Problemas de comportamento

O meu gato sobe a árvore de Natal - Como evitar

 
Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 13 março 2018
O meu gato sobe a árvore de Natal - Como evitar
Gatos

Ver fichas de  Gatos

As festas de natal estão se aproximando e com elas o momento de montar a árvore de Natal e de a decorar. Mas este momento familiar que tanto gostamos é sinônimo de dificuldades para muitos donos de gatos, pois estas criaturas brincalhonas gostam de subir a árvore de Natal ou de a destruir um pouco em modo de brincadeira.

Para evitar que este momento tão esperado se converta em um pequeno pesadelo devido aos nossos gatos acrobáticos, no PeritoAnimal vamos lhe dar uma série de conselhos para evitar que o seu gato suba a árvore de Natal. Continue lendo e descubra os nossos conselhos.

Também lhe pode interessar: Como evitar que os gatos subam nas coisas?

Passos a seguir:

1

O primeiro passo será escolher o tipo de árvore mais apropriado para si e o seu gato. Entre uma árvore de Natal natural e uma sintética, talvez esta última seja a opção mais segura, pois seus ