Problemas de comportamento

Cachorro comendo pedra: causas e o que fazer

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. 1 dezembro 2020
Cachorro comendo pedra: causas e o que fazer
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O comportamento guloso dos cachorros pode parecer fofo em certas ocasiões, no entanto, quando falamos do consumo de pedras, nos deparamos com um problema sério e até perigoso que devemos solucionar o quanto antes. Se um cão tenta comer tudo o que encontra, ele pode ingerir substâncias químicas, excrementos, corpos estranhos e inclusive alimentos danosos à saúde.

Neste sentido, algo que ocorre com certa frequência e devemos estar atentos é o hábito de comer pedras. E se você desconfia ou viu diretamente o seu cachorro ingerir pedras ou outros elementos estranhos, é possível que se faça perguntas como: "por que meu cachorro começou a comer pedras?" e mais importante ainda, "como saber se meu cachorro consumiu algo?"

Pensando nisso, neste artigo do PeritoAnimal resolveremos sua dúvida sobre o cachorro comendo pedra: causas e o que fazer, detalhando os possíveis sintomas de um corpo estranho em cachorros e as causas que levam esses pets a consumirem pedras.

Índice

  1. Por que cachorro come pedra
  2. Cachorro comendo pedra: 5 razões
  3. Sintomas de um cachorro que comeu pedra
  4. Meu cachorro engoliu uma pedra, que fazer?
  5. Cachorro comendo pedra: como fazê-lo parar

Por que cachorro come pedra

A ingestão de pedras é muito perigosa, já que pode irritar e inflamar a mucosa gastrointestinal, podendo levar a um quadro de gastrite em cachorros. Em casos mais sérios, um cão que come pedras pode sofrer uma perfuração intestinal, que pode provocar hemorragias internas e inclusive pode implicar na morte do animal.

Mas, por que cachorro começa a comer pedras? Bem, o certo é que não existe uma única explicação para este comportamento nos cães. Um cachorro que consome objetos estranhos pode fazê-lo por diversos motivos e, para identificar a causa específica de um cachorro comendo pedra, você precisará prestar atenção em sua rotina, nutrição, estado de saúde e comportamento no dia a dia.

Tendo em conta os possíveis riscos da ingestão de pedras para a saúde de seu melhor amigo, te aconselhamos a procurar um veterinário urgentemente se você o viu fazendo isso ou se desconfia de que ele pode estar comendo pedras, terra e corpos estranhos em sua ausência. Mesmo assim, a seguir resumiremos as causas mais comuns que explicam por que um cachorro come pedra.

Cachorro comendo pedra: causas e o que fazer - Por que cachorro come pedra

Cachorro comendo pedra: 5 razões

Existem várias razões que podem explicar um cachorro comendo pedra, aqui listamos algumas delas:

  1. Síndrome de Pica: a síndrome de Pica em cachorros é uma patologia que provoca a ingestão de todo tipo de alimentos, incluindo, claro, pedras. O animal pode chegar a tentar comer todo tipo de material não comestível, como plásticos e madeira.
  2. Fase do descobrimento em filhotes: é totalmente normal que, na etapa de filhotes, os cachorros mordam e inclusive ingiram acidentalmente todo tipo de objetos, incluindo pedras. Apesar de ser algo "normal" não é um comportamento aceitável. No entanto, não devemos nunca tirar da boca à força uma pedra, já que isso pode provocar uma ingestão rápida numa tentativa de evitar que as tirem dele. O ideal nestes casos é começar a trabalhar com o cachorro e lhe ensinar a soltar objetos.
  3. Estresse e ansiedade: existem muitos motivos que podem provocar a aparição de estresse no cachorro, tais como a falta de exercício, o confinamento, a falta de estimulação mental, os castigos constantes, etc. O cachorro pode encontrar no hábito de mastigar e consumir pedras uma via para aliviar o estresse acumulado. É habitual em cachorros de resgate.
  4. Demanda de atenção: cachorros que passam muitas horas sozinhos ou que não recebem atenção suficiente podem chegar a consumir pedras ou outros alimentos não comestíveis (assim como realizar muitas outras condutas inadequadas) para chamar a atenção de seus tutores. O cachorro prefere ser castigado a não receber nenhum tipo de atenção. Costuma aparecer em casos muito extremos.
  5. Infestação por parasitas: diversos estudos mostram que, em estado selvagem, os cachorros comem plantas ou ervas para eliminar uma infestação de parasitas intestinais. Na sua ausência, podem chegar a consumir outros alimentos ou recursos que encontrem. Visite seu veterinário para eliminar este ou outros problemas de saúde.
Cachorro comendo pedra: causas e o que fazer - Cachorro comendo pedra: 5 razões

