Partilhar

Prisão de ventre em cachorro: causas, sintomas e tratamento

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 17 outubro 2019
Prisão de ventre em cachorro: causas, sintomas e tratamento

Ver fichas de  Cachorros

Decidir acolher um cachorro em sua casa não implica apenas aceitar uma grande responsabilidade, como também receber afeto, companhia e presença diariamente, uma vez que um cachorro se converte em um leal e fiel amigo.

Em troca, eles precisam apenas de atenção suficiente para cobrir todas as necessidades físicas, psicológicas e sociais, por isso é importante que você observe o seu pet e saiba identificar aqueles sinais que indicam que algo não está bem.

Os transtornos do trânsito intestinal nos cachorros são comuns, por isso neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar tudo sobre a prisão de ventre em cachorro, quais são as possíveis causas, os seus sintomas e os melhores tratamentos.

Cachorro com prisão de ventre: causas

A prisão de ventre é uma situação na qual a evacuação de fezes não é possível ou na qual ocorre uma diminuição da mesma, podendo verificar que o pet defeca fezes pequenas, duras e escuras e que o faz com dificuldade ou até dor.

A prisão de ventre em cachorros pode indicar uma alimentação desequilibrada ou falta de exercício físico, mas também pode ser a manifestação de transtornos patológicos graves, como por exemplo tumores que obstruem o trato digestivo.

É possível distinguir três principais causas de prisão de ventre em cachorro:

  • A prisão de ventre em cães ocorre por uma obstrução parcial ou completa do trato digestivo;
  • A prisão de ventre é causada por anomalias que se encontram fora do cólon mas que também contribuem para a obstrução do trato digestivo;
  • Não é possível evacuar as fezes devido a patologias neuromusculares ou outros transtornos como a hipercalcemia ou o hipotireoidismo.

Qualquer cachorro pode ser afetado, no entanto, a prisão de ventre em cachorro ocorre com maior frequência em cães idosos, devido às mudanças fisiológicas que o seu organismo sofre e à redução da atividade física diária.

Cachorro com prisão de ventre: sintomas

Se o seu pet sofre de prisão de ventre, pode manifestá-lo através dos seguintes sinais:

  • Carência da evacuação de fezes;
  • Fezes menores, escuras e duras;
  • Fezes com presença de muco ou sangue;
  • O cachorro permanece na posição de evacuação mas é incapaz de defecar;
  • Sinais de dor durante a defecação;
  • Abdômen inchado;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso;
  • Vômitos.

Como vamos ver de seguida, alguns destes sintomas devem ser interpretados como sinais de alerta e precisam de atenção veterinário imediata.

Prisão de ventre em cachorro: causas, sintomas e tratamento - Cachorro com prisão de ventre: sintomas

Sinais de alerta para cachorro com prisão de ventre

Você deve buscar ajuda de um médico veterinário urgente caso observe no seu pet algumas das seguintes situações:

  • A prisão de ventre não se resolve em 1 ou 2 dias;
  • A prisão de ventre em cachorro termina em 1 ou 2 dias mas repete-se constantemente;
  • O cachorro apresenta perda de apetite, vômitos ou letargia.

Qualquer uma das situações mencionadas anteriormente pode indicar um grave problema de saúde, por isso, a atenção médica é imprescindível.

O que dar para cachorro com prisão de ventre?

