ou ONG protetora de animais da sua cidade? Desejamos sucesso no resgate!
A sua avaliação:
Rita de Cassia
O meu gato conseguiu escapar algumas vezes, poucas, umas 3 ou 4 vezes, arrebentando as telas e caçando frestinhas, pois a relatem foi caseira, fui arrumando tudo, e desde então, ele mia inscavelmente todas as madrugadas. Inicialmente comprei coleira, passeavamos todo dia a noite, isso melhorou um pouco, depois começou a pandemia, daí não saíamos e ele chorava muito, foi então que adotamos mais dois amigos para ele que são companheiros e brincalhões e ainda assim ele chora a noite toda.. Já ficou até rouco. Comprei floral, não resolveu. Trocamos a fórmula do floral e tô começando a dar outro, semana que vem começo a gatificar a casa, se ele não parar não sei mais o que vou fazer, muito triste. Ele quer ir num terreno abandonado frequentado pelos gatos da vizinhança, lá tem bastante mato e arvores, em casa não temos área verde. no projeto de gatificaçao que começo logo, comprei grama sintética, uma fonte grande. Olha, cheguei até comprar aquele peixe que pula sozinho, interativo. não sei mais o que fazer. Ele tem 3 anos, castração fiz quando ele era um bebê.
A sua avaliação:
Cecilia
Ja fiz tudo isso q vc falou mas não adianta e é saudável. Ela 5h da manhã fica miando querendo q a gente acorde. Brigo com ela, ela para um pouco e depois recomeça a miar qdo a gente ta pegando no sono. Como ela sabe q brigo com ela, volta mia e qdo levanto se esconde. Inteligente essa gatinha. Estou pensando na coleira atilatidos. Será q serve pra gatos?
A sua avaliação:
Priscila
Depois da castraçao o gato macho para com os miados excessivos típicos do cio???
A sua avaliação:
Talita
Adotei mais uma gata, ela pela manhã não para de miar na porta do meu quarto. Tá muito difícil a adaptação. Se ela entrasse e ficasse quieta, mas n q derrubar tudo. Não sei o que fazer
Poliana
Está acontecendo o mesmo comigo. Adotei duas juntas no começo da pandemia, num apartamento. Logo em seguida fiquei na casa da minha mãe por 5 meses. Agora que voltei, uma delas começa a miar desesperadamente às 5h da manhã e se eu abro a porta, as duas começam a causar e não consigo mais dormir. :(
A sua avaliação:
Patricia Aparecida Cabral
Não sei o que faço, meu gato dorme o dia todo mesmo teno brinquedo e chega a noite não deixa ninguém dormir, se tranco a porta do quarto e pula até abrir e assim entra e fica na cabeceira miando até alguém levantar e ficar na sala com ele, mesmo ele teno comida e água fresca , passo a noite toda acordada pra q os outros durmam , não sei o q fazer, ( não castrei pois moro em AP ), o marrom é uma gracinha mais o tigrado
( FREDY) só JESUS NA CAUSA
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Elis Regina
Interessante, porém no meu caso não ajudou...Meu gato tem 8 meses moro em apartamento com ele des dos 2 meses quando adotei. Porém ele não para de miar para sair... Já cadastrei, brinco bastante com ele e dou umas voltas com ele , mas mesmo assim ele volta e continua a miar! Sei que é manhã porque ele se deita, se rola e mia, mia... Tbm as vezes fica agressivo e morde forte, não sei mais o que fazer....
A sua avaliação:
Vívian Vianna
Perito, meu gato NUNCA mia (a única situação é em raras vezes durante o banho), já li que isso teria relação com a raça dos pais (ele é SRD) mas fico um pouco incomodada por ele nunca miar. Ele tem 1 ano e 6 meses e só o ouvi miar umas 3 vezes em todo esse tempo (todas durante o banho). Saberia me explicar?
A sua avaliação:
Carol
Nesse caso, acho que vc pode adotar outro gatinho pra fazer companhia a ela
A sua avaliação:
Leidiane
Acho que o motivo da minha gata não tem solução. Ela é extremamente manhosa, ela dorme na cama comigo, e sempre que esbarro nela durante a noite ela mia, ou quando acorda e quer carinho, mia e fica me mordendo até ter atenção, e quando tento fechar a porta do quarto para ela não entrar, aí que ela mia mesmo, ninguém dorme. Ela é castrada, veio já adulta para minha casa, tem uns 6 meses só que está comigo, acho que o miado dela é dengo mesmo, será que tem algo que pode ser feito? Isso atrapalha muito o nosso sono. Ela já tem a caminha dela, um cômodo da casa montado só para elas, ela tem companhia das outras gatas, mas mesmo assim não aceita ficar longe de mim. Acho muito fofo, mas preciso dormir tbm rsrs
A sua avaliação:
João Oliveira
Boa tarde. Ótimas informações. Poderia informar um calmante para gato stressado. Mora em apartamento, pouco espaço.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi João. Este artigo tem algumas soluções que você pode testar: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-acalmar-gato-22520.html
A sua avaliação:
MARINÊS
Meu gato tem em torno de 6 anos e tem miado muito para poder ir passear, além de ficar demarcado locais dentro de casa. Já levei no veterinário, troquei ração, arrumei uma gatinha e eles se dão muito bem. Ele não gosta de brincar. O miado me incomoda,pois acordo muito cedo para trabalhar. Fico triste com a situação. O que fazer? Tenho o hábito de levá-lo pelo menos duas vezes ao dia para dar uma volta na garagem do meu prédio. Ele é castrado.
DINA CINTRA de Oliveira
Me mudei de uma casa, para apartamento, meu gato à noite não para de miar, como posso resolver este problema????
Luísa Savala
Oi Dina! Temos dois artigos que podem te ajudar;
- 11 coisas que deixam seu gato estressado: https://www.peritoanimal.com.br/11-coisas-que-deixam-seu-gato-estressado-22596.html

- Como fazer um gato parar de miar: https://www.peritoanimal.com.br/como-fazer-um-gato-parar-de-miar-8214.html

Se esse comportamento permanecer, o ideal é buscar ajuda de um profissional especialista em comportamento felino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Lara
minha gata sempre mia as 5 da manhã pra comer e se dou comida, ela continua miando depois em direção a porta do meu quarto (ela dorme comigo) e se eu abro a porta, ela fica miando lá embaixo, eu não entendo pq ela já é castrada e não tinha esse hábito, ela sempre esperava o alarme tocar porque ela sabia que nessa hora ela recebia comida
LIANE SOARES
Meu gato mia pra sair..nao pára, quer ir pra rua..o.que fazer?
Luísa Savala
Oi Liane! Você já tentou as dicas do artigo? Temos também um artigo sobre enriquecimento ambiental para gatos que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/enriquecimento-ambiental-para-gatos-21655.html
A sua avaliação:
Enio Soares
Tudo bem ?
O minha gata fica miando querendo entrar pra casa, como faço pra tirar essa manha dela?
Fica a noite tida miando.
Larissa
Tenho dois gatos, adotamos mais um meses atrás que não se adaptou. Brigava muito, rasgava o telado e fugia (mesmo no segundo andar), se machucava direto e batia na gata mais nova. Recentemente achamos um novo lar para ela. Porém a gata mais nova, mesmo sendo a que mais apanhava dela, passou a reclamar constantemente. Ela mia alto e tenta abrir a porta do nosso quarto sempre no começo da noite e assim que amanhece. Se tornou um despertador não programado.
Ela é castrada e só passou a fazer isso quando o outro gato foi embora.
Já tentamos o spray de água. Não damos reforço positivo. Já tentamos ignorar e aí ela começou a puxar a porta o bastante para arrancar uma lasca da madeira...
Não sabemos mais o que fazer...
Luísa Savala
Oi Larissa! Esse comportamento pode sim estar relacionado com a ida do outro gato. Nosso artigo de como repreender o seu gato, pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/como-repreender-o-meu-gato-20758.html
No entanto, se esse comportamento persistir, o mais indicado é buscar ajuda de um profissional especialista em comportamento felino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Débora Stephanie da Silva Morais
Meu gato tem aproximadamente um ano e até os 3 meses era um gato de rua. Castrei aos 6 meses, porém ele sempre teve o costume de sair (mesmo todas as vezes eu indo atras e cuidado para que ele não saísse ele sempre deu um jeito de fugir). De um tempo para cá em todas as saídas (fugidas) ele apronta, entra na casa dos vizinhos, fica "gritando" nos blocos do condomínio e se fica dentro de casa "grta" o dia inteiro. Existe algo que eu possa fazer para cessar esse comportamento? Estou quase louca de tantas reclamações e miados.

Como fazer um gato parar de miar
1 de 3
Como fazer um gato parar de miar

Voltar ao topo da página