Cachorro comendo pedra: causas e o que fazer

Cachorro comendo pedra: causas e o que fazer

O comportamento guloso dos cachorros pode parecer fofo em certas ocasiões, no entanto, quando falamos do consumo de pedras, nos deparamos com um problema sério e até perigoso que devemos solucionar o quanto antes. Se um cão tenta comer tudo o que encontra, ele pode ingerir substâncias químicas, excrementos, corpos estranhos e inclusive alimentos danosos à saúde.

Neste sentido, algo que ocorre com certa frequência e devemos estar atentos é o hábito de comer pedras. E se você desconfia ou viu diretamente o seu cachorro ingerir pedras ou outros elementos estranhos, é possível que se faça perguntas como: "por que meu cachorro começou a comer pedras?" e mais importante ainda, "como saber se meu cachorro consumiu algo?"

Pensando nisso, neste artigo do PeritoAnimal resolveremos sua dúvida sobre o cachorro comendo pedra: causas e o que fazer, detalhando os possíveis sintomas de um corpo estranho em cachorros e as causas que levam esses pets a consumirem pedras.

Por que cachorro come pedra

A ingestão de pedras é muito perigosa, já que pode irritar e inflamar a mucosa gastrointestinal, podendo levar a um quadro de gastrite em cachorros. Em casos mais sérios, um cão que come pedras pode sofrer uma perfuração intestinal, que pode provocar hemorragias internas e inclusive pode implicar na morte do animal.

Mas, por que cachorro começa a comer pedras? Bem, o certo é que não existe uma única explicação para este comportamento nos cães. Um cachorro que consome objetos estranhos pode fazê-lo por diversos motivos e, para identificar a causa específica de um cachorro comendo pedra, você precisará prestar atenção em sua rotina, nutrição, estado de saúde e comportamento no dia a dia.

Tendo em conta os possíveis riscos da ingestão de pedras para a saúde de seu melhor amigo, te aconselhamos a procurar um veterinário urgentemente se você o viu fazendo isso ou se desconfia de que ele pode estar comendo pedras, terra e corpos estranhos em sua ausência. Mesmo assim, a seguir resumiremos as causas mais comuns que explicam por que um cachorro come pedra.

Cachorro comendo pedra: 5 razões

Existem várias razões que podem explicar um cachorro comendo pedra, aqui listamos algumas delas:

  1. Síndrome de Pica: a síndrome de Pica em cachorros é uma patologia que provoca a ingestão de todo tipo de alimentos, incluindo, claro, pedras. O animal pode chegar a tentar comer todo tipo de material não comestível, como plásticos e madeira.
  2. Fase do descobrimento em filhotes: é totalmente normal que, na etapa de filhotes, os cachorros mordam e inclusive ingiram acidentalmente todo tipo de objetos, incluindo pedras. Apesar de ser algo "normal" não é um comportamento aceitável. No entanto, não devemos nunca tirar da boca à força uma pedra, já que isso pode provocar uma ingestão rápida numa tentativa de evitar que as tirem dele. O ideal nestes casos é começar a trabalhar com o cachorro e lhe ensinar a soltar objetos.
  3. Estresse e ansiedade: existem muitos motivos que podem provocar a aparição de estresse no cachorro, tais como a falta de exercício, o confinamento, a falta de estimulação mental, os castigos constantes, etc. O cachorro pode encontrar no hábito de mastigar e consumir pedras uma via para aliviar o estresse acumulado. É habitual em cachorros de resgate.
  4. Demanda de atenção: cachorros que passam muitas horas sozinhos ou que não recebem atenção suficiente podem chegar a consumir pedras ou outros alimentos não comestíveis (assim como realizar muitas outras condutas inadequadas) para chamar a atenção de seus tutores. O cachorro prefere ser castigado a não receber nenhum tipo de atenção. Costuma aparecer em casos muito extremos.
  5. Infestação por parasitas: diversos estudos mostram que, em estado selvagem, os cachorros comem plantas ou ervas para eliminar uma infestação de parasitas intestinais. Na sua ausência, podem chegar a consumir outros alimentos ou recursos que encontrem. Visite seu veterinário para eliminar este ou outros problemas de saúde.

