menu
Partilhar

Meu cachorro é muito bruto brincando - Causas e soluções

Por Marta Sarasúa, Etóloga e auxiliar veterinária. 25 janeiro 2022
Meu cachorro é muito bruto brincando - Causas e soluções

Ver fichas de  Cachorros

O cachorro está mordendo muito nas brincadeiras? Fica muito agitado? A aspereza e o excesso de intensidade que alguns cães demonstram na hora de brincar é uma preocupação muito comum entre os tutores, especialmente entre aqueles que têm crianças em casa ou que convivem com animais grandes e fortes.

Os pulos, latidos, grunhidos ou mordidas nas mãos e pés são comportamentos que podem aparecer durante as brincadeiras, mas, às vezes, podem ser também sinais que indiquem que o animal não está confortável em determinada situação. Neste caso, é preciso respeitá-lo e interromper a interação para evitar qualquer reação agressiva. Neste artigo do PeritoAnimal, te ajudaremos a entender por que seu cachorro é muito bruto brincando e o que fazer para evitar esse comportamento.

Também lhe pode interessar: Hábitos e rotinas positivas para o cachorro

É normal que meu cachorro seja muito agressivo brincando?

Uma vez que nascem, abrem os olhos e começam a caminhar, os cachorros passam quase o dia todo brincando com seus irmãos e sua mãe. Estas primeiras semanas de vida são fundamentais para o seu desenvolvimento físico, cognitivo e social, uma vez que é através da brincadeira que aprendem a usar e interpretar sinais comunicativos próprios da sua espécie e a se relacionar com os demais.

Além disso, é a brincadeira que permite que eles aprendam a regular a intensidade da sua mordida para não machucar seus irmãos. Para que os cachorrinhos possam processar esta e outras aprendizagens e se adaptar à sua futura família humana, é importante procurar não os separar de suas mães antes dos dois meses de idade. Falamos mais detalhadamente sobre as consequências de uma separação precoce neste outro artigo com que idade se pode separar cachorros da mãe.

Ao receber seu peludinho pela primeira vez em casa, é comum que ele comece a brincar de forma bruta, grunhindo e mordendo forte, mas não precisa ter medo! Isso não significa que ele é agressivo. É importante lembrar que o natural para os cachorros é brincar de "pega-pega", "caçando" e "lutando" com seus irmãos. Nestas brincadeiras, eles costumam se morder, e a agitação faz com que comecem a latir e a grunhir.

O problema é que apesar de o cachorro ser capaz de controlar a intensidade da mordida quando brinca com outros da mesma espécie, somos humanos e temos maior sensibilidade ao tato e, por isso, sentimos mais dor. Enquanto tutores, é nosso dever ensiná-los qual é a forma mais adequada de brincar. Mais adiante, neste mesmo artigo, te explicaremos como fazê-lo!

Meu cachorro é muito bruto brincando - Causas e soluções - É normal que meu cachorro seja muito agressivo brincando?

Por que meu cachorro adulto é agressivo quando brinca?

Depois de ver o quão importante é manter o cachorro com a sua mãe e irmãos durante os primeiros meses de vida para que ele possa aprender a se comunicar e controlar a intensidade da mordida, é possível perceber como isso influencia diretamente no comportamento do adulto. Por isso, são vários os motivos que podem levar um cachorro adulto a brincar de forma bruta ou agressiva.

Se o animal tiver sido separado precocemente da sua mãe e irmãos, não tiver socializado de forma satisfatória com outros cachorros durante sua fase de desenvolvimento ou se não o tivermos ensinado desde pequeno a controlar a força da sua mordida, existe uma grande probabilidade de que ele se torne um cachorro adulto que brinca de maneira agressiva.

Meu cachorro é muito bruto brincando - Causas e soluções - Por que meu cachorro adulto é agressivo quando brinca?

Meu cachorro adulto brinca de forma bruta ou é ele agressivo?

Para conseguir modificar o comportamento do cachorro de forma eficaz, a primeira coisa que se deve fazer é aprender a diferenciar quando ele está brincando (ainda que de forma bruta) de quando está tentando enviar sinais que demonstram o seu desconforto. Para isso, é imprescindível analisar bem o contexto da situação que nos encontramos, observar as expressões faciais e corporais do animal e avaliar a sua reação às pessoas com quem está interagindo.

Se o ambiente for hostil e o cachorro estiver tenso, ansioso, assustado, desconfiado das pessoas que o rodeiem ou se sentir ameaçado de alguma forma, é muito pouco provável que a sua intenção seja a de brincar. Neste caso, os comportamentos observados muitas vezes são semelhantes aos que aparecem durante a brincadeira (abanar o rabo, pular nas pessoas, mostrar os dentes, adotar uma posição de "reverência" com a parte traseira do corpo para cima, etc.), mas são emitidas com uma intenção completamente diferente. Esse comportamento é conhecido como sinais de calma ou ameaça (de acordo com a sua intensidade), e são apenas tentativas do animal de nos dizer que está desconfortável e pedir que nos afastemos. Claro que estes sinais de comunicação não indicam agressividade no animal, mas se os desrespeitarmos ou os punirmos com frequência, é provável que ele acabe nos mordendo.

Meu cachorro é muito bruto brincando - Causas e soluções - Meu cachorro adulto brinca de forma bruta ou é ele agressivo?

O que fazer se meu cachorro for agressivo brincando

Se o cachorro te morde muito ou com bastante força, há algumas coisas que você pode fazer. Como já foi dito anteriormente, a maneira natural de brincar dos cachorros consiste, entre outras coisas, em perseguir e morder uns aos outros e, por isso, não é de se estranhar que queiram fazer o mesmo conosco. Para fazer o cachorro parar de morder e evitar que eles machuquem a nós ou a outras pessoas, é recomendado colocar em prática o que chamamos de inibição da mordida desde a chegada do animal à casa enquanto filhote.

Cachorros adultos também são perfeitamente capazes de aprender a controlar a intensidade com a qual brincam, então, caso tenha adotado ou já tenha em casa um peludinho adulto, não será problema algum! Neste outro artigo damos 10 conselhos para evitar mordida de cachorro.

Quando ensinamos um cachorro a inibir a mordida, temos como objetivo habituá-lo a não utilizar a boca durante a brincadeira. Para isso, a primeira coisa a se fazer é evitar brincar usando as mãos, pois se torna tentador ao animal tentar pegá-las. Caso ele pule em você ou te morda com mais força, uma boa ideia é emitir um som agudo, curto e forte como um tipo de "deixa", ensinando-o que aquilo te machucou. Após o sinal, interrompa o jogo por alguns segundos e depois o retome, utilizando sempre um brinquedo ou mordedor adequados. Assim, o cachorro entenderá que, se ele for bruto, a brincadeira parará.

É importante ressaltar que não devemos nunca castigar fisicamente o cachorro, intimidá-lo ou gritar com ele pelo seu jeito de brincar, pois isto apenas frustrará o animal e fará com que ele perca a confiança em nós, podendo prejudicar seriamente a relação. Sempre devemos trabalhar com reforço positivo e nunca punições.

Agora que você já sabe as causas e soluções para um cachorro muito bruto e que fica mordendo muito nas brincadeiras, confira o vídeo a seguir sobre o que fazer quando um cachorro fica mordendo seus pés quando você anda:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro é muito bruto brincando - Causas e soluções, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Bibliografia
  • ASPCA. Mouthing, Nipping and Play Biting in Adult Dogs. Disponível em: <https://www.aspca.org/pet-care/dog-care/common-dog-behavior-issues/mouthing-nipping-and-play-biting-adult-dogs>. Acesso em 25 de janeiro de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Gil
Olá perito animal, gostei muito do seu conteúdo!

Meu cachorro é muito bruto brincando - Causas e soluções
1 de 4
Meu cachorro é muito bruto brincando - Causas e soluções

Voltar ao topo da página