Partilhar

Filhote de cachorro mordendo e rosnando: o que fazer

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 31 janeiro 2019
Filhote de cachorro mordendo e rosnando: o que fazer

Ver fichas de  Cachorros

A chegada de um cachorrinho é um momento de grande emoção para qualquer família que acabou de adotar um pet, parece que o ambiente fica cheio de ternura, você dá muito carinho, dirige todas as atenções para o cachorro se sentir acolhido e protegido dentro da nova família humana.

Os filhotes de cachorros precisam de muitos cuidados e cobrir essas necessidades é extremamente importante, visto que não deve esquecer que chegam a um meio que lhes é totalmente novo e estranho à primeira vista e, muitas vezes, foram bruscamente separados da sua mãe e irmãos. Por sua vez, o filhote de cachorro também tentará reforçar este sentimento de pertença a uma "matilha", e irá fazê-lo principalmente através de interação física, com umas mordidas muito ternas, que podem acabar se tornando um problema.

Continue lendo esse artigo do PeritoAnimal e descubra: filhote de cachorro mordendo e rosnando: o que fazer?

Também lhe pode interessar: Como fazer o cachorro parar de morder

Filhote de cachorro mordendo e rosnando: causas

Se você está se perguntando como fazer o cachorro parar de morder, primeiro precisa entender porque o filhote de cachorro faz isso.

Os filhotes mordem muito e tendem a morder tudo, esse comportamento é completamente normal e necessário para o desenvolvimento do cachorro. Também é importante para aprender a controlar a força da mordida, ou seja, que tenham a capacidade de morder sem machucar na fase adulta. Se você inibir esse processo de aprendizagem, o filhote de cachorro pode sofrer problemas comportamentais que o afetará de forma negativa no futuro.

A mordida de cachorro é uma forma de conhecer e explorar o meio que os rodeia, uma vez que também exercitam o sentido do tato através da boca. Além disso, devido à grande energia que os cachorros têm, esta necessidade de explorar o meio envolvente é ainda maior e a mordida é a principal forma de satisfazer a curiosidade. Outro fator importante para se ter em conta é que os cachorros têm dentes de leite que são substituídos por dentes definitivos e, até que este processo não se complete, sentem desconforto que pode ser aliviado através da mordida.

É normal filhote de cachorro ficar mordendo?

Como dissemos anteriormente, ter um filhote mordendo muito é completamente normal, inclusive, até à 3ª semana de vida você deve permitir que o cachorro morda tudo o que quiser. Isso não significa que deve deixar ao alcance dele sapatos ou objetos valiosos, pelo contrário, deve oferecer brinquedos próprios para morder e específicos para filhotes. Deve também, permitir que o filhote de cachorro dê mordidas em você pois ele está te conhecendo e isso é algo positivo para ele.

Lembre-se que, embora o seu cachorrinho tenha mania de morder, no começo não tem por que se preocupar, afinal morder é algo muito necessário para um filhote de cachorro, tanto como dormir e comer. Apenas tem que se preocupar se o seu cachorro morder muito forte ou com agressividade algum membro da família, quer seja um humano ou outro pet.

Nos outros casos, apesar de se tratar de um conduta normal, é importante estabelecer alguns limites para que, à medida que o cachorro for crescendo, não tenha problemas comportamentais como explicaremos melhor a seguir.

Filhote de cachorro mordendo e rosnando: o que fazer

O filhote de cachorro verá a família humana como a sua nova matilha e por isso tentará interagir com ela, reforçando assim a sua sensação de pertença ao grupo. Como é que ele interage? Principalmente com mordidas de cachorro na mão, pé, etc. Ele vai fazer isso como se fosse uma brincadeira, causando raras vezes algum tipo de dano significativo.

Filhote de cachorro mordendo: devo permitir?

Sim, sempre que a mordida não machucar. Você deve permitir este comportamento porque, para o filhote, isto não é apenas um jogo, mas sim uma ferramenta valiosa que permite a aprendizagem, determina o vínculo afetivo com a família humana e também ajuda o filhote de cachorro a manter-se em bom estado de saúde.

