Partilhar

5 jogos para brincar com seu cachorro em casa

 
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 30 novembro 2017
5 jogos para brincar com seu cachorro em casa

Ver fichas de  Cachorros

Os cachorros são os pets por excelência, apesar dos animais de companhia serem cada vez mais variados (o que permite uma melhor adaptação ao estilo de vida de cada pessoa), a afirmação de que o cachorro é o melhor amigo do homem é baseada no grande vínculo emocional que podemos chegar a criar com os cães e como este fato pode enriquecer a nossa vida de forma extraordinária.

Por este motivo, os cães merecem as nossas melhores atenções, dirigidas não só a evitar a doença, mas também a cobrir todas as suas necessidades e a permitir-lhes ter uma ótima qualidade de vida.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe dar algumas ideias para poder interagir mais com o seu pet e procurar o seu completo bem-estar, e vamos fazer isso mostrando-lhe 5 jogos para brincar com seu cachorro em casa.

Também lhe pode interessar: Como brincar com gatos

Jogos para evitar o estresse

Embora à partida nos curte a acreditar, os cães são muito suscetíveis de sofrer estresse pois tratam-se de animais muito sensíveis. O estresse nos cachorros pode ser causado por vários fatores, como por exemplo a falta de jogo, a falta de exercício físico, a solidão, a falta de interação com outros animais ou a carência das atenções suficientes por parte da família humana.

Se o seu cachorro sofrer de estresse irá manifestá-lo da seguinte forma:

  • Fica nervoso e sobressalta-se facilmente perante o mínimo estímulo externo.
  • O seu comportamento manifesta importantes mudanças, pode mostrar-se tímido e reservado ou desenvolver um comportamento agressivo com outros animais ou pessoas.
  • Não pode relaxar e as suas horas de sono diminuem.
  • Pode deixar de se relacionar com os seus donos e mostrar letargia.
  • É possível defecar e urinar dentro de casa como manifestação do seu estado nervoso.

Se o seu cachorro manifestar estes sintomas, recomendamos que vá ao veterinário, no entanto também lhe indicamos que para prevenir e tratar esta situação deve estimular do modo adequado o seu pet, e um dos melhores métodos para o conseguir são os jogos para cães.

Um jogo que funciona muito bem para reduzir o estresse e a ansiedade de separação é o uso do kong, um brinquedo que premia a inteligência do cachorro.

5 jogos para brincar com seu cachorro em casa - Jogos para evitar o estresse

As possibilidades infinitas de uma caixa de papelão

Para começar com as primeiras opções de jogos caninos vamos precisar apenas de uma caixa de papelão, deve se tratar de uma caixa limpa, rígida e suficientemente ampla para o seu cachorro caber dentro dela.

Pode colocar a caixa em um lugar amplo da sua casa, se possível onde não existam muitos objetos que possam interagir com o cachorro como obstáculos, e depois começa a diversão, já que uma simples caixa de papelão tem inúmeras possibilidades de jogo.

De seguida mostramos-lhe alguns exemplos:

  • Colocando uma guloseima em modo de prêmio dentro da caixa conseguirá que o seu cachorro a descubra e possa meter-se dentro dela, descobrindo então que este pode ser um grande esconderijo. Além disso, conseguirá exercitá-lo fisicamente.
  • Outra forma de conseguir que o nosso cachorro interaja com a caixa é mostrando-lhe um brinquedo ao qual esteja apegado, o qual depois escondemos dentro da caixa.
  • Também podemos esconder os brinquedos seguindo o caminho inverso, ou seja, coloque os brinquedos dentro da caixa e permita que o seu cachorro se entretenha com eles, depois esconda-os em algum canto da sua casa e deixe que ele os procure.

Uma opção muito divertida para a caixa de papelão é que seja suficientemente ampla como para que nós também possamos entrar, deste modo estamos brincando completamente com o nosso cachorro, e isto vai motivá-lo. Utilizar o reforço positivo com guloseimas para cachorros, clicker ou abraços fará com que o nosso pet desfrute ainda mais.

