Problemas de comportamento

Mordida de gato em outro gato - Como tratar e prevenir

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 10 novembro 2022
Mordida de gato em outro gato - Como tratar e prevenir
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Uma mordida de gato em outro gato pode acarretar uma série de riscos à saúde dos felinos. Os bichanos são animais geralmente tranquilos, mas também são muito territoriais e não deixam de usar suas garras ou dentes se julgarem isso necessário para se defender, proteger os seus ou assegurar seu território. Também pode ocorrer entre gatos que vivem na mesma casa por ciúmes, diferenças entre a alimentação, lugar para descansar ou brinquedos, então você deve saber o risco que tem as mordeduras entre gatos para atuar adequadamente quando seu pequeno felino for mordido por outro gato.

Siga lendo este artigo do PeritoAnimal para conhecer os riscos e as características que da mordida de um gato a outro. Também mostramos como tratar e prevenir este comportamento.

Índice

  1. O que fazer se meu gato for mordido por outro gato?
  2. Como identificar que um gato foi mordido por outro gato?
  3. Como evitar que meu gato morda outros gatos?
  4. Como tratar uma mordida em gatos?

O que fazer se meu gato for mordido por outro gato?

A mordida de um gato em outro gato é especialmente perigosa por ser mais profunda e, por isso, causa mais danos aos tecidos do animal. Isto ocorre porque os gatos possuem dentes compridos, finos e pontiagudos e as presas são ligeiramente curvadas. Além disso, esses dentes podem conter numerosas bactérias que predispõe à infecções ao serem depositadas nas extremidades da ferida, e como a mordida é tão profunda e estreita, esses germes se reproduzem de forma muito rápida devido ao acúmulo de umidade e calor.

Quando esses germes chegam na corrente sanguínea podem ser transmitidos por todo o organismo do gato causando septicemia que pode ser mortal. Se um gato morde outro no rabo ou na pata ocorre uma celulite ao propagar a infecção aos tecidos adjacentes, em outros casos pode derivar uma infecção no osso (osteomielite) ou uma artrite séptica, que é a infecção do espaço articular. Assim mesmo, as mordeduras entre gatos podem transmitir doenças tão importantes como a raiva, o tétano ou o vírus da imunodeficiência felina.

Assim, resumindo, a mordida de um gato em outro gato é perigosa porque:

  • É profunda e pode transmitir germes
  • Por meio da mordida o gato pode transmitir raiva
  • Os gatos também podem contagiar outros gatos com tétano pela mordedura
  • É pela mordida que o felino também é capaz de transmitir o vírus da imunodeficiência felina

O que fazer se o gato for mordido? Qual o protocolo?

Por tudo que foi mencionado, se o seu gato for mordido por outro gato o risco de infecção é altíssimo, e se foi mordido por um gato não higienizado e vacinado, como um gato de rua, a possibilidade de transmissão de doenças infecciosas aumentam exponencialmente, por isso o mais recomendável é procurar o quanto antes o centro veterinário para que examinem a ferida e realizem os tratamentos necessários.

Como identificar que um gato foi mordido por outro gato?

Como já comentamos, os riscos de uma mordida de gato em outro gato são muito elevados. Os sintomas que podem fazer você suspeitar que seu gato foi mordido por outro gato, são:

  • Debilidade
  • Dor
  • Inflamação
  • Inchaço ou pus em pequenas feridas

Também podem surgir sinais mais graves, como:

  • Paralisia
  • Febre
  • Hipersensibilidade ou falta dela
  • Convulsões
  • Anorexia.
Mordida de gato em outro gato - Como tratar e prevenir - Como identificar que um gato foi mordido por outro gato?

Como evitar que meu gato morda outros gatos?

Já falamos neste artigo das mordeduras entre gatos que não moram juntos, mas, o que acontece quando nosso gato fica mordendo outro gato que mora com ele? Como devemos atuar para evitar isso? Manter um ambiente tranquilo no lar é a chave para prevenir brigas e mordeduras entre gatos que convivem juntos. Para isso, é fundamental garantir que cada gato tenha seus próprios recursos, como caixa de areia, cama, brinquedos e inclusive tigelas para comer dependendo do tipo de relação que existe entre eles.

Por que meu gato morde meu outro gato e como evitar?

São diversas as causas que explicam a agressividade de um gato com outros felinos com os quais convive, como por exemplo uma falta de socialização em sua etapa crucial, ou seja, entre as 2 e 7 primeiras semanas de vida, momento no qual os gatinhos devem ser acostumados a conviver ou estar em contato com pessoas de todas as idades, bem como diferentes situações, transportes, e contato com outros animais e gatos para que futuramente não tenham tanto medo de estranhos e tolerem melhor a companhia de outro da mesma espécie.

Em outros casos, mesmo que a socialização tenha sido realizada em maior ou menor medida, o problema ocorre quando a apresentação entre os gatos não foi adequada. É importante conhecer os passos para introduzir um novo gato na casa quando já existe um, pois são animais muito territoriais e rotineiros e qualquer coisa que saia de sua zona de conforto vai ser muito estressante. Nesses casos, pode iniciar os passos a seguir em uma correta apresentação mesmo se os gatos já conviveram alguns dias.

Para evitar que seu gato morda outros gatos se sair para fora de casa costumeiramente, a solução é fácil, não o deixe sair sozinho mediante nenhum motivo. Assim, além de prevenir doenças e parasitas, você também evita o risco de atropelamentos. Se o seu gato necessita sair muito, te sugerimos acostumá-lo a passear com guia para que possa controlar seu comportamento no exterior.

Como tratar uma mordida em gatos?

Os antibióticos administrados dentro das primeiras 24 horas desde a mordida de um gato em outro gato podem prevenir a propagação de infecção e da septicemia mortal, por isso é tão importante seguir o protocolo e procurar um centro veterinário de urgência quando veja ou note que seu gato foi mordido por outro felino.

É importante tosar o pelo ao redor da ferida e limpá-la. Uma vez limpa, deve ser aplicado um produto antisséptico ou desinfetante como a clorexidina ou o povidonaiodada com água (1 parte de povidona/10 partes de água). Após isso, pode ser aplicada uma pomada anti-inflamatória e antibiótica além de antibióticos por via oral. Se o gato manifesta dor, também devem ser usados analgésicos. Normalmente, estas feridas não devem ser fechadas, devem cicatrizar ao ar livre com a limpeza e a desinfecção rotineira que o veterinário orientará. As feridas graves ou complicadas podem requerer cirurgia.

Como um tratamento antibiótico rápido, os abcessos que podem ser desenvolvidos pelo gato após a mordedura de outro gato podem ser curados em cinco dias, enquanto que a celulite ou a infecção óssea ou articular podem ser prolongadas por mais alguns dias.

Se o seu gato não está protegido para a raiva e se você desconhece a situação dos vírus da leucemia e da imunodeficiência felina, você deve comentar ao veterinário, pois estas feridas podem transmitir esses vírus, e se o gato for positivo a algum desses últimos retrovírus pode desenvolver imunossupressão, que retarda a recuperação normal da ferida ao alterar a correta função do sistema imune. Por isso, se após a mordedura você notar que ferida do seu gato não cicatriza, deverá comentar isso para o especialista.

Agora que você já sabe o que a mordida de gato em outro gato pode provocar, viu qual é o protocolo de tratamento e como evitar a mordedura entre gatos, não perca este outro artigo no qual respondemos: por que os gatos mordem os tutores?

Mordida de gato em outro gato - Como tratar e prevenir - Como tratar uma mordida em gatos?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Mordida de gato em outro gato - Como tratar e prevenir, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Bibliografia
  • Harvey, A.; Tasker, S. (Eds). (2014). Manual de Medicina Felina. Ed. Sastre Molina, S.L. L ́Hospitalet de Llobregat, Barcelona, España.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Mordida de gato em outro gato - Como tratar e prevenir