Mas o que acontece se o filhote começar a morder muito forte e brincar de forma brusca? Este é o comportamento que não se pode permitir, principalmente pelos seguintes motivos:

  • Se o jogo brusco não se corrigir a tempo, a excitação do filhote aumentará e as mordidas passarão a ser mais fortes e a causar um dano maior.
  • Estes jogos podem ter um significado hierárquico para o cachorro, o que significa que se o cachorro tem esta atitude com o seu próprio dono durante o jogo, também tentará fazê-lo em outros contextos e com outras pessoas, como com uma criança.

À medida que o seu cachorro for crescendo, ele pode começar a morder cada vez mais forte, principalmente nos momentos de brincadeira, isso se deve pela aproximação da juventude quando começam a cair os dentes de leite e desenvolve a arcada dentária.

Filhote de cachorro mordendo e rosnando: o que fazer - Filhote de cachorro mordendo e rosnando: o que fazer

Como ensinar o cachorro a não morder: erros comuns

Nenhuma forma de violência é adequada para corrigir um comportamento indesejável no cachorro. Muitas das recomendações que genericamente se fazem para a correção de uma mordida excessivamente forte podem se considerar formas subtis (mas prejudiciais) de violência, como por exemplo:

  • Deixá-lo sozinho e fechado em um cômodo;
  • Castigá-lo utilizando um jornal fechado;
  • Batendo gentilmente na cara;
  • "Marcar" o cachorro.

Aplicar estes métodos de correção pode ser muito prejudicial a médio e longo prazo, reforçando inclusive comportamentos agressivos e dando como resultado final um cachorro desequilibrado.

Filhote de cachorro mordendo e rosnando: o que fazer - Como ensinar o cachorro a não morder: erros comuns

Como fazer o filhote parar de morder

Geralmente, as primeiras aprendizagens sobre a inibição da mordida são dadas pela mãe do filhote, rosnando e deixando de brincar com ele quando a mordida é muito forte, mas depois esta aprendizagem deve continuar e ser dada pela família humana.

Mordida de cachorro: o que fazer?

Uma socialização adequada desde filhote é imprescindível para evitar comportamentos indesejados desde o início. Ao se relacionar com outros cães, o cachorro aprenderá mais sobre a linguagem canina e também aprenderá que é rejeitado quando tem este tipo de atitude. No entanto e, para além da socialização e da sua relação com outros cães, também tem uma grande importância ser você a começar a estabelecer as regras deste jogo social:

  • Quando vir que o seu cachorro começa a brincar bruscamente diga "Não" de forma clara e firme, interrompa a brincadeira e vá para outro sítio. Não volte a brincar com ele até ele se acalmar, desta forma o filhote de cachorro entende que se as regras que impuser não forem cumpridas, a brincadeira já não vai acontecer.
  • Os filhotes precisam morder pois os dentes estão doendo, por esse motivo deve permitir que ele morda brinquedos e mordedores de todo o tipo. Sempre que ele morder os brinquedos, você deve felicitá-lo e inclusive incentivar a mordê-los para entender que é isso que deve morder.
  • O filhote de cachorro deve crescer com amor e limites, e estes limites devem ser acordados entre todos os membros da família, só assim, a aprendizagem será eficaz.

Se o seu filhote não mostrar melhorias no seu comportamento apesar de implementar estas regras, recomendamos que consulte um especialista em etologia canina para corrigir este comportamento o quanto antes.

Se você quiser saber como fazer o cachorro parar de morder quando já é adulto, leia também este artigo de PeritoAnimal.

Filhote de cachorro mordendo e rosnando: o que fazer - Como fazer o filhote parar de morder

Se deseja ler mais artigos parecidos a Filhote de cachorro mordendo e rosnando: o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Bibliografia
  • BRAY, Emily. MACLEAN, Evan. HARE, Brian. Increasing arousal enhances inhibitory control in calm but not excitable dogs. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4609265/>. Acessado em: 30 jan. 2018

Escrever comentário sobre Filhote de cachorro mordendo e rosnando: o que fazer

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Sofia
A minha cachorra tem 50 dias é shitzu o nome é maya e ela morde muito e bem forte pois como vc disse os filhotes sentem dor nos dentes por isso mordem tanto mas, uma das dicas que agente está mais usando das suas é de dizer ñ de forma bem clara e firme, muito obg pelas dicas estão me ajudando de+

Filhote de cachorro mordendo e rosnando: o que fazer
1 de 4
Filhote de cachorro mordendo e rosnando: o que fazer

Voltar ao topo da página