menu
Partilhar

Choque anafilático em cachorros - Sintomas e tratamento

 
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 19 outubro 2021
Choque anafilático em cachorros - Sintomas e tratamento
Imagem: https://www.littlethings.com/

Ver fichas de  Cachorros

O choque anafilático em cachorros constitui uma emergência veterinária que exigirá uma ação rápida para evitar que tenha consequências fatais para o nosso companheiro. Neste artigo do PeritoAnimal, explicaremos como pode ocorrer este choque, quais sintomas devem nos colocar em alerta e qual é o tratamento que o cachorro precisará para se recuperar. É muito importante que tenhamos sempre à mão o telefone da emergência veterinária mais próxima para poder reagir rapidamente em situações como esta.

Continue lendo para saber tudo sobre o choque anafilático em cachorros, seus sintomas e tratamento.

O que é um choque anafilático em cachorros?

O choque anafilático é uma reação alérgica que ocorre de maneira imediata e grave enquanto o cachorro entra em contato com o alérgeno, ou seja, a substância à qual é alérgico. O cachorro deve ter sido sensibilizado anteriormente, ou seja, para que o choque anafilático seja desencadeado, deve ser a segunda vez que o cachorro entra em contato com essa substância.

Causas do choque anafilático em cachorros

Existem várias substâncias que são capazes de causar choque anafilático ao cachorro. Entre estas, podemos destacar um medicamento tão conhecido e utilizado como a penicilina, mas também são comuns outras substâncias com maior dificuldade de controle, como o veneno que é transmitido nas picadas de abelhas ou vespas. Alguns cachorros podem sofrer este choque após a administração de alguma vacina, embora, felizmente, não é uma reação muito frequente.

Choque anafilático em cachorros - Sintomas e tratamento - Causas do choque anafilático em cachorros

Sintomas do choque anafilático em cachorros

Um choque anafilático pode se apresentar, inicialmente, como uma reação local no ponto em que o alérgeno entrou em contato com o cachorro. Notaremos que nessa área ele sentirá dor ou coceira e a veremos inchada e vermelha. Mas, quando o choque anafilático ocorre de forma aguda, a reação é generalizada por todo o organismo de maneira imediata ou em apenas algumas horas.

Os sinais de choque anafilático em cachorros, são:

  • Agitação
  • Nervosismo
  • Diarreia
  • Vômitos
  • Fraqueza

Finalmente, deve-se observar também que pode apresentar dificuldade para respirar e até ruídos como o estridor, que é um som que identificaremos como muito agudo e que se deve ao inchaço da laringe. Se o cachorro não recebe tratamento imediato entrará em coma e morrerá.

Tratamento do choque anafilático em cães

O que fazer quando o cachorro está em estado de choque? Como já dissemos, o choque anafilático em cachorros trata-se de uma emergência veterinária que deve ser atendida por um profissional em uma clínica, pois para conseguir controlá-la serão necessários medicamentos, como a adrenalina, os anti-histamínicos ou os corticoides, além de procedimentos como a fluidoterapia ou a administração de oxigênio que vai supor a canalização de uma via e materiais que não podemos ter em nosso armário de remédios caseiros.

Portanto, se suspeitamos que nosso cachorro pode estar sofrendo um choque anafilático, devemos transferi-lo imediatamente para um centro veterinário. Se durante a transferência ele parar de respirar, deveremos avaliar a opção de iniciar a respiração artificial ou a reanimação cardiopulmonar, caso também não tenha batimento cardíaco.

Choque anafilático em cachorros - Sintomas e tratamento - Tratamento do choque anafilático em cães

Precauções contra o choque anafilático em cachorros

Se nosso cachorro está sofrendo um choque anafilático devemos, antes de mais nada, manter a calma e sempre abordá-lo de maneira pausada e tranquila para evitar aumentar o seu nervosismo e, assim, comprometer mais sua respiração. Qualquer manipulação a que o submetamos deve ser realizada com extremo cuidado. Devemos permitir que adote a posição em que se sinta mais confortável. Desta forma, escolherá aquela que torna mais fácil de respirar. Rapidamente o transferiremos ao veterinário e só teremos que intervir se observamos que ele para de respirar.

Dicas para evitar o choque anafilático em cachorros

A priori não é fácil saber qual substância é capaz de causar um choque anafilático ao nosso cachorro, mas podemos evitar algumas situações em que isto pode ser desencadeado. Assim, jamais devemos administrar no cachorro nenhuma vacina ou medicação por conta própria.

Além disso, se nosso cachorro tiver manifestado alguma reação alérgica a algum medicamento, deve ser anotado em seu histórico clínico e não deve ser administrado novamente, solicitando também a realização de testes de alergia em cães, se necessário. Da mesma forma, não devemos permitir que nosso cachorro brinque com abelhas ou vespas, pois podem ocorrer picadas.

Por último, devemos sempre ter em mãos o telefone de uma clínica de emergências, inclusive quando viajamos com nosso cachorro.

Agora que você sabe tudo sobre o choque anafilático em cães, também recomendamos a leitura deste outro artigo do PeritoAnimal em que apresentamos diferentes opções de remédios para alergia de cachorro.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Choque anafilático em cachorros - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.

Bibliografia
  • NAGIB, Martha Girardi. Choque cardiogênico em cães: revisão de literatura. 2017. Disponível em: <https://bdm.unb.br/handle/10483/20017>. Acesso em 20 de outubro de 2021.
  • FIGHERA, Rafael Almeida; SOUZA, Tatiana Mello de; BARROS, Claudio Severo Lombardo de. Acidente provocado por picada de abelhas como causa de morte de cães. Ciência Rural, 2007, vol. 37, no 2, p. 590-593. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cr/a/NL9xm5Pz3Bg3mrYqCZ5L8cS/?lang=pt>. Acesso em 20 de outubro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Choque anafilático em cachorros - Sintomas e tratamento
Imagem: https://www.littlethings.com/
1 de 3
Choque anafilático em cachorros - Sintomas e tratamento

Voltar ao topo da página