Partilhar

Bengal

Atualizado: 5 novembro 2018
Bengal

O gato Bengal, conhecido também como gato de bengala, é um híbrido que nasceu do cruzamento de um gato doméstico e de um gato leopardo (felino asiático que ainda se encontra em estado selvagem). O próprio nome do gato Bengal nasce como consequência do nome do parente selvagem também chamado por vezes de gato bengala. A criação deste gato vem sendo realizada desde 1963 nos Estados Unidos da América com a ajuda da intervenção humana. Saiba mais sobre o gato Bengal, de seguida no PeritoAnimal.

Origem
  • América
  • Estados Unidos
Classificação FIFE
  • Categoria IV
Características físicas
Tamanho
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20

Aspecto físico

Tem uma estrutura forte e robusta abrindo assim o caminho para um gato de tamanho grande. Os machos costumam ser mais pronunciados, sendo que por vezes podem alcançar os 8 ou 9 quilos, enquanto que as fêmeas costumam pesar uns 3,5 quilos.

Tem uma cabeça larga e redonda que, junto a uma mandíbula forte e poderosa lhe concedem uma cara bonita. Os olhos, amendoados e grandes são de cor amarela esverdeada que, junto às orelhas curtas e pontiagudas, acabam por lhe proporcionar o aspeto selvagem que os criadores procuram.

O corpo do gato Bengal é forte e conta com a parte do lombo elevada. O pelo é curto, suave e espesso. O único padrão do pelo que o gato Bengal tem é o malhado próprio da raça, embora este possa mudar de tonalidades e mostre uma pequena variedade que inclui:

  • Cores marfim, creme, amarelo, dourado e laranja.

Caráter

O gato Bengal destaca-se pela sua conhecida hiperatividade e curiosidade. Trata-se de um gato insaciável que gosta de brincar e estar rodeado de pessoas que lhe dediquem toda a atenção. No geral, falamos de uma raça carinhosa e próxima a quem convive com eles que seguirá por toda a casa.

É um gato que se relacionará corretamente com outros animais da casa como outros gatos, cachorros e inclusive furões. Ao ser tão inteligente passará várias horas inspecionando qualquer detalhe que ache intrigante. É um gato divertido.

No entanto, é bom referir que por vezes se o nível de consanguinidade com o gato selvagem for muito próximo podem mostrar comportamentos diferentes aos dos gatos comuns, embora não seja por isso que deixe de ser um gato amigável.

Saúde

É muito importante ter em dia o calendário de vacinação do gato Bengal, tal como acontece em todas as outras raças. As doenças mais comuns que podem afetar o seu gato de bengala são as seguintes:

  • Luxação da patela: Costuma ser consequência de malformações de origem hereditária ou traumática.
  • Hipoplasia cerebral: Trata-se de uma anormalidade congênita frequente em animais domésticos que afeta o cérebro.

Cuidados

O cuidado do gato Bengal é simples, podemos limpar o pelo com panos úmidos para que fique bonito além de o escovar de vez em quando. Eles próprios se ocuparão de se limpar diariamente, embora se vir sujidade extrema poderá desfrutar com ele e dar-lhe um banho refrescante. Além disso, deverá prestar especial atenção aos ouvidos que costumam criar cerume em excesso e, ao queixo que por vezes cria uma gordura que conseguimos limpar sem problema.

Além disso, é bom referir a importância de lhe dar uma alimentação variada e rica utilizando rações e patês de alta qualidade que se irão refletir no brilho do pelo.

Curiosidades

  • Recomenda-se a castração da raça para evitar comportamentos muito dominantes no caso dos machos ou comportamentos herdados pelo fator selvagem que os envolve.
  • O gato Bengal é um excelente nadador que gosta de se molhar na água por pura diversão.

Fotos de Bengal

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Bengal

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Bengal

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
2 comentários
Rosa Cavagnolli
Tenho dois gatos bengals, um macho e uma fêmea, irmãos, com 7 meses, já castrados. São exatamente como descreve a matéria, carinhosos, companheiros, curiosos , espertos e hiperativos. Lindos !!!
Cecilia
Opinião sobre os meus meninos bengal? Grata
Naah
Maravilindos! *-*

Bengal
1 de 5
Bengal

Voltar ao topo da página