Sintomas de um cachorro que comeu pedra

Nem sempre uma cachorro apresentará sintomas visíveis após consumir pedras ou areia, e os tutores podem se dar conta somente ao observar suas fezes, já que o organismo do cão não conseguirá digerir estes elementos e necessitará expulsá-los através dos excrementos.

Porém, se seu cachorro está comendo pedras maiores, provavelmente apresentará alterações em seu estado de saúde e comportamento. A seguir, resumimos alguns dos sintomas que podem sinalizar se é um caso de cachorro comendo pedra:

  • Naúsea, tosse, tentativa de vomitar e vômito
  • Prisão de ventre ou dificuldade para fazer suas evacuações (as pedras podem "se prender" nos intestinos, impedindo que o cachorro defeque normalmente)
  • Presença de sangue nas fezes (as pedras podem causar perfurações no intestino, provocando sangramentos)
  • Sintomas comuns à gastrite em cachorros, tais como vômitos, perda de apetite e de peso, diarreia, desidratação, letargia, salivação excessiva, etc.
  • Debilidade e perda de interesse em suas atividades cotidianas.

Meu cachorro engoliu uma pedra, que fazer?

Se seu cachorro engoliu uma pedra ou outro corpo estranho, é muito importante que o leve rapidamente ao veterinário. Embora possa encontrar muitos métodos caseiros para fazer que seu cachorro expulse uma pedra, estas rotinas nem sempre são recomendadas, pois dependendo do tamanho e da localização da pedra no organismo do animal, tentar fazê-lo vomitar ou defecá-la pode danificar seu trato gastrointestinal e agravar ainda mais o quadro, o que necessitará de intervenção veterinária.

Se quiser saber como fazer com que seu cachorro expulse uma pedra, deve consultar um profissional devidamente capacitado. Ao realizar um exame físico e solicitar alguns estudos o veterinário poderá conhecer a localização exata do corpo estranho no organismo de seu cachorro. Com este dado, então, ele irá te recomendar a forma mais conveniente de tirar este elemento de seu trato gastrointestinal sem provocar danos graves em seu organismo. Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma intervenção cirúrgica para extrair a pedra de forma totalmente segura.

Mas caso seu peludo fique sufocado com uma pedra ou outro elemento, te contamos o que fazer se seu cachorro tem algo entalado na garganta.

Cachorro comendo pedra: como fazê-lo parar

Agora que você já sabe que cachorro comendo pedra é um péssimo indicador para a saúde dele, é necessário que você atue para combater este comportamento tão perigoso. Para isso, preste atenção nos seguintes pontos a fim de evitar que seu cachorro coma pedras ou corpos estranhos:

  • Providencie a ele uma alimentação completa e equilibrada, segundo os requisitos nutricionais de cada etapa de sua vida.
  • Reforce sua atividade física, respeitando sempre o tipo e a quantidade de exercícios mais apropriados para a idade de seu cachorro.
  • Sempre utilize brinquedos apropriados para brincar com seu peludo, evitando apresentar uma pedra ou outro objeto estranho como um brinquedo.
  • Proporcione a ele uma adequada estimulação mental, apresentando jogos de inteligência e/ou atividades caninas como o searching.
  • Enriqueça seu ambiente para que seu cachorro encontre vias positivas de gastar sua energia e se divertir, mesmo quando não esteja presente no lar.
  • Ofereça uma adequada medicina preventiva ao seu melhor amigo, respeitando sempre seu calendário de vacinas e as vermifugações periódicas, além de realizar visitas preventivas ao veterinário a cada 6 meses.

Agora que você sabe por que cachorro come pedra, suas causas e o que fazer, neste vídeo te contamos tudo que precisa saber sobre desparasitação de cachorros:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro comendo pedra: causas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.