menu
Partilhar

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua

 
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 14 setembro 2021
Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua

Ver fichas de  Cachorros

Se você tiver adotado um cachorro adulto, é possível que nos primeiros dias ele faça suas necessidades dentro de casa ou tenha problemas para se adaptar aos passeios. Isso é normal, já que ele acaba de se mudar para uma nova casa, com novos horários e rotinas que você deve definir e ajudá-lo a seguir.

Também é necessário ter em mente que se você é um tutor ou tutora de um cachorro adulto e ele está com você desde que era um filhote e ele até hoje não faz as necessidades onde deveria, isso pode ocorrer não por falta de aprendizagem, mas devido a um problema de saúde ou de comportamento. É muito mais fácil ensinar a um filhote como se comportar do que a um adulto. Mas, com perseverança e paciência, tudo é possível.

Os cães também não gostam fazer suas necessidades perto de onde dormem ou comem. Com um estilo de vida saudável, tanto você quanto ele terão vidas mais felizes. Se você quiser saber mais sobre este assunto, neste artigo do PeritoAnimal explicaremos como ensinar um cachorro adulto a fazer suas necessidades na rua a partir da execução de algumas ações diárias, para que ele se adapte rapidamente.

Por que um cachorro adulto faz xixi na casa?

Se você adotou um cachorro adulto, a coisa mais importante durante os primeiros dias é dar a ele tempo e espaço. É normal que eles tenham medo no início, tudo depende da personalidade dele. Portanto, não é estranho que nos primeiros dias ele não saiba que não pode fazer suas necessidades dentro de casa.

Pense em como ele vivia antes de chegar no novo lar, se vivia com outros cães em uma cerca, se era levado para passear... Alguns deles até urinam no início para "marcar" que este é seu novo território. Não os repreenda e permita que, apesar do seu incômodo, eles deixem um pouco de urina pelo caminho. Com paciência e carinho, ele se adaptará à sua nova vida sem nenhum problema.

Aqui estão as causas mais comuns de micção inadequada:

  • Marcação de território: o cachorro não está urinando, ele simplesmente marca diferentes áreas da casa com urina. Inicialmente, após alguns dias de adaptação, ele vai parar com este comportamento.
  • Má socialização: se o cachorro foi separado cedo de sua mãe e seus irmãos, é comum que eles não tenham aprendido a urinar corretamente.
  • Mau aprendizado: Neste caso, o tutor anterior do cachorro não dedicou tempo suficiente ao aprendizado ao cachorro quando era filhote. Isso é comum em cães que viveram fora de casa, como no quintal, por exemplo.
  • Falta de inibição: cachorros que urinam em sua cama ou tigela de comida tendem a ter um mau prognóstico, é comum em cães que não foram bem cuidados quando filhotes, especialmente os que ficam presos em lojas. É muito difícil redirecionar este comportamento, talvez seja necessária a ajuda de um profissional.
  • Doença: Isso é particularmente prevalente em cães idosos, mas muitos cães podem urinar em qualquer ligar, de forma descontrolda, devido à dor de alguma doença.
  • Síndrome de privação sensorial: geralmente ocorre em cães que estão confinados dentro de casa há muito tempo, especialmente desde filhotes. Estes cães, além de terem medo, nunca aprenderam a urinar na rua.

Se você foi ao veterinário e foram descartardas todas as possibilidades de um problema de saúde, então você pode começar a ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo, que seria na rua durante o passeio.

Técnicas para ensinar um cachorro adulto a fazer as necessidades na rua

1. Crie uma área de emergência em casa

É importante cobrir com um jornal, toalhinhas higiênicas ou até alguma planta o local em que o cachorro urine constantemente. Você nunca deve permitir que ele urine em alguma superfície dentro da casa. Esse truque nos ajudará a conseguir mudar o comportamento para o exterior.

2. Crie uma rotina de saídas

É muito importante fazer um calendário com os horários de saída do cachorro. Embora para nós seja difícil de detectar, os cães sabem perfeitamente a que horas costumamos chegar ou quando os alimentamos. Além disso, as rotinas melhoram o bem-estar do cão, essencial neste caso.

