Partilhar

Como estimular a inteligência do cachorro

 
Por Aline Nunes. 5 dezembro 2018
Como estimular a inteligência do cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Algumas raças de cães, como o Border Collie e Pastor Alemão, precisam de estímulo mental para se sentirem relaxados e ativos. Muitos problemas, como a ansiedade e estresse, podem ser resolvidos com o uso de brinquedos de inteligência. No entanto, qualquer cachorro pode se beneficiar deste tipo de brinquedo, pois, eles são estimulados mentalmente e proporciona um bom momento, tornando o cachorro mais inteligente e ativo. Neste artigo do Perito Animal, falamos sobre como estimular a inteligência do cachorro.

Também lhe pode interessar: Controle de estímulos nos cachorros

Kong

O kong é um brinquedo fantástico e muito útil para cachorros que sofrem de ansiedade da separação. Além disso, é um brinquedo totalmente seguro, já que pode deixar o cachorro interagir com ele sem supervisão.

O mecanismo é muito simples: você tem que introduzir ração, guloseimas e até patê dentro do buraco e o cachorro vai retirando a comida usando as patas e o focinho. Além de entretê-los por um tempo, o kong os relaxa e os faz estimula a pensar em diferentes posturas para esvaziar seu conteúdo do kong.

Descubra tudo sobre o kong, qual o tamanho ideal ou como usá-lo corretamente. Sua utilização é altamente recomendado para todos os tipos de cães.

Como estimular a inteligência do cachorro - Kong

Como fazer um kong caseiro

Saiba como fazer o brinquedo para cachorro kong caseiro, uma alternativa fácil e barata para deixar o seu cachorro cachorro mais inteligente:

Tic-Tac-Twirl

No mercado, você pode encontrar jogos de inteligência bem semelhantes ao Tic-Tac-Twirl. É um pequeno tabuleiro que expele guloseimas através de algumas aberturas que devem ser giradas. O cachorro, usando o focinho e as patas, removerá o alimento do seu interior.

Além de ser divertido, é uma atividade mental para cães que também desfrutamos ao observá-lo brincar. Este tipo de brinquedo para cachorro, que libera os alimentos, é muito apropriado para os cachorros que comem muito rápido, já que as guloseimas saem pouco a pouco e o animal não pode comê-las de uma só vez. Também aumenta o sentido do olfato.

Como estimular a inteligência do cachorro - Tic-Tac-Twirl

Rastreador

Este jogo é muito simples e você pode fazê-lo sem gastar nada (só precisa comprar petiscos). Você deve pegar três recipientes idênticos e esconder a comida em um deles. O cachorro, com o focinho ou a pata, os encontrará.

Essa é daquelas brincadeiras inteligentes para cães que além de ser muito divertida, ajuda a relaxar e é um estímulo mental para cães.

Cubo-bola

Esse brinquedo é bastante semelhante ao kong, porém, ao invés de esconder guloseimas, o cão deve pegar uma bola no interior do cubo, o que não é tão simples quanto parece. Além de deixar o cachorro mais inteligente, é um brinquedo 2 em 1.

Você pode fazer um cubo semelhante em casa, mas, deve buscar que seja macio e nunca tóxico. É perfeito para cachorros obesos que não podem petiscar em excesso.

Se você estiver buscando mais informações para exercícios para cães, veja este artigo: Atividades com cachorro

Como estimular a inteligência do cachorro - Cubo-bola

Brinquedos biônicos

Para entender de que se trata, os objetos biônicos são aqueles que tentam simular o comportamento de um ser vivo através do uso de engenharia e mecânica. Neste caso, encontramos brinquedos bem diversos e surpreendentes perfeitos para cachorros incansáveis e energéticos.

Os materiais dos brinquedos biônicos são resistentes a mordidas e deformáveis para que o seu melhor amigo encontre neles uma fonte de diversão duradoura e estimulo mental para cães.

Conheça também: Atividades para cães idosos

Como estimular a inteligência do cachorro - Brinquedos biônicos

Desafios mentais para cães: brincar de encontrar

Mais um dos brinquedos para entreter cachorros é um jogo de brincar de encontrar que estimula o olfato e deixa o cachorro mais inteligente. Você pode usar brinquedos ou guloseimas, tudo é válido. Esconda-os em um lugar específico e ajude o seu cachorro se ele não encontrar.

Além da possibilidade de fazê-lo em casa, também podem ser encontrados brinquedos com essa função como o "Encontre o esquilo", um brinquedo de tamanho grande muito divertido e adorável.

Como estimular a inteligência do cachorro - Desafios mentais para cães: brincar de encontrar

Desafios mentais para cães: praticar a obediência

Obediência é um método perfeito para estimular a mente do seu cão e ensiná-lo a se comportar. Você pode praticar dar a pata, sentar ou ficar de pé. Tudo é possível se o repete várias vezes e, mediante o uso do reforço positivo. Recomendamos fazer sessões de 10 a 15 minutos de treinamento para não sobrecarregar o seu animal de estimação. Você também pode usar o clicker, um sistema muito divertido e eficaz.

Neste vídeo, no canal do PeritoAnimal, no YouTube, mostramos como ensinar um cachorro a dar a pata:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como estimular a inteligência do cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Escrever comentário sobre Como estimular a inteligência do cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como estimular a inteligência do cachorro
1 de 6
Como estimular a inteligência do cachorro

Voltar ao topo da página