Problemas de comportamento

Como fazer o cachorro parar de latir

Aline Kitamura Prata
Por Aline Kitamura Prata, Estudante de Medicina Veterinária. 4 janeiro 2018
Como fazer o cachorro parar de latir
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os latidos incessantes do cachorro, seja quando estão sozinhos, seja quando passam a noite e a madrugada inteira a latir, parece ser um problema enfrentado por muitos tutores de cães.

Cães latem por diversos motivos e é normal que comecem a latir quando se deparam com outro cachorro passando pela rua ou um gato no muro, porém, se você está enfrentando dificuldades com seu cachorro devido a noites mal dormidas ou tendo que lidar com reclamações de vizinhos, veja aqui no PeritoAnimal, como fazer o cachorro parar de latir.

Índice

  1. Como fazer o cachorro parar de latir quando está sozinho
  2. Como fazer o cachorro parar de latir quando saio para trabalhar
  3. Como fazer para o cachorro parar de latir de madrugada
  4. Como fazer o cachorro parar de latir quando chega visita
  5. Como fazer o cachorro do vizinho parar de latir
  6. Apito para fazer o cachorro parar de latir

Como fazer o cachorro parar de latir quando está sozinho

Como nem sempre estamos em casa para educar o cachorro quando ele estiver latindo demais, muitas vezes, apenas nos damos conta de que se tornou um problema quando algum vizinho aparece para reclamar. E, ainda, se o problema do latido não for solucionado, além de gerar mais estresse ao tutor, torna-se um perigo ao cão, pois este tipo de situação pode culminar no envenenamento do cachorro, caso você tenha um vizinho ignorante.

Primeiro de tudo é fundamental descobrir por que, ou para o quê o cachorro está latindo. Cães podem latir por diversas razões e uma delas é apenas por que está se sentindo entediado e estressado por estar sozinho, sem nenhum tipo de atividade ou estímulo com o qual se manter ocupado ao longo do dia. Neste outro artigo do PeritoAnimal nós ensinamos como Evitar o latido do cachorro quando está sozinho.

Como fazer o cachorro parar de latir quando saio para trabalhar

Tenho de ser sincera quando digo que em grande parte dos problemas de latidos intermitentes, a culpa é do tutor. Pense, por um instante, se você gostaria de ficar trancado o dia inteiro em casa sem nada para fazer, pois é o mesmo com o seu cão.

Cães são animais com muita energia para gastar e quando ficam em casa sem nenhuma espécie de atividade com a qual se entreter, muitas vezes descontam essa energia não gasta em forma de frustração, desenvolvendo então os problemas de comportamento indesejáveis sendo o principal deles, os latidos excessivos.

Veja bem, é completamente normal um cão latir, pois da mesma forma que nós falamos para nos comunicar, é desta forma que cães se comunicam não só uns com os outros, como também conosco. No PeritoAnimal, temos um artigo muito interessante a respeito do que significam os diferentes latidos dos cães em Latido de Cachorro, o que significa?

O que não é normal, porém, é quando o cão passa a latir para o nada, ou ao sinal de qualquer movimentação por menor que seja. Isso é sinal de um cão estressado e frustrado. Tendo isso em mente, o ideal é que seu cão faça caminhadas diárias a fim de gastar essa energia por cerca de 1hora, combinado a exercícios de adestramento e condicionamento para que ele pare de latir.

Se você sai para trabalhar todos os dias, e não possui tempo suficiente para se dedicar ao seu cão, você pode tentar o seguinte:

  • Contrate um Dog Walker, ou um passeador de cães, que possa levar seu cachorro a passeios diários e ainda adestrá-lo por meio de reforço positivo para que ele pare de latir. Você notará a imensa diferença no comportamento do seu cão, ao término de uma semana e não saberá mais viver sem um Dog Walker.
  • Veja a possibilidade de colocar seu cachorro em uma Day Care, ou creche para cães. Lugares assim possuem pessoal treinado e local próprio para que seu cachorro mantenha-se entretido e brincando o dia todo, de forma que quando ele chegar em casa, estará plenamente satisfeito e cansado, facilitando o adestramento. A dica principal aqui é a de que cães cansados por uma série de exercícios bem feitos com disciplina e foco, obedecem mais facilmente a comandos de treinamento, mesmo quando o tutor não possui muita experiência.
  • Treinamento de Agility: algumas creches ou passeadores de cães ainda podem oferecer essa modalidade de exercício muito utilizada para raças de cães ágeis e de esporte. Trata-se de uma pista com diversos obstáculos que o cão deve passar em tempo recorde. Bastante praticada nos Estados Unidos, ainda é pouca conhecida no Brasil, porém é extremamente benéfica aos cães.
Como fazer o cachorro parar de latir - Como fazer o cachorro parar de latir quando saio para trabalhar

Como fazer para o cachorro parar de latir de madrugada

Se o seu cão passa a noite e a madrugada latindo para o nada, o problema vai ainda mais além. Pois além de o cão passar o dia sem fazer nada, a noite quando o tutor chega, o cachorro também não recebe a devida atenção, já que o tutor passou o dia trabalhando e está cansado.

