menu
Partilhar

Alimentos com proteína para cachorros

 
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 22 outubro 2021
Alimentos com proteína para cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Você está procurando os melhores alimentos com proteína para cachorros? Antes de iniciar uma dieta proteica é importante saber quanta proteína um cão precisa por dia, quais os efeitos que o excesso de proteína tem sobre os cachorros e quais são os melhores alimentos proteicos para cães no mercado.

Neste artigo do PeritoAnimal falaremos sobre a alimentação de cães, com foco na ingestão de proteína, para que você possa alimentar seu melhor amigo peludo de forma otimizada e completa. Mas, além disso, mostraremos também alguns alimentos proteicos caseiros para cães e informações sobre os suplementos mais comuns.

Também lhe pode interessar: Ração com proteína de inseto para gatos

A dieta rica em proteína para cachorros

A nutrição canina é um aspecto fundamental dos cuidados com cães. Todos nós queremos alimentar nossos amigos de quatro patas com a melhor dieta possível, por isso é extremamente importante que nos informemos bem além de seguir os conselhos de um veterinário.

Atualmente, as dietas proteicas para cães tornaram-se muito populares, no entanto, escolher a melhor ração com proteína para cachorros pode ser uma tarefa confusa e cansativa. Felizmente, é exatamente isso que vamos explorar neste artigo: vamos explicar o que é um alimento com alta concentração de proteína para cachorros, que quantidades fornecer e se é realmente uma boa escolha para seu amigo de quatro patas.

Alimentos com proteína para cachorros - A dieta rica em proteína para cachorros

Quanto de proteína um cachorro precisa por dia?

Começaremos por discutir as origens dos alimentos naturais para cães perguntando se os cachorros realmente precisam de uma dieta rica em proteínas. Devemos saber que, apesar da desinformação geral e controvérsias sobre o tema, os cães são carnívoros facultativos.

Isto significa que eles obtêm a maior parte dos nutrientes necessários para seu corpo da carne e de outros produtos animais. Entretanto, deve-se notar que ao longo dos anos, através da domesticação, os cães desenvolveram a capacidade de complementar a carne com uma dieta onívora.

Estudos que tentaram descobrir qual era a dieta ideal dos ancestrais do cachorro concluíram que a dieta continha as seguintes proporções:

  • Proteína (30%)
  • Gordura (63%)
  • Carboidratos (7%)

Sabemos agora que a dieta era baseada em uma alta porcentagem de gordura e proteína, com níveis muito baixos de carboidratos. Mas, além disso, descobriu-se que a maior parte das reservas de energia do cachorro vem principalmente da gordura e não tanto da proteína, como costumávamos pensar.

Isto significa que os canídeos não satisfazem todas as suas necessidades nutricionais com uma dieta rica em proteínas, especialmente se o teor de gordura for particularmente baixo. Entretanto, com base em outros estudos, concluiu-se que, com o tempo, os ancestrais dos cachorros diminuíram sua ingestão de gordura e optaram por quantidades maiores de proteína, igualando assim as porcentagens.

Algumas teorias sugerem que a evolução da dieta se deve ao fato de que, inicialmente, os canídeos procuravam consumir grandes quantidades de gordura para se prepararem para a fome e períodos sem alimentos. Uma vez transcorridos esses períodos, eles mudaram para uma dieta proteica ligeiramente superior com o objetivo de recuperar suas forças.

Consequências do excesso de proteína em cachorros

Uma dieta proteica para cães só é aconselhável quando ela também contém uma grande quantidade de gordura, já que os cães não devem basear sua dieta somente em proteínas. O equilíbrio é a chave para uma nutrição saudável, razão pela qual as rações para cães também são chamados de "alimentos balanceados", embora nem sempre seja o caso.

Alimentos com proteína para cachorros que não contêm muita gordura são apenas necessários e saudáveis para indivíduos com certos problemas de saúde que justificam tal dieta, e devem ser sempre prescritos por um veterinário. Um exemplo é a pancreatite em cães, um problema de saúde que pode ser agravado por uma dieta rica em gordura, causando níveis de risco para o indivíduo.

Alimentos com proteína para cachorros - Consequências do excesso de proteína em cachorros

Variedades de alimentos com suplemento de proteína para cachorros

Você está procurando uma opção particularmente saudável para seu melhor amigo peludo? A seguir detalharemos as diferentes opções comerciais disponíveis no mercado, para que você possa ajustar as necessidades nutricionais do cachorro de forma adequada e criar a dieta proteica perfeita para cães:

Rações proteicas para cães sem grãos

Este pode ser um dos caminhos a seguir, e também é uma ótima opção se o filhote de cachorro for alérgico a grãos e cereais. Em alguns casos, ele contém uma variedade de frutas e vegetais para ajudar a garantir uma nutrição completa.

Estamos falando de alimentos proteicos para cães secos, sem grãos e de origem animal. Elas são feitas sem milho, trigo ou proteína de soja. Eles também não contêm corantes ou conservantes artificiais.

Rações secas com proteínas para cães

Esta opção com alta concentração de proteína é mais conveniente e prática, sendo muito mais fácil de transportar e armazenar (tendo o cuidado de não contaminar o produto). Do lado negativo, pode ser mais difícil para os filhotes e cães mais velhos ingerirem.

Ração úmida com proteínas

Como nos outros casos, esta ração tem uma alta concentração de proteína. Há muitas marcas de rações úmidas para cães que ajudarão a fornecer ao cachorro os níveis de umidade necessários.

Também pode ser mais palatável e mais fácil de comer para cães doentes ou mais velhos. De modo geral, elas contêm mais proteína e gordura em comparação com a média de rações secas. No entanto, é mais difícil de manter uma vez aberta, o que significa mais idas à loja para comprar o produto. É importante utilizar esses alimentos sob a supervisão de um profissional, pois o abuso em quantidades inadequadas pode prejudicar seus estômagos.

Alimentação caseira com proteínas para cachorros

Você pode estar baseando a dieta do cachorro em comida caseira ou em dietas cruas (BARF), neste caso você pode complementar sua dieta natural com os seguintes alimentos:

  • Ovo (cozido)
  • Peixe cozido (rico em ácidos graxos ômega-3)
  • Carne (bovina, frango, peru, fígado, pato)
  • Queijo cottage (porções moderadas)

Agora tudo que você precisa fazer é escolher e experimentar qual destes alimentos ricos em proteína para cachorros é a melhor escolha para seu companheiro canino. Todas elas são excelentes escolhas, mas aconselhamos que consulte sempre o seu veterinário.

Alimentos com proteína para cachorros - Alimentação caseira com proteínas para cachorros

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentos com proteína para cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Guías nutricionales para alimentos completos y complementos para perros y gatos - Federación Europea de Fabricantes de Alimentos para Animales de Compañía (FEDIAF)
  • Hendriks, W. H. "The omnivorous dog dogma and carnivorous cat connection." (2014).
  • Knight, Andrew, and Madelaine Leitsberger. "Vegetarian versus meat-based diets for companion animals." Animals 6.9 (2016): 57.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Alimentos com proteína para cachorros
1 de 4
Alimentos com proteína para cachorros

Voltar ao topo da página