Existem várias medidas de higiene e de dieta que podem ser muito úteis para tratar a prisão de ventre em cães, por exemplo:

  • Vegetais de folha verde moídos: adicionar à alimentação habitual 1 colher de chá por cada 4 quilos de peso corporal, 1 ou 2 vezes por dia. Isto aumenta rapidamente a ingestão de fibra.
  • Conserva de abóbora: a abóbora é um remédio natural que contém grandes proporções de água e fibra, você deve adicionar à alimentação 1 colher de chá por cada 4 quilos de peso corporal, 1 ou 2 vezes por dia.
  • Fibra de coco: administrar 1 colher de chá por cada 4 quilos de peso corporal, 1 ou 2 vezes por dia.
  • Vinagre de maçã orgânico: favorece a digestão e o adequado trânsito intestinal, administrar meia colher de chá por cada 4 quilos de peso corporal, 1 vez por dia.
  • Suco de aloe vera puro: o suco do aloe também é altamente benéfico para o seu pet e será suficiente administrar meia colher de chá por cada 4 quilos de peso corporal, 1 vez por dia.
  • Azeite de oliva: enriquecer a comida do seu cachorro com azeite de oliva é uma forma simples de aliviar a prisão de ventre, além disso deixará a comida mais apetitosa.
  • Mais água: é fundamental que o cachorro ingira mais água. Você pode colocar um segundo recipiente de água em outro lugar de casa.
  • Exercício físico diário: os cachorros devem realizar exercício físico diário, o qual deve ser adaptado às caraterísticas individuais, idade e limitações físicas do pet.

Esta informação é meramente orientativa, lembre-se que o veterinário é a única pessoa capacitada para recomendar um tratamento preciso.

Tratamento para cachorro com prisão de ventre

Antes de saber como estimular o cachorro a fazer fezes é importante ter em conta vários aspectos, por exemplo, nunca dê laxante para cachorro, uma vez que os laxantes para consumo humano podem não ser adequados para o organismo dos cães. Além disso, muitas destas substâncias aumentam a motilidade uma vez que atuam por contato, irritando as paredes intestinais, o que poderia ser incômodo para o cachorro.

Você também não deve aplicar nenhum enema, pois poderia machucar o reto do animal e causar desiquilíbrios na flora bacteriana.

Apenas o veterinário pode decidir se o seu cachorro deve ser submetido a um tratamento farmacológico e, neste caso, pode-se optar por fármacos pro-cinéticos, que atuam melhorando todos os processos do trato digestivo e que são menos agressivos que os laxantes.

Da mesma forma, o veterinário determinará a necessidade de prescrever probióticos se considerar que a prisão de ventre se deve a anomalias na flora intestinal.

Prevenir a prisão de ventre em cachorro

Melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Por isso, é importante que você ofereça ao seu cachorros os recursos suficientes para evitar alterações no seu trânsito intestinal.

Para prevenir a prisão de ventre em cachorros é importante que o tutor tenha em conta os seguintes conselhos:

  • É essencial que a alimentação se baseie em ração seca (contém mais fibra), mas que esta ingestão se equilibre com comida úmida, uma vez que contém mais quantidades de água;
  • Se o seu cachorro está medicado, consulte o seu veterinário. Alguns fármacos como os antiácidos, anti-histamínicos ou os diuréticos podem causar prisão de ventre;
  • Se o seu cachorro precisa de tomar um complemento nutricional com ferro, consulte antes o seu veterinário, uma vez que o ferro pode causar prisão de ventre;
  • Se recomenda que seu cachorro faça exercício físico diariamente.

Cuidados gerais com cachorro

Se você adotou um cachorro e quer proporcionar-lhe os melhores cuidados, recomendamos que consulte os seguintes artigos para manter a saúde dele em perfeito estado e para evitar que desenvolva condições como a prisão de ventre:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Prisão de ventre em cachorro: causas, sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Vídeos de Prisão de ventre em cachorro: causas, sintomas e tratamento

1 de 3
Vídeos de Prisão de ventre em cachorro: causas, sintomas e tratamento

Escrever comentário sobre Prisão de ventre em cachorro: causas, sintomas e tratamento