5 jogos para brincar com seu cachorro em casa - As possibilidades infinitas de uma caixa de papelão

Brincar de esconde-esconde com o olfato

O sentido do olfato de um cachorro é extraordinário, de fato, é o sentido que menos se deteriora com o passar do tempo, pelo que este jogo é excepcional para continuar estimulando os cães idosos. Devemos aproveitar que o focinho do cachorro conta com milhões de receptores olfativos para estimular a sua cognição.

Para iniciar este jogo devemos apenas contar com ambientadores, frutas ou qualquer objeto com cheiro (vigiando sempre para que o cachorro não ingira nenhuma substância que possa ser tóxica), o ideal é utilizar cheiros que sejam desconhecidos para o nosso cachorro.

Primeiro, deixamos o cachorro cheirar o objeto durante um tempo, depois escondemos em algum canto e ele deverá procurá-lo, enquanto se encontrar nesta busca, estará estimulando o seu sistema nervoso.

Também pode espalhar comida pelo solo para que o cachorro a busque e relaxe. Embora seja preferível fazê-lo no exterior, também pode fazê-lo dentro de casa com filhotes ou cães idosos.

5 jogos para brincar com seu cachorro em casa - Brincar de esconde-esconde com o olfato

Prendendo o brinquedo

Este jogo é muito divertido e o mais importante é que permite ao cachorro exercitar-se fisicamente e manter-se ativo. É perfeito para os dias de chuva.

Precisa apenas de um brinquedo que seja atrativo para o seu pet, um pau, uma corda que tenha no mínimo um metro de comprimento.

O jogo executa-se da seguinte forma:

  • Atamos a corda a um extremo do pau e no extremo da corda devemos atacar o brinquedo.
  • Seguramos no pau e escondemos atrás de uma parede ou porta, deixando o brinquedo atado à corda no solo.
  • Começamos a mexer ligeiramente o brinquedo no solo para chamar a atenção do nosso pet.
  • Uma vez que o nosso pet tenha decidido explorar o brinquedo, então podemos mexer o pau de diferentes formas e intensificar o movimento, de maneira que o cachorro se mostre muito excitado e entretido.

Por último, uma agradável recompensa para o nosso amigo será desprender o brinquedo e dar-lhe toda a liberdade para brincar com ele.

5 jogos para brincar com seu cachorro em casa - Prendendo o brinquedo

Me empresta o seu brinquedo?

Este jogo permitirá que o nosso pet fique em estado de alerta e mantenha uma ótima condição física. Precisamos apenas de um brinquedo que seja atrativo para ele e, sobretudo que seja de tato suave, pois é importante que em nenhum momento se corra o risco de poder magoar os dentes do animal.

Permita que o cachorro brinque livremente até que você decide tirar-lhe o brinquedo, claro que ele não lhe deixará e aqui começa um jogo divertido de puxa e agarra, no qual podemos incorporar vários movimentos para permitir ao nosso pet um maior exercício físico. Se tem vários cachorros, acredite que este jogo funcionará bastante bem.

5 jogos para brincar com seu cachorro em casa - Me empresta o seu brinquedo?

Jogo musical para relaxar

Brincar com o nosso cão não tem que ter apenas a função de o estimular ou excitar, mas também pode ser uma excelente forma de o relaxar.

Os efeitos da musicoterapia são vários, positivos e já demonstrados. Por isso, pode relaxar o seu cachorro através da música seguindo estes passos:

  • Busque uma superfície onde o seu cachorro possa se deitar comodamente e relaxar.
  • Permaneça ao seu lado, à medida que se vai acalmando poderá dar-lhe carícias.
  • Coloque música, os cachorros podem gostar de música que incorpore uivos de lobos ou outros sons de animais selvagens, isto irá estimular o seu cérebro ao mesmo tempo que o mantém relaxado.

Após cinco minutos poderá observar como o seu cachorro mudou e se mostra completamente tranquilo. Descubra também como praticar yoga com o seu cachorro neste artigo.

5 jogos para brincar com seu cachorro em casa - Jogo musical para relaxar

Se deseja ler mais artigos parecidos a 5 jogos para brincar com seu cachorro em casa, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Escrever comentário sobre 5 jogos para brincar com seu cachorro em casa

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

5 jogos para brincar com seu cachorro em casa
1 de 7
5 jogos para brincar com seu cachorro em casa

Voltar ao topo da página