Partilhar

Como fazer o cachorro parar de morder

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 23 janeiro 2019
Como fazer o cachorro parar de morder

Ver fichas de  Cachorros

Os filhotes de cachorros são animais ternos, dóceis e curiosos. Esta é uma fase muito importante da vida do pet na qual deve aprender como se comportar dentro do núcleo familiar, por exemplo, aprender a inibir a mordida para evitar machucar os tutores, crianças ou até mesmo outros animais. Por essa razão, é importante ensinar ao cachorro a não morder móveis, plantas, brinquedos, mãos e etc. Neste artigo do PeritoAnimal sobre como fazer o cachorro parar de morder, vamos nos centrar nos problemas dos dentes do seu cachorro e explicar porquê e como deve tratar esta situação.

Também lhe pode interessar: Como fazer o cachorro parar de latir

Cachorro mordendo: causas

Tal como os seres humanos, os cachorros nascem sem dentes. Na etapa que passa do período de transição com o período de socialização, ao redor de um mês de vida, é quando começam a sair os dentes de leite. Mais adiante, a partir dos 4 meses, esses dentes vão crescer e forma-se a arcada dentária definitiva.

Exatamente como ocorre com as crianças, os cachorros sofrem dores e desconforto que são aliviados mediante a mordida de objetos, mãos ou qualquer coisa que eles encontrem pela frente. Por isso, é comum ver um cachorro filhote mordendo o tempo todo.

Se o filhote de cachorro tiver sido separado da mãe muito cedo, antes das 8 semanas, por exemplo, é um problema adicional, uma vez que o filhote não teve a oportunidade de aprender a inibir a mordida junto da mãe e dos irmãos, por isso, não saberá controlar a força e pode machucar sem ter intenção. Além disso, o filhote de cachorro também pode morder por outros motivos associados ao seu comportamento natural e próprio da espécie. Por vezes, pode ser que quando estiver brincando com você, te morda um pouco nas mãos, mas fique tranquilo que isso é normal, principalmente quando são filhotes.

Como fazer o cachorro parar de morder - Cachorro mordendo: causas

Como fazer o filhote parar de morder

Se o seu cachorro foi separado muito cedo da mãe, você deve começar a socializá-lo assim que tiver iniciado o calendário de vacinação e o veterinário liberar os passeios na rua. O contato com outros cachorros mais velhos será fundamental para que ele aprenda como deve brincar e consequentemente, com que força morder.

Esse processo é extremamente importante para o filhote de cachorro pois, além de aprender a administrar a força da mordida também saberá como é o comportamento de outros animais da sua espécie. A socialização pode ser lenta mas é muito importante para o cachorro filhote uma vez que o seu futuro cachorro adulto vai se comportar de uma forma ou outra dependendo do que aprender nesta fase.

Não tenha medo de aproximar seu cachorro de cachorros maiores, apenas tenha certeza de se trata de um cachorro sociável, amigável e que não machucará o seu filhote de cachorro. Já que, se isso acontecesse, poderia causar um trauma em seu cachorro.

Se você estiver interessado em saber Como fazer o cachorro parar de latir leia também esse artigo do PeritoAnimal.

Cachorro mordendo: é possível evitar?

Antes de saber o que fazer para o cachorro parar de morder, é preciso ter em conta que apesar dos cachorros aprenderem com certa facilidade novas condutas e ordens, é certo que nem sempre são capazes de memorizar, por isso, é normal que esqueçam alguns detalhes. Ensine para o seu cachorro desde cedo quais são os brinquedos que ele pode morder e quais coisas ele não pode morder.

Durante o processo de socialização e a falta de uma mãe natural, você deve ser uma referência para o comportamento do cachorro. Por este motivo, recomendamos que em casa tenha uma atitude relaxada e calma, que não brinque de forma brusca e utilize sempre o reforço positivo, desta forma, terá um cachorro saudável e feliz.

Para que o seu cachorro deixe de morder mãos, sapatos e outros elementos que encontre em casa, é fundamental ter vários brinquedos e mordedores para ele, você pode encontrar à venda em lojas específicas para animais.

Vale ressaltar que o castigo não deve ser aplicado nos cachorros filhotes, evite repreender de maneira agressiva pois pode ter o efeito contrario, uma vez que assim você vai inibir o comportamento do cachorro e vai prejudicar a aprendizagem, podendo causar estresse, ansiedade e o pior de tudo, estregar a relação de vocês.

Continue lendo para saber como fazer o cachorro parar de morder passo a passo.

Como fazer o cachorro parar de morder - Cachorro mordendo: é possível evitar?

