Problemas de comportamento

Cachorro comendo cocô de gato - Causas e como impedir

 
Marta Sarasúa
Por Marta Sarasúa, Etóloga e auxiliar veterinária. Atualizado: 26 janeiro 2024
Cachorro comendo cocô de gato - Causas e como impedir
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Embora possamos achar muito desagradável, o consumo de fezes é um comportamento bastante comum em alguns animais, incluindo cães, que podem às vezes ingerir suas próprias fezes ou as de outros animais. Entretanto, o fato de ser um comportamento comum não significa que seja benéfico para o cão ou que não devemos aprender a evitá-lo.

Neste artigo do PeritoAnimal analisamos as razões pelas quais vemos um cachorro comendo cocô de gato, falamos sobre os riscos que este comportamento pode ter para sua saúde e explicamos a melhor maneira de prevenir e impedir que seu amigo de quatro patas ingira fezes felinas. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Cachorro comendo parede: causas e soluções

Índice

  1. Por que cachorro come cocô de gato?
  2. Cachorro comer fezes de gato faz mal?
  3. Como impedir o cachorro de comer cocô de gato

Por que cachorro come cocô de gato?

O ato de comer fezes é chamado de coprofagia, e quando as fezes em questão pertencem a uma espécie diferente da sua, é chamado de coprofagia interespecífica.

A coprofagia é considerada um comportamento normal em alguns animais e também em algumas fases da vida de uma determinada espécie, como no caso das cadelas que, após o parto, comem as fezes de seus filhotes até cerca de dez semanas de idade, a fim de manter seu ambiente limpo.

Entretanto, quando a ingestão de fezes (sejam elas próprias ou de outros animais) se torna um comportamento repetitivo e frequente, pode indicar que o cão está sofrendo de um problema físico ou emocional. Algumas das principais causas que nos levam a ter um cachorro comendo cocô de gato, são:

  • Comportamento exploratório: cachorros filhotes e cães adolescentes precisam descobrir o mundo ao seu redor através de seus sentidos, e é por isso que eles são tão curiosos e colocam qualquer coisa na boca. Nesta idade, a ingestão ocasional de suas próprias fezes ou de outros cães é frequentemente parte do comportamento exploratório normal e eles geralmente reduzem este comportamento à medida que crescem e aprendem.
  • Tédio ou falta de estimulação ambiental: Os cães precisam de estimulação física e mental diária, adaptada, é claro, à sua saúde, idade, personalidade e raça. Se você deixar seu cão sozinho em casa por muito tempo sem nada para fazer ou não lhe dar a oportunidade de satisfazer seus comportamentos naturais através de jogos, sessões de treinamento, passeios de qualidade, etc., ele pode ficar entediado ou estressado e desenvolver comportamentos indesejados, como coprofagia e, aí poderemos ter um cachorro comendo as fezes do gato.
  • Chamada de atenção ou jogo: às vezes, os cães aprendem a realizar comportamentos específicos para chamar nossa atenção e assim iniciar uma interação conosco, mesmo quando estes comportamentos são indesejáveis para nós. Se você repreender seu cão por comer cocô de gato e ele continuar a fazê-lo, provavelmente há uma quebra em sua comunicação e vocês não estão se entendendo corretamente.
  • Fome ou deficiência nutricional: Obviamente, se seu cão tem fome ou sua ração não é de qualidade suficiente para satisfazer suas necessidades, ele procurará satisfazer seu apetite com o que puder encontrar, inclusive fezes de gato. Um nutricionista veterinário pode ajudá-lo a encontrar a dieta mais apropriada e completa para seu cão.
  • Sabor agradável: Embora possa ser difícil de entender, uma razão muito comum pela qual os cães comem cocô de gato é simplesmente porque acham o cheiro e o gosto fortes atraentes.

Às vezes o comportamento coprofágico não é causado por uma única razão, mas por várias. Neste caso, diz-se que a causa do problema é multifatorial e muitas vezes requer a ajuda de um etólogo ou educador canino para identificar cada um dos gatilhos do comportamento e remediá-lo.

Por outro lado, se o comportamento aparecer repentinamente ou se tornar cada vez mais insistente, uma visita ao veterinário também é necessária para descartar qualquer desordem orgânica antes de iniciar o tratamento de modificação de comportamento.

Cachorro comer fezes de gato faz mal?

A alimentação ocasional de fezes de gatos não representa nenhum problema de saúde significativo, especialmente se o cachorro estiver seguindo o cronograma correto de desparasitação. No entanto, a coprofagia patológica frequente pode apresentar certos riscos.

Aqui estão os principais perigos aos quais seu amigo peludo está exposto se estiver comendo as fezes de gato constantemente:

  • Problemas gastrointestinais: se seu cão ingere grandes quantidades de fezes de gato, é muito provável que cause dor de estômago, apatia, vômitos e/ou diarreia nele. Na maioria dos casos, os cães melhoram depois de pouco tempo, mas às vezes é necessário consultar um veterinário e seguir tratamento médico para ajudá-los a se recuperar.
  • Risco de parasitoses: as fezes de gato podem conter parasitas capazes de deixar um cachorro doente, especialmente se for um cachorro filhote que ainda não tem um sistema imunológico maduro. Este risco aumenta acentuadamente quando o cão consome fezes de gatos de rua, enquanto o perigo de parasitose diminui quando o gato em questão é um gato doméstico e está saudável e corretamente vacinado e desparasitado. Você também pode se interessar por este outro artigo sobre parasitas externos em cães: tipos e controle.
  • Adesão ou obstrução intestinal: se seu cachorro está comendo cocô do gato diretamente da caixa de areia dele, ele não só está ingerindo as fezes, mas também uma certa quantidade de areia cada vez que o faz. O acúmulo de areia no trato digestivo pode levar a uma obstrução intestinal, que muitas vezes requer cirurgia para ser resolvida. Felizmente, este risco é raro, pois o cão teria que consumir grandes quantidades de areia. Descubra mais sobre a Obstrução intestinal em cachorros - Sintomas e tratamento, neste artigo do PeritoAnimal.

A qualquer sinal de desconforto ou dor, é melhor levar seu cão ao veterinário rapidamente para um check-up e o tratamento mais apropriado. Agora que você conhece os perigos, eis o que fazer para impedir que seu cachorro coma cocô de gato.

Cachorro comendo cocô de gato - Causas e como impedir - Cachorro comer fezes de gato faz mal?

Como impedir o cachorro de comer cocô de gato

Sem dúvida, a melhor maneira de fazer o cachorro parar de comer cocô de gato é impedi-lo de fazer isso. Aqui listamos algumas dicas:

  • Coloque a caixa de areia do gato em um lugar inacessível para o cão: colocando a caixa de areia de seu gato em um lugar elevado ou em um cômodo a que somente o felino possa ter acesso, você evita que seu cão possa alcançar os excrementos. Outra opção é usar uma caixa de areia fechada ou coberta, desde que seja confortável para o gato.
  • Limpar a caixa de areia regularmente: os gatos são animais muito higiênicos e apreciam quando sua caixa de areia é mantida limpa o tempo todo. Além disso, ao remover as fezes diariamente, você reduz a probabilidade de seu cão comê-las. O uso de um tipo de areia que se aglomera facilitará a limpeza, pois você não terá que jogar toda a areia fora e substituí-la por uma nova toda vez que a limpar.
  • Ofereça a seu cão estímulo ambiental e social: Para evitar o tédio, certifique-se de fazer atividades divertidas com seu cão e deixe disponíveis brinquedos interativos ou outros estímulos, especialmente quando ele for deixado em casa sozinho. Se a coprofagia for devida à ansiedade ou ao estresse, será necessário tratar primeiro este problema a fim de resolver o problema da ingestão de fezes de gato. Este artigo sobre Tipos de brinquedos para cães pode te ajudar a escolher os melhores brinquedos para seu cão.
  • Ofereça alimentos de qualidade: seu veterinário pode identificar se seu cão tem alguma deficiência nutricional que possa estar fazendo com que ele ingira cocô de gato. Uma dieta equilibrada e de boa qualidade é essencial para manter seu cão em boa saúde e prevenir comportamentos como a coprofagia em alguns casos.
  • Contate um etólogo ou um treinador de cães: muitas vezes não é fácil encontrar a causa da coprofagia, muito menos mudar corretamente este comportamento. Portanto, se seu cão parece obcecado em comer o cocô de seu gato ou, ou pior ainda, comer fezes de gato na rua, é melhor contatar um profissional que trabalhe de forma respeitosa com o animal para ajudá-lo a estabelecer um plano de modificação de comportamento que seja apropriado ao seu caso específico.

Nunca use punição física ou ferramentas nocivas (como coleiras elétricas) para ensinar seu cão a não comer cocô de gato. O treinamento baseado em punição traz muitos problemas para o animal, especialmente a nível emocional, o que pode levar ao desenvolvimento de outros problemas de comportamento mais sérios ou piorar os já existentes.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro comendo cocô de gato - Causas e como impedir, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Cachorro comendo cocô de gato - Causas e como impedir