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Maria Elisa oliveira
Olá Minha cadela está com 13 anos. Para evacuar ela faz um encache, ou seja, para e arrasta o corpo, para trás. Teve dois problemas, antes de um ano, de glândulas inflamadas. Está comento e bebendo normalmente. Caminhamos praticamente o mesmo tempo duas vezes ao dia. Estou oferecendo azeite, por isto suas fezes não estão duras. Entretanto ela esta evacuando muito pouco, ou nada, por dia. Ela evacuava até quatro vezes uma quantidade proporcional ao que come. Agora, come o mesmo tanto e não evacua quase nada. Estou preocupada! Penso que antes pecar pelo excesso do que pela negligencia. Vocês podem me ajudar? Obrigada
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria! Como mencionamos no artigo, existem algumas causas para prisão de ventre em cachorro. Por isso, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Vinicius
Meu cachorro não caga, o que devo fazer?
leidiane
tem 1 semana que minha cachorra nao consegue defecar direito, e tbm fica arrastando o bubum no chão, o que eu devo fazer ?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Leidiane! Temos um artigo sobre cachorro esfregando o bum bum no chão que pode te ajudar, confira: https://www.peritoanimal.com.br/meu-cachorro-esfrega-o-bumbum-no-chao-causas-e-dicas-21462.html
De qualquer forma, é importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
HELIO AMAZONAS
CUIDADOS PARA CÃES IDOSOS E CUIDADOS NA ALIMENTAÇÃO PARA NÃO TEREM PRISÃO DE VENTRE.. PARABÉNS PARA AS PUBLICAÇÕES LIDAS NESTE ESPAÇO.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Helio Amazonas! Obrigada pelo seu comentário, continue nos acompanhando 🐶 ❣️
Ismael Medeiros
Boa Tarde. Meu chachorro ficou tremendo torto sentindo dor, do nada. Ele estava deitado no sofá e derrepente tava tremendo muito sem razão nenhuma e com certeza sentindo dor, depois de uns 10 min tentando acalmar ele, ele desce do sofá vai pra área (onde ele faz as nessecidades) e faz cocô.

Queria saber se isso é algo relacionado a prisão de ventre

Agora ele está melhor 🙌
dasdores
meu cachorro esta com 3 dias hoje que esta com dores na barriga,fraqueza,tristinho,com falta de apetite e só quer saber de esta dormindo,já dei remédio e nada mandei rezar e nada e agora estou dando chá não sei mais o que fazer
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Dasdores! Recomendamos que você busque um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeirtoAnimal seja rápidas melhoras!
Sandro Silas Castro Bezerra
Meu cachorro está ha dias com espremedeira, nao consegue defecar, chora com dor de barriga toda vez que quer evacuar, demora muito para fazer, quando consegue fazer faz apnasgums bolinhas e molas. Já dei remédio para vêem mais continua fazendo iaao
Meu está na mesma situação não sei o que fazer ela só tem 1 mês e 5 dias
Alguém pode Mer ajudar
Cristiane
Bom dia! meu cachorro do nada aparece um inchaço do lado esquerdo do bumbum dele, esse inchaço faz com q ele fique na posição de defecar e tentando defecar o tempo todo, observei q sai muco e gases, fezes as vezes, caminhamos hoje e o inchaço sumiu, entramos em casa ele ja estava normal, não demorou 5 minutos e voltou novamente, ele esta muito agoniado e na posição de defecar, estou mega preocupada
Rosa
Meu cachorro tá com um inchaço do lado do bumbum e fica em posição de defecar e faz xixi só que fica só pingando o xixi onde ele sentar fica monhado ele fica se espremedor pra fazer xixi o que será isso
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rosa! Sem ver o seu cachorro não conseguimos dar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
lays
Meu cachorro está com a barriga inchadinha e ta fazendo coco bem pouco fora que ele faz hum grande esforço para faz o coco e tbm está bem quieto oque fasso ? Estou muito.preocupada
A sua avaliação:
Ana Maria Marujo
Informações muito úteis

Prisão de ventre em cachorro: causas, sintomas e tratamento
1 de 2
Prisão de ventre em cachorro: causas, sintomas e tratamento

Voltar ao topo da página