Primeiros socorros

Cachorro com algo preso na garganta - o que fazer

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Editora e redatora do PeritoAnimal. 2 agosto 2018
Cachorro com algo preso na garganta - o que fazer
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Existe situação mais comum que, enquanto estamos comendo, o cachorro está sentadinho do nosso lado sem desviar o olhar e, ao primeiro descuido ou movimento em falso, cai algo que ele devora como um aspirador? Muitas vezes não há problema porque era um pedaço de comida pequeno ou migalhas mas, o que acontece se ele engole um osso ou um brinquedo pequeno das crianças? Esses casos costumam ser sérios e de urgência veterinária. Contudo, como tutores, existe uma série de ações que podemos ter em conta para prestar primeiros auxílios antes de sair correndo para a clínica veterinária mais próxima.

No PeritoAnimal, te ajudamos a saber o que fazer caso encontre o cachorro com algo preso na garganta, continue lendo!

Índice

  1. Como saber se o cachorro tem algo preso na garganta
  2. O que fazer se você vir o cachorro engolir algo que fica preso
  3. Tratamentos possíveis

Como saber se o cachorro tem algo preso na garganta

Não podemos acompanhar todos os passos do nosso peludo em tudo o que fazem, não é mesmo? Alguns animais são mais enérgicos que outros, umas raças mais comilonas que outras e, por vezes, apenas reparamos em sinais suspeitos que acontecem com o nosso cachorro.

Os canídeos podem tossir por muitas razões mas em alguns casos podem ter objetos presos como brinquedos, ossos, alguma planta ou simplesmente alguma coisa que está custando digerir. Antes de continuar aprofundando o tema, tenha em conta que os cachorros mascam muito pouco ou nada. Os tutores nem sempre se lembram disso, especialmente com raças que comem muito por natureza como o labrador, o golden retriever, o beagle, entre outros.

No entanto, também devemos considerar que, se o nosso cachorro tosse, pode ser por outro motivo. Existe uma doença conhecida como tosse de canil ou traqueobronquite infecciosa canina da qual você já deve ter ouvido falar. Consulte o nosso artigo Tosse de canil ou traqueobronquite infecciosa canina - sintomas e tratamento para saber mais sobre esta condição. Os sintomas são muito semelhantes aos apresentados quado o cachorro tem algo preso na garganta como a tosse e os movimentos de arrepiado, podendo até chegar a vomitar. Se você notar esses sinais, consulte o veterinário para realizar o diagnóstico diferencial e iniciar o tratamento para evitar possíveis contágios de outros animais.

Cachorro com algo preso na garganta - o que fazer - Como saber se o cachorro tem algo preso na garganta

O que fazer se você vir o cachorro engolir algo que fica preso

Se o seu cachorro tem algo preso na garganta, experimente esses conselhos antes de correr no veterinário:

  • Abra a boca dele de imediato para observar toda a cavidade e tentar extrair o objeto manualmente, Ter sucesso tente extrair objetos com pontas ou limites afiados como ossos, agulhas, tesouras, etc.
  • Se estamos falando de um cachorro pequeno, você pode colocá-lo de boca para baixo enquanto tenta remover o objeto. No caso de cachorros grandes, elevar as patas traseiras será muito útil.
  • Manobra de Heimlich: coloque-se atrás do cachorro, de pé ou de joelhos, rodeando-o com os braços e suportando as patas nas suas pernas. Pressione atrás das costelas pata dentro e para cima, para que começa a tossir ou a arrepiar. Quanto mais ele salivar melhor, uma vez que isso facilita que o objeto deslize e possa sair.
  • Mesmo que você consiga remover o objeto com alguma dessas técnicas, deve consultar o veterinário para avaliar possíveis lesões e tratamentos.

A ingestão de qualquer objeto pode provocar sérios problemas digestivos no animal. Por isso, considere quais são os possíveis danos a enfrentar tendo em conta o tipo de objeto ingerido. Pode se tratar de algum alimento ou planta que não seja bom para o organismo dele e que provoca certos sinais característicos como:

  • Sialorreia (hipersalivação).
  • Vômitos e/ou diarreias.
  • Apatia ou depressão.
  • Falta de apetite e/ou de sede.

Tratamentos possíveis

Falamos em urgência veterinária uma vez que, se você testou todas as recomendações anteriores sem sucesso, deve consultar o veterinário. Quanto mais tempo tenha passado. pior será o tratamento, sendo necessário recorrer a cirurgia para extrair o objeto que o cachorro tem preso na garganta.

Antes de mais, é essencial saber onde está o corpo estranho o mais rápido possível, o que é feito através de uma radiografia. Os tratamentos possíveis serão comentados de acordo com o critério do profissional veterinário que atende a urgência. Esses são os tratamentos mais habituais:

  • Nas primeiras 48 horas desde que sabemos que o episódio ocorreu, pode ser possível remover o objeto com sedação e uma endoscopia ou com vaselina líquida via oral, dependendo da localização do mesmo.
  • Se passaram mais de 48 horas, é necessário avaliar uma cirurgia para extrair o corpo estranho, uma vez que já terá aderido às paredes com as quais entrou em contato.
  • Si ya han transcurrido más de 48 horas, debemos evaluar una cirugía para extraer el cuerpo extraño, puesto que seguramente ya tendremos adherencias a las paredes con las que se encuentra en contacto.

É muito importante consultar o veterinário e não medicar o seu pet com antidiarreicos, antieméticos ou calmantes, uma vez que isso apenas esconde o problema e piora a solução. Logo, se você se está perguntando sobre o que fazer em caso de cachorro com algo preso na garganta, não hesite e consulte um bom veterinário.

Cachorro com algo preso na garganta - o que fazer - Tratamentos possíveis

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com algo preso na garganta - o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
MARIA REGINA ELIZEU
Gostaria que vcs poderia me ajudar a minha cachorrinha está.com problemas de garganta inflamada e está com cheiro muito forte, ela só consegue comer se eu ponho a ração de molho
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Maria. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Joaquim
Olá meu cachorro, esta triste, não esta comendo nada, as vezes anda, esta muito fraco, minha mãe esta dando leite na boca nele, as vezes bebe agua, não sei o que fazer.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Joaquim. Tudo bem? Neste post falamos sobre o que fazer quando um cachorro não quer comer: https://www.peritoanimal.com.br/meu-cachorro-nao-quer-comer-o-que-fazer-22871.html
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Kateana cappelari
Ola meu filhote de cachorrinho engoliu um pedaço de osso que esta preso na garganta já tentamos tirar..não temos como pagar a cirurgia para retirar..tem algo que podemos fazer para salvar a vidinha dle estamos muito triste ver ele nesse estado..ele estava muito alegre antes disso acontecer..NOS AJUDE
Luísa Savala
Oi Kateana! Seu cachorro precisa ser visto por um médico veterinário o quanto antes. Uma boa dica é buscar ONGs ou Associações próximo da sua região que possam prestar atendimento profissional sem custos.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Ângela
Meu cachorro começou como estivesse com algo engasgado na garganta e hj ele está com nariz escorrendo e não tá comendo nada estou dando tossicanes mais não vejo melhoras o que devo fzr
Luísa Savala
Oi Ângela! Recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
davide
me ajudou muito, melhor artigo que li sobre o tema.
1 de 3
Cachorro com algo preso na garganta - o que fazer