menu
Partilhar

Por que meu gato solta tanto pelo? - Causas e soluções

 
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 14 outubro 2021
Por que meu gato solta tanto pelo? - Causas e soluções

Ver fichas de  Gatos

Não é segredo para ninguém: os gatos soltam pelos. Mas por que é que isso acontece? Em geral, as causas mais comuns são a troca de pelo, parasitas externos, alimentação inadequada, doenças de pele ou estresse. Se a queda de pelo faz parte da sua natureza, há várias medidas que podem ser tomadas para evitar uma casa cheia de pelos mortos. Mas, quando o problema está na saúde, deve-se ir ao veterinário com urgência.

Aqui no PeritoAnimal sabemos que mais do que recomendações sobre como limpar, o que é realmente importante é descobrir o que se passa com o pelo do seu amigo felino e porque é que o seu pelo cai tão facilmente. Afinal, por que o gato solta tanto pelo? Neste artigo apresentamos as causas mais comuns e algumas dicas para a evitar que isso ocorra.

Por que meu gato solta tanto pelo?

Antes de pensarmos em diferentes formas de limpar a sua casa, é essencial saber por que é que você está diante de um gato soltando muito pelo. Bom, é natural que um gato solte um pouco de pelo, pois isto significa que está trocando a sua pelagem, por isso, os fios que vê por toda a sua casa são pelos mortos que se soltaram. A troca é necessária para manter o pelo saudável e brilhante.

No entanto, a queda excessiva pode significar que existe algum problema. É possível, por exemplo, que o gato tenha pulgas ou carrapatos, e que a coceira causada pela picada desses parasitas o faça coçar violentamente e eventualmente arrancar tufos inteiros de pelo.

Outra razão é a má alimentação. A comida de baixa qualidade, úmida ou seca, não só afeta a saúde do gatinho, uma vez que não fornece todos os nutrientes de que ele necessita e inclui ingredientes nocivos, mas também afeta o aspecto e a manutenção da sua pelagem.

Doenças de pele

A maioria das doenças de pele em gatos resultam em perda anormal do pelo, portanto, esse é um dos principais sintomas. As doenças mais comuns em felinos são:

  • Sarna. Dependendo do tipo de sarna, o animal pode ter perda de pelo generalizada ou, por outro lado, manchas desprovidas de pelo em certas partes do corpo.
  • Dermatite. Essa doença vem acompanhada de coceira e dependendo do tipo de dermatite, descamação da pele ou ressecamento.
  • Fungos. Apresentam círculos sem pelos em áreas específicas do corpo do animal.
  • Alergia. Dependendo da alergia, o gato pode apresentar queda de pelo, bem como coceira nos olhos e nariz, inflamação, tosse ou espirros.

Como já mencionamos, a queda de pelos localizada ou generalizada é frequentemente acompanhada de coceira intensa, erupções cutâneas, inflamações e até mesmo feridas causadas por coceiras excessivas. Se suspeitar que a causa de estar diante de um gato soltando muito pelo seja uma doença de pele, não hesite em consultar o seu veterinário para identificar a condição e estabelecer um tratamento.

Estresse e ansiedade

Assim como nós, humanos, outros motivos que explicam por que um gato solta tanto pelo são as situações de estresse e ansiedade. Além deste sintoma, o gato pode apresentar-se hiperativo, um pouco agressivo, apático e sem apetite. O que pode causar estresse? Mudanças na rotina, passar longas horas sozinho em casa, visitas de estranhos, ruídos altos, etc.

Por que meu gato solta tanto pelo? - Causas e soluções - Por que meu gato solta tanto pelo?

Como evitar que tenhamos um gato soltando muito pelo?

Depois de ter identificado por que o gato solta muito pelo, é hora de procurar soluções para este problema, que afeta tanto a ele quanto a você. Se a causa estiver relacionada com um problema de saúde, a solução é clara: visite um veterinário. Se for simplesmente um período de troca de pelagem, uma dieta inadequada ou estresse, oferecemos as seguintes recomendações:

  1. Escove o pelo do seu gato semanalmente. No início ele pode não gostar muito se não estiver acostumado, mas em breve vai adorar, pois uma boa escovação é uma excelente massagem. Se recomenda uma vez por semana para gatos de pelo curto, e duas a três vezes por semana para gatos de pelo longo.
  2. Compre um pente de metal com dentes finos para a escovação. Ao utilizá-lo, tenha cuidado para não ferir o seu gato em áreas com menos pelo, como a barriga.
  3. Como complemento à escovação, você pode umedecer um pano com água morna e passar sobre o pelo do seu gato, verá a facilidade com que os pelos aderem ao pano.
  4. Existem alguns produtos para uso externo em um gato soltando muito pelo que podem ser utilizados para ajudar a reduzir a queda. O nome dependerá do país em que você se encontra e da marca que fabrica o produto. O método de aplicação é normalmente espalhar o produto em toda a pelagem, repetindo conforme a indicação que vem no produto.
  5. Em caso de pulgas ou carrapatos, procurar imediatamente um tratamento. Pipetas, banhos, sprays, coleiras, etc. existem muitas opções disponíveis no mercado para pôr fim a este problema. Por isso, consulte o um veterinário.
  6. Ofereça ao gatinho comida de qualidade. Não será benéfico somente para a sua saúde, mas dentro de pouquíssimo tempo você vai notar que menos pelos vão cair e a sua pelagem vai ficar muito mais brilhante e sedosa.
  7. Compre um bom aspirador de pó. Se você tem tapetes, almofadas e outros objetos semelhantes acessíveis ao seu gato, é importante obter um bom aspirador de pó para otimizar a limpeza da sua casa se conviver com um gato soltando muito pelo.
  8. Elimine o fator estressante. Se você identificou que a causa do seu gato soltar tanto pelo é uma determinada situação ou objeto que faz com que o animal fique estressado, faça alterações apropriadas para restaurar a estabilidade emocional do gatinho.
Por que meu gato solta tanto pelo? - Causas e soluções - Como evitar que tenhamos um gato soltando muito pelo?

Qual raça de gato que não solta pelo?

Muitas pessoas que pretendem adotar um gatinho se perguntam se há raças de gatos que não soltam pelo. A verdade é que, devido à natureza dos felinos, todos soltam pelo, uns mais que outros. Até mesmo os gatos conhecidos por não terem pelos na realidade, têm sim, embora apenas uma fina e curta camada quase imperceptível.

Para conhecer oito raças de gatos que soltam menos pelo, recomendamos a leitura deste artigo e, também, que você assista ao vídeo a seguir:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu gato solta tanto pelo? - Causas e soluções, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado do pelo.

Bibliografia
  • PDSA. Alopecia (furr loss) in cats. Disponível em: <https://www.pdsa.org.uk/pet-help-and-advice/pet-health-hub/symptoms/hair-loss-alopecia-in-cats>. Acesso em 15 de outubro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Por que meu gato solta tanto pelo? - Causas e soluções
1 de 3
Por que meu gato solta tanto pelo? - Causas e soluções

Voltar ao topo da página