Partilhar

6 raças de gatos orientais

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 7 novembro 2018
6 raças de gatos orientais

Ver fichas de  Gatos

Existem várias raças de gatos provenientes do continente asiático, de fato, algumas das mais belas provêm desse continente. Regra geral, os gatos asiáticos tem uma série de características em comum que os torna diferentes de outras raças de gatos, algo que poderá descobrir neste artigo.

Em seguida mostramos-lhe algumas das mais conhecidas, e também outras não tão conhecidas do grande público, mas que também são animais de estimação extraordinários.

Continue lendo este artigo do Perito Animal e descubra 6 raças de gatos orientais.

Também lhe pode interessar: Top 6 de cachorros pequenos de pelo curto

1. Gato Ceilão

O gato Ceilão é uma bonita raça que provem do Sri Lanka (o antigo Ceilão). Esta raça é muito desconhecida na Europa e outros continentes, mas uns criadores italianos começaram recentemente a sua criação e distribuição.

Este gato é ideal para conviver em casas e apartamentos. É sociável, limpo e afetuoso. Logo de início adquire confiança com a família que o acolhe, mostrando-se muito amável e carinhoso.

A morfologia do gato do Ceilão é característica. Possui umas orelhas grandes, que na sua base são amplas. Os seus olhos levemente amendoados são de uma cor verde espetacular. O tamanho do gato do Ceilão é médio, com a musculatura bem definida e um pelo curto muito sedoso. Tem as bochechas arredondadas e um marmoreado típico na sua pelagem.

6 raças de gatos orientais - 1. Gato Ceilão

2. Gato Burmês

O gato Burmês ou Birmanês é uma raça doméstica proveniente da Tailândia. Nas suas origens eram de cor marrom, mas foi nos USA e Grã Bretanha onde esta raça se expandiu a nível mundial, criando o atual standard da raça. Hoje em dia aceitam-se uma grande variedade de cores.

O gato Burmês é de tamanho médio, cabeça arredondada, pescoço curto e orelhas de medida média. Tal como os siameses são muito inteligente e vocais, ou seja, comunicam muito bem com as famílias que os acolhem. São muito afetuosos.

Através de uma cruzamento entre o gato burmês e uma gato americano shortair, criou-se uma nova raça chamada gato Bombaim. Tentou-se e consegui-se, criar uma espécie de pantera negra em tamanho de gato.

O gato Bombaim é tremendamente carinhoso, a sua cor é sempre negro acetinado, e os seus músculos estão muito definidos, uma vez que o seu pelo é muito curto e sedoso. Os seus bonitos olhos são sempre de uma gama de laranjas, dourados ou cobre. Não gostam da solidão.

É um gato ideal para viver em apartamentos pequenos, uma vez que não são demasiado ativos. Um hábito fácil de lhe incutir, tal como acontece com os siameses, é que pode aprender a urinar dentro do vaso sanitário, sempre, claro está, que se deixe a tampa levantada.

6 raças de gatos orientais - 2. Gato Burmês

3. O gato siamês

O gato siamês é um animal de estimação extraordinário pelo seu equilíbrio em todas as facetas, algo que os torna adoráveis. São inteligentes, carinhosos, independentes, limpos, comunicativos, ativos sem se excederem e de uma beleza elegante e refinada.

Eu tive a oportunidade de ter um casal de siameses, e cada um tinha a sua personalidade, mas eram ambos muito carinhosos. O macho tinha a capacidade de abrir as portas dos quartos com as patas e fazia as suas necessidades no vaso sanitário.

O azul dos olhos de um gato siamês resume tudo o que se possa dizer sobre ele. Descubra os tipos de gatos siameses que existem no artigo do Perito Animal.

6 raças de gatos orientais - 3. O gato siamês

4. Bobtail japonês

O bobtail japonês é uma raça de origem nipônica com uma fantástica história:

Diz a lenda que estes gatos chegaram em barco desde as ilhas Kuriles até à costa do Japão há mil anos. No ano de 1602 proibiu-se ninguém podia comprar, vender ou manter um gato bobtail em sua casa. Todos os gatos deviam ser libertados nas ruas japonesas para que acabassem com a praga dos ratos que assolava as colheitas de arroz e as fábricas de seda.

Uma peculiaridade desta raça é o seu rabo curto e retorcido. É um gato de tamanho médio com a face triangular e as orelhas em estado de alerta. É musculoso e as suas patas traseiras são mais compridas que as dianteiras. É um gato ativo e "rufia" de madrugada. É muito miador, por esse motivo se decidir adotar um não se esqueça de visitar o artigo em que lhe explicamos por que o meu gato mia tanto.

6 raças de gatos orientais - 4. Bobtail japonês

5. Gato chinês Li Hua

O gato Li Hua é um recém chegado ao mundo dos animais de estimação. Este gato doméstico provém diretamente do gato da montanha chinês, Felis silvestris bieti, e no ano de 2003 começou a sua crianção como animal de estimação. É um gato muito musculado de tamanho médio. Normalmente é de tons oliváceos com manchas tigresa escuras. Os seus olhos ovalados são verdes oi amarelos.Descubra alguns brinquedos para gatos e estimule a sua inteligência.

É um gato muito inteligente que se dá muito bem com outros pets mas não é excessivamente afetuoso. Necessita de espaço porque é muito ativo. Não é um animal de estimação recomendável para crianças de pouca idade.

6 raças de gatos orientais - 5. Gato chinês Li Hua

6. Gato oriental

Originário da Tailândia, este felino de feições estilizadas tem um aspeto muito singular e orelhas grandes que o tornam inconfundível. O seu estilo e figura lembra-nos o gato siamês moderno.

Trata-se de um animal muito afetuoso e limpo, perfeito para uma vida delicada em um apartamento. Esta bonita raça existem em muitas cores e padrões.

Se gostou deste artigo pode também lhe interessar conhecer as raças de gatos mais pequenos do mundo.

6 raças de gatos orientais - 6. Gato oriental

Se deseja ler mais artigos parecidos a 6 raças de gatos orientais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Escrever comentário sobre 6 raças de gatos orientais

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Principe
Ele e um gato muito obediente arassa dele e siamês
A sua avaliação:
mariana
muito fofo (foto besta)

6 raças de gatos orientais
1 de 7
6 raças de gatos orientais

Voltar ao topo da página