Partilhar

Os 10 animais mais fiéis ao seu parceiro

Por Nídia Figueira, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 18 novembro 2020
Os 10 animais mais fiéis ao seu parceiro

É certo que a maioria dos animais não costuma ter nenhum tipo de fidelidade em relação aos seus companheiros assim que termina o processo de reprodução. No entanto, a natureza surpreende com animais monogâmicos que criam laços que os acompanham para toda a vida.

No entanto, diferentemente do que muita gente pode imaginar, a fidelidade não ocorre por uma questão de romantismo e, sim, por sobrevivência ou mesmo causa da genética. Conheça neste artigo do PeritoAnimal 10 animais mais fiéis ao seu parceiro.

Também lhe pode interessar: Os 10 animais que saltam mais alto

Animais monogâmicos

Animais monogâmicos existem? Sim. E há diferentes explicações para isso: de uma questão para lá de prática como a sobrevivência, até possivelmente a genética.

É isso mesmo. Um estudo publicado na revista científica Science em janeiro de 2019 pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, sugere que a explicação para a monogamia no reino animal pode estar na genética.[1]Os integrantes de casais que apenas se relacionavam esporadicamente com um terceiro animal foram considerados como animais monogâmicos neste estudo.

Os cientistas investigaram 10 animais vertebrados, como pássaros, peixes, rãs e roedores e encontraram alguns conjuntos de genes mais propensos a serem rejeitados ou transformados nos animais monogâmicos, diferentemente do que foi visto nas espécies não monogâmicas. Segundo o estudo estadunidense, essa alteração genética pode ter ocorrido durante a evolução das espécies.

O estudo não é conclusivo e, portanto, ainda não é possível afirmar categoricamente o motivo para que existam animais monogâmicos, mas o que sempre foi difundido é que eles se comportam desta maneira por sobrevivência.

Entre os pássaros, a demora no desenvolvimento dos filhotes é um estímulo para que o casal permaneça unido garantindo seu bem-estar. Os pinguins também se ajudam por meio de um revezamento na árdua tarefa de chocar seus ovos no intenso frio da regiões em que vivem. As longas migrações e a escassez de alimentos também servem como um impulso para que pares sejam formados e, assim, possam se ajudar em diferentes tarefas, principalmente na busca por alimentos.

A seguir conheceremos alguns dos animais fieis mais populares.

Periquito

O periquito é um animal social que se sente sozinho e triste quando não tem companhia, sendo um dos animais mais fiéis ao seu par. Ele precisa de uma companheira para ser feliz dentro da gaiola e, uma vez que está com ela, não quer sair do seu lado. A morte de um parceiro é sempre terrível para o periquito, que poderá desenvolver ansiedade grave. Dentro do mundo das aves há inúmeras espécies de animais monogâmicos.

Os 10 animais mais fiéis ao seu parceiro - Periquito

Castor

Os castores são animais monogâmicos que só deixam de ser fiéis quando o seu par morre. Quando são pais, ambos colaboram para a manutenção do ninho, criando barragens juntos e ficando unidos para a sobrevivência de toda a família.

É comum os filhotes abandonarem a colônia para formar uma nova quando atingem a maturidade. No entanto, em períodos de escassez de alimentos, eles ficam com a sua família à espera de abundância. Os filhotes adotam o comportamento que observaram nos seus pais no momento de criar uma noca colônia. Os castores, assim, fazem parte da lista de casais de animais monogâmicos mais conhecidos.

Os 10 animais mais fiéis ao seu parceiro - Castor

Pinguim de penacho amarelo

No verão, os pinguins de penacho amarelo voltam ao lugar onde nasceram para conhecer uma fêmea adequada e ganhar uma parceira a quem serão fiéis para o resto da vida. Os que já têm parceira voltam à Antártida, ao ponto exato onde fizeram ninho da última vez. Podem ser muito agressivos quando outro macho tenta seduzir a sua companheira e têm um ritual muito peculiar: depois do acasalamento, cuidam dos ovos juntos. Os casais de animais se revezam para incubar e chocar o ovo.

Os 10 animais mais fiéis ao seu parceiro - Pinguim de penacho amarelo

Cisne

Os cisnes são animais que vivem em casal. Eles se aproximam nos meses de inverno. Ao ver o parceiro, nadam um à volta do outro e fazem uns movimentos de pescoço característicos da espécie. Depois de pôr os ovos, é a fêmea quem cuida deles. No entanto, o macho substitui muitas vezes a fêmea nessa tarefa.

São muito fiéis ao território reprodutivo, podendo até mostrar agressividade com outros cisnes e com humanos casos, sejam animais domésticos. Eles criam laços duradouros com o seu parceiro e, depois da sua morte, nunca voltam a procurar outro companheiro, figurando entre os animais monogâmicos desta lista.

E falando no cisnes, talvez possa te interessar este outro artigo do perito animal: existem animais homossexuais?

Os 10 animais mais fiéis ao seu parceiro - Cisne

Gibão

O gibão é um tipo de primata que desenvolve laços que duram para a toda a vida. Para esses animais monogâmicos, isso é uma vantagem na otimização de recursos, menor custo energético na proteção do território, entre outros. Passam o dia juntos, dividindo recursos e cuidando das crias.

Os 10 animais mais fiéis ao seu parceiro - Gibão

Lobo cinzento

Os lobos cinzentos formam uma matilha composta por um macho, uma fêmea e as suas crias. São incrivelmente fiéis ao seu parceiro e protegem os seus filhotes até à morte.

Os 10 animais mais fiéis ao seu parceiro - Lobo cinzento

Peixe frade

Seu nome científico é Pomacanthus paru. Este peixe marinho destaca-se pela fidelidade que mantém em casal. Embora não cuidem dos seus pequenos filhotes, uma vez que eles saem do ovo eles vivem juntos para sempre. Os casais de animais desta espécie defendem-se mutuamente de ataques de outros peixes e, mesmo que sejam os únicos habitantes em um aquário, continuam mantendo um papel territorial.

Os 10 animais mais fiéis ao seu parceiro - Peixe frade

Coruja

As corujas são aves fiéis não só na época de acasalamento, como também são aves monogâmicas no resto do ano. O macho e a fêmea colaboram nos cuidados e alimentação das crias. Além disso, são animais muito protetores, sendo frequente as mães perderem a vida para proteger os seus filhotes em lutas contra predadores com o dobro ou triplo do seu tamanho.

Os 10 animais mais fiéis ao seu parceiro - Coruja

Águia careca

Símbolo nacional dos Estados Unidos, as águias carecas emparelham toda a vida com um companheiro escolhido, sendo fiéis até ao dia da sua morte ou em casos de impotência. Os casais de animais desta espécie constroem e cuidam do ninho juntos, procurando calor e alimento em turnos. As crias permanecem no ninho por algum tempo até estarem prontas para viver sozinhas, alargando este período caso as condições ambientais sejam más.

Os 10 animais mais fiéis ao seu parceiro - Águia careca

Cupim

Parece estranho, mas alguns tipos de cupins também fazem parte das espécies que entram na lista de animais monogâmicos. Depois de cortejar o parceiro, procuram um local para se reproduzir e prosperar. Caso tenham êxito, criam uma nova colônia onde serão rei e rainha. Caso não tenham sucesso, morrem.

Os 10 animais mais fiéis ao seu parceiro - Cupim

Outros Top 10 de animais

Agora que já sabe um pouco mais sobre os animais monogâmicos e quais são os 10 animais mais fiéis ao seu parceiro, veja também os seguintes artigos com curiosidades do mundo animal:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os 10 animais mais fiéis ao seu parceiro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. SCIENCE. Monogamy may have a telltale signature of gene activity. Disponívem el: <https://www.sciencemag.org/news/2019/01/monogamy-may-have-telltale-signature-gene-activity>. Acesso em 17 de novembro de 2020.
Bibliografia
  • UOL - Meio Ambiente. Monogamia é natural? Veja animais que têm um parceiro para toda a vida. Disponível: <https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/listas/monogamia-e-natural-conheca-animais-que-tem-um-parceiro-para-a-vida.htm>. Acesso em 17 de novembro de 2020.
  • HUFFPOST. Por que alguns animais são monogâmicos? A resposta pode estar na genética. Disponível: <https://www.huffpostbrasil.com/entry/monogamia-origem-animais-evolucao_br_5c365cc2e4b035aceba4f946>. Acesso em 17 de novembro de 2020.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Os 10 animais mais fiéis ao seu parceiro
1 de 11
Os 10 animais mais fiéis ao seu parceiro

Voltar ao topo da página