Se você ama realmente seu animal, por mais que você esteja cansado, reserve pelo menos 1 hora por dia para passar um tempo com ele, ou mantenha-o perto de você até a hora de você ir-se deitar para dormir.

Para o cachorro parar de latir de madrugada, você pode aplicar as mesmas dicas do tópico acima, contratando um Dog walker ou inscrevendo seu cão em uma creche para que quando você e ele chegarem em casa poderão passar um tempo mais proveitoso juntos. E, como ele também estará cansado do dia cheio que teve, dormirá pelo resto da noite até o dia seguinte, parando de latir de madrugada.

Como fazer o cachorro parar de latir quando chega visita

Em se tratando de cães que latem quando chega visita, o latido incessante pode ter dois motivos básicos: o de que o cão não está satisfeito com a presença do visitante e por isso está mostrando que aquele é o seu território, mesmo um cão que não morde pode apresentar esse comportamento de dominância através do latido, ou ainda, quando um cão é carente demais e quando chega alguma visita late apenas para chamar a atenção.

Seja qual for o motivo, você pode tentar alguns exercícios de adestramento em casa, e se ele souber alguns comandos básicos como "senta", torna o processo mais fácil para você. Assim que uma visita chegar, peça um pouco de paciência a ela e explique que você está em fase de treinamento com o seu cão. Seria até interessante praticar com algum amigo ou parente próximo este exercício diariamente, por cerca de 20 a 30 minutos, até que seu cão fique condicionado e finalmente aprenda a não latir mais para visitas. Para fazer o cachorro parar de latir quando chega visita, siga estes passos:

  1. Quando a visita chegar, prenda o seu cachorro e acalme-o, convide a visita para entrar e peça a ela que ignore a presença do cão.
  2. Use petiscos e reforço positivo para que ele não lata enquanto estiver preso, faça-o se sentar e dê um petisco a ele para que se concentre apenas em você.
  3. Se ele não estiver latindo, solte-o e dê um petisco.
  4. O convidado deve deixar o cão se aproximar sem acariciá-lo ainda.
  5. Agora solto, se ele não latir para a pessoa dê um petisco a ele. Caso ele lata para o convidado desvie a atenção dele, fazendo-o se sentar até que volte a manter a calma e apenas então, se ele permanecer quieto dê o petisco.

Não use correções como esguicho de água ou barulhos altos para algum comportamento indesejado por você, isso pode fazer com que seu cão fique ainda mais inseguro e medroso, e pode resultar em ainda mais problemas de comportamento. Lembre-se de que a chave para um bom comportamento é um cão com temperamento sadio e confiante.

Como fazer o cachorro do vizinho parar de latir

Se o problema é o cachorro do vizinho que não para de latir, então a primeira atitude a se tomar é a de conversar francamente com ele, explicando não só a situação, como também explicando que este tipo de comportamento não é sadio para o cachorro, pois sendo um amante de cães, agora você já sabe que latidos excessivos são sinais de que o cachorro está estressado e precisando de uma intervenção profissional.

Tentar conversar com o vizinho não custa nada, e às vezes, nos surpreendemos com a bondade das pessoas, afinal, seu vizinho também pode estar enfrentando noites mal dormidas por conta dos latidos e precisa apenas de uma orientação quanto ao quê fazer.

Outras dicas que você pode seguir para fazer o cachorro do vizinho parar de latir são:

  • Se possível tente observar o cão e descobrir o que faz ele latir, e desde que esteja ao seu alcance elimine o foco do latido. Por exemplo, se você tem um gato que gosta de ficar no muro e notou que o cão late para o gato, mantenha o seu gato dentro de casa.
  • Tente fazer amizade com o cachorro para que ele passe a ter confiança em você, dessa forma você pode tentar alguns comandos básicos mesmo a distância.
  • Converse com o tutor do cão e peça licença para que você mesmo possa treinar o cão.
Como fazer o cachorro parar de latir - Como fazer o cachorro do vizinho parar de latir

Apito para fazer o cachorro parar de latir

O apito para cães é uma ferramenta de adestramento, e não uma arma milagrosa contra os latidos. Então, para fazer o cachorro parar de latir com o uso do apito, ele também precisará de exercícios, treinamento e disciplina, até aprender que ao som do apito, ele deve parar o que está fazendo e passar a prestar atenção no tutor.

É possível ensinar ao cão diferentes formas de assovio e sons, cada som para um comando diferente a ser seguido. O apito pode auxiliar no adestramento, pois ele pode alcançar frequências possíveis de serem ouvidas pelos cães a até 3 quilômetros de distância dependendo do terreno e condições do clima. Além disso, é bastante usado por treinadores para chamar seus cães a longas distâncias, caso eles saibam atender ao chamado do apito.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer o cachorro parar de latir, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
LUIZ ANTONIO MACEDO RITTER
Meu cachorro não para de latir quando escuta um miado de gato. .. o que fazer .. socorro... Tá complicado... Pois a vizinha cria Gato. Me ajuda...
A sua avaliação:
Anete
A minha cachorrinha se enquadra no fator ansiedade/frustração por ficar muito tempo sozinha. Preciso trabalhar e chego tarde e cansada. Ainda assim fico com ela de 1h a 2h antes de dormir ainda que ultra cansada. Seria ótimo uma creche ou dog Walker mas não tenho condições financeiras pra isso nem tempo de fazer esses passeios durante a semana. Só no fds, então não vejo solução pro meu caso. Tenho pensado em encontrar outro lar pra ela onde possa receber maior atenção pois cuidados ela recebe todos.
Administrador PeritoAnimal
Anete
Bom dia Administrador PeritoAnimal. Então, gostei muito do informativo sobre as possíveis causas do estresse da minha cachorrinha. Acho que é apego mesmo e percebo no dia a dia que ela não suporta ficar um minuto sozinha. Se eu entro no meu quarto ou até mesmo no banheiro, ela começa a latir desesperadamente...Ela começou a ter crises epiléticas faz alguns meses e estou achando mesmo que está associado a esse quadro de estresse dela. Eu a resgatei das ruas muito pequena, devia ter uns 3/4 meses e estava muito mal. Clinicamente no geral ela está muito bem, só o problema agora da epilepsia é que tem me preocupado muito. Ela já está sendo tratada com Gardenal e Calmyn Dog mas ainda assim é bastante estressada...Acho mesmo que ela precisa de companhia diária e estou preocupada com isso. Obrigada de todo modo pela resposta e orientações.
A sua avaliação:
Eliete
Meu cachorro não pare de latir de madrugada e quando chega gente
A sua avaliação:
Carol
Tem um homem que colocou o cachorro de madrugada em um terreno vazio e sozinho e o cachorro passa a madrugada inteira latindo, provavelmente com medo tadinho e o pior é que é mt escuro pra poder ficar com ele, quando eu chamo ele fica quieto mais devido ao escuro ele começa a latir cmg, não sei o que fazer. Ee pega o cachorro todo dia é aparenta só trazer de noite.
A sua avaliação:
Milena Corbo
Olá! Seguinte, tenho um vizinho que mudou há menos de um ano pro apartamento do lado com 2 cachorros. Eu tenho um gatinho já fazem uns 7 anos aqui e nunca foi problema pra ninguém. Nem miar ele não mia. Enfim, os cachorros não só latem pro meu gato, quanto pra qualquer coisa que se mexe fora da casa deles, tanto na sacada quanto no hall dos elevadores e fazem um inferno. Meu gato não consegue nem sair mais na sacada pra ver o céu, de tanto que os cachorros infernizam a gente. Os donos só falam "cala a boca Billy" e mais nada, e os latidos são incessantes. Que podemos fazer?
CELINA ORIANI
POR FAVOR ME AJUDEM MINHA CACHORRA QUANDO FICA SOZINHA A NOITE NÃO DEIXA MINHA VIZINHA DORMIR.
ESTOU DESESPERADA. O MARIDO DELA É ACAMADO E ESTOU COM DÓ DELES MAS TBM NÃO QUERO QUE NADA ACONTEÇA COM MINHA FILHA DE 4 PATAS.
ELA TEM 2 ANOS E É UMA ROTTWEILER COM LABRADOR.
Luísa Savala
Oi Celina! Você já tentou as dicas do artigo?
Se esse comportamento permanecer, o mais indicado é buscar ajuda de um profissional.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Lyane
Boa noite, em fevereiro desde ano adotei uma cachorrinha já adulta, late demais de dia e de madrugada, quando saio para passear com ela, late para todos os cachorros que encontra, por pouco não solta da guia, é uma cachorrinha dócil mas parece pelo hábito de latir mesmo, pois já tentei vários comandos para que pare de latir e não tive sucesso.Me preocupo com os vizinhos. O que eu faço?O antigo tutor me disse que desde que nasceu late para todo ruido que ouve
marcio
Bota focinheira, depois qdo ele querer latir ameaça botar que ele muda de ideia na hora. Eles aprendem rapidinho.
1 de 3
Como fazer o cachorro parar de latir