Como fazer para o cachorro parar de morder objetos

Tenha em conta os seguintes fatores para saber como fazer o cachorro parar de morder objetos:

  1. É fundamental que, desde filhote, o seu cachorro relacione morder determinados objetos de forma positiva e, para isso deverá felicitá-lo com entusiasmo cada vez que o encontrar mordendo algum dos seus brinquedos, assim, ele fará uma melhor associação e na fase adulta terá esses comandos assimilados.
  2. Você deve ensiná-lo a soltar já que, além de evitar que morda objetos, esse comando ajuda a prevenir que ele coma alguma coisa na rua ou que roube brinquedos de outros cachorros, o que poderia desenvolver uma disputa ou briga.
  3. Uma vez que o cachorro compreendeu o significado da palavra "solta", coloque em prática cada vez que encontrar o cachorro mordendo algo que não deva, a ideia é substituir o "não" pela palavra escolhida, para que ele entenda que está fazendo algo mal e solte imediatamente o objeto. Uma boa opção é aproximar dele um dos seus brinquedos para ele entender que morder isso é o correto.
  4. Evite repreender seu cachorro se ele mordeu algo há mais de 30 minutos, pois ele não se lembrará.
  5. À medida que seu cachorro aprenda a soltar os objetos, é fundamental começar a reforçar as condutas positivas, como por exemplo, quando ele morder os brinquedos corretos. Deixe brinquedos que ele possa morder pela casa e, cada vez que o vir fazendo, felicite o seu cachorro de forma calorosa, com um petisco, um "muito bem" ou um carinho.

Isto não se trata de um processo curto e depende da inteligência do cachorro e das repetições desses comportamentos. O cachorro relacionará mais cedo ou mais tarde o que é que tem ou não de morder. O mais importante é ter paciência e muito carinho para oferecer ao pet.

Fique atento pois existem alguns brinquedos não indicados para cachorro, veja mais no artigo Brinquedos não recomendados para cachorros.

Como fazer o cachorro parar de morder - Como fazer para o cachorro parar de morder objetos

O que fazer quando um cachorro morde o tutor

Você pode ter se perguntado algumas vezes o que fazer quando um cachorro morde o tutor, saiba que é normal esse comportamento quando ele está brincando, mas também pode fazê-lo em situações de nervosismo. Para evitar cachorro mordendo pés e mãos, siga essas dicas:

  1. No momento em que o cachorro te morder forte, você deve emitir um som de dor para que ele aprenda a identificar a dor nos humanos. Em seguida, deixe de brincar para que ele compreenda e associe o som com o final da brincadeira.
  2. Esse exercício deve ser repetido muitas vezes até que o cachorro assimile de forma correta o som com a dor e o final da brincadeira, assim, o cachorro entenderá o que está acontecendo.

Quando o cachorro aprender a controlar a força da mordida, evite jogos que deixem ele muito excitado porque nesses casos ele pode perder o auto controle. Premie com "muito bem" os jogos tranquilos e as atitudes positivas com você e outras pessoas.

Nesse ponto trabalhe como no caso anterior. A chave é evitar que as situações que incentivam o cachorro a morder pés e mãos e, por outro lado, reforçar as atitudes positivas como morder o brinquedo correto com palavras, petiscos, carinhos e etc. O mais importante é ter paciência e dar muito amor e carinho ao seu pet, afinal, esse tipo de comportamento não muda do dia para noite e requer tempo e esforço.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer o cachorro parar de morder, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário sobre Como fazer o cachorro parar de morder

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
José Manuel Ferreira
Dica muito útil, bem estruturada e de compreensão fácil.
Obrigado!
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi José! Obrigada e continue nos acompanhando! 🐶
Ana Carolina
Tenho um filhote de Pit bull de 3 meses, chegou pra mim com 49 dias. Desde que chegou, ela morde e pula em todos aqui. e desde sempre damos os comandos e ela não obedece.Hoje com 3 meses e mais de 8 kg ela ainda faz o mesmo tipo de brincadeira, porem com muito mais força, rasgou calças e vestidos no meu corpo. A postura não é de ataque, mas ela é forte demais para brincar assim. Nunca batemos ou castigamos ela, somente comandos básicos, porem, não funcionam. Estamos com medo dela ficar agressiva quando mais velha e nos atacar. O que posso fazer ? Me ajuda por favor, não quero me desfazer da minha bichinha. Desde já, obrigada.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ana Carolina! Leia este nosso artigo com dicas para adestrar um pitbull: https://www.peritoanimal.com.br/dicas-para-adestrar-um-pitbull-20500.html. Uma vez que o pitbull é uma raça com um porte muito forte, se você vir que não está conseguindo sozinha adestrar o seu cachorro, deve consultar um adestrador profissional que a possa ajudar. As aulas de adestramento são sempre um excelente investimento! Procure um profissional certificado e que utilize métodos de adestramento positivos.

Como fazer o cachorro parar de morder
1 de 4
Como fazer o cachorro parar de morder

Voltar ao topo da página