Você pode começar com muitos passeios frequentes, por exemplo, 4-6 por dia. Aos poucos você vai diminuindo esse número. Não se esqueça que todas as saídas devem ser ocorrer nos mesmos horários, para ajudar o cachorro a entender que ele tem uma rotina marcada na qual pode aproveitar para urinar.

Durante a caminhada, espere que ele urine e, assim que terminar, parabenize-o com palavras gentis e até com um mimo. Permita que ele faça uma caminhada longa e tranquila, na qual ele possa cheirar relaxadamente todos os estímulos que encontrar. Lembre-se também de que você deve evitar ir para casa depois de urinar, caso contrário, ele pode associar o ato de urinar ao final do passeio. É importante reforçar positivamente o cachorro toda vez que ele urinar na árvore, no gramado ou em local apropriado para isso.

3. Antecípe-se e supervisione

É essencial que, durante esse processo, você se antecipe sempre que suspeitar que seu cachorro tem vontade de urinar. Geralmente é pela manhã, após comer ou logo após uma atividade física extenuante. Aproveite esses momentos para sair rapidamente e poder recompensá-lo.

Da mesma forma, procure sempre supervisionar seu cão, limitando as áreas da casa às quais ele pode acessar (pelo menos enquanto estiver aprendendo a urinar). Continuaremos a fornecer acesso ao exterior a cada 2 ou 3 horas, até observarmos que a micção em casa diminui.

Pode ser muito útil criar um "diário de micção" do cão, no qual monitoramos a frequência de micção por dia. Desta forma, saberemos se o processo está funcionando ou não.

4. Evite repreender o cachorro

Às vezes, quando um cão é muito repreendido por defecar ou urinar em casa, esse ato pode ser erroneamente associado. Ele entende que não deve defecar com seu tutor perto dele e vai evitar fazer isso em passeios, esperando até chegar em casa ou no quintal, vai se esconder e pode até começar a comer as fezes, algo muito desagradável. Por esse motivo, você nunca deve gritar com ele ou ficar com raiva quando ele faz suas necessidades em casa. Limpe a área rapidamente e ignore o erro.

Além disso, repreender um cachorro causa estresse e desconforto, tornando o aprendizado mais difícil. É melhor você incentivá-lo e parabenizá-lo sempre que ele fizer suas necessidades na rua. As primeiras caminhadas quando um cão adulto chega em casa são muito importantes. Lembre-se de que o reforço positivo é essencial. Você pode recompensá-lo nas primeiras vezes que ele fizer xixi e cocô durante o passeio na rua. Quando ele tornar isso um hábito e parar de fazer as necessidades dentro de casa, elimine as recompensas.

5. Se após 1 ou 2 meses o seu cachorro ainda assim não aprender, vá a um profissional. Geralmente, muitos tutores relutam em ir ao especialista, porém, se não queremos que nosso cão continue realizando este comportamento, será muito importante saber a opinião de um profissional, que nos orientará adequadamente para um bom manejo e nos ajudará a evitarmos erros que talvez não soubéssemos que os aplicávamos. Você pode ir a um educador de cães, etologista ou adestrador.

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua - Técnicas para ensinar um cachorro adulto a fazer as necessidades na rua

A higiene da casa

É muito importante observar que alvejante ou amônia podem fazer o cachorro urinar mais. Em vez de usar esses produtos, procure aqueles que não contenham alvejante ou que usem produtos enzimáticos, como o Sanytol. Você também pode usar uma mistura de água e vinagre e depois enxaguar bem.

Agora que você já viu como ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua, coloque em prática o que vimos aqui e depois nos conte aqui nos comentários os resultados!

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua - A higiene da casa

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Bibliografia
  • The kennel Club. How do I toilet train my dog?. Disponível em: <https://www.thekennelclub.org.uk/dog-training/getting-started-in-dog-training/dog-training-and-games/how-do-i-toilet-train-my-dog/>. Acesso em 31 de agosto de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua
1 de 3
Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua

Voltar ao topo da página