Sintomas de um cachorro que comeu pedra

Nem sempre uma cachorro apresentará sintomas visíveis após consumir pedras ou areia, e os tutores podem se dar conta somente ao observar suas fezes, já que o organismo do cão não conseguirá digerir estes elementos e necessitará expulsá-los através dos excrementos.

Porém, se seu cachorro está comendo pedras maiores, provavelmente apresentará alterações em seu estado de saúde e comportamento. A seguir, resumimos alguns dos sintomas que podem sinalizar se é um caso de cachorro comendo pedra:

  • Naúsea, tosse, tentativa de vomitar e vômito
  • Prisão de ventre ou dificuldade para fazer suas evacuações (as pedras podem "se prender" nos intestinos, impedindo que o cachorro defeque normalmente)
  • Presença de sangue nas fezes (as pedras podem causar perfurações no intestino, provocando sangramentos)
  • Sintomas comuns à gastrite em cachorros, tais como vômitos, perda de apetite e de peso, diarreia, desidratação, letargia, salivação excessiva, etc.
  • Debilidade e perda de interesse em suas atividades cotidianas.
Cachorro comendo pedra: causas e o que fazer - Sintomas de um cachorro que comeu pedra

Meu cachorro engoliu uma pedra, que fazer?

Se seu cachorro engoliu uma pedra ou outro corpo estranho, é muito importante que o leve rapidamente ao veterinário. Embora possa encontrar muitos métodos caseiros para fazer que seu cachorro expulse uma pedra, estas rotinas nem sempre são recomendadas, pois dependendo do tamanho e da localização da pedra no organismo do animal, tentar fazê-lo vomitar ou defecá-la pode danificar seu trato gastrointestinal e agravar ainda mais o quadro, o que necessitará de intervenção veterinária.

Se quiser saber como fazer com que seu cachorro expulse uma pedra, deve consultar um profissional devidamente capacitado. Ao realizar um exame físico e solicitar alguns estudos o veterinário poderá conhecer a localização exata do corpo estranho no organismo de seu cachorro. Com este dado, então, ele irá te recomendar a forma mais conveniente de tirar este elemento de seu trato gastrointestinal sem provocar danos graves em seu organismo. Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma intervenção cirúrgica para extrair a pedra de forma totalmente segura.

Mas caso seu peludo fique sufocado com uma pedra ou outro elemento, te contamos o que fazer se seu cachorro tem algo entalado na garganta.

Cachorro comendo pedra: como fazê-lo parar

Agora que você já sabe que cachorro comendo pedra é um péssimo indicador para a saúde dele, é necessário que você atue para combater este comportamento tão perigoso. Para isso, preste atenção nos seguintes pontos a fim de evitar que seu cachorro coma pedras ou corpos estranhos:

  • Providencie a ele uma alimentação completa e equilibrada, segundo os requisitos nutricionais de cada etapa de sua vida.
  • Reforce sua atividade física, respeitando sempre o tipo e a quantidade de exercícios mais apropriados para a idade de seu cachorro.
  • Sempre utilize brinquedos apropriados para brincar com seu peludo, evitando apresentar uma pedra ou outro objeto estranho como um brinquedo.
  • Proporcione a ele uma adequada estimulação mental, apresentando jogos de inteligência e/ou atividades caninas como o searching.
  • Enriqueça seu ambiente para que seu cachorro encontre vias positivas de gastar sua energia e se divertir, mesmo quando não esteja presente no lar.
  • Ofereça uma adequada medicina preventiva ao seu melhor amigo, respeitando sempre seu calendário de vacinas e as vermifugações periódicas, além de realizar visitas preventivas ao veterinário a cada 6 meses.

Agora que você sabe por que cachorro come pedra, suas causas e o que fazer, neste vídeo te contamos tudo que precisa saber sobre desparasitação de cachorros:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro comendo pedra: causas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Cachorro comendo pedra: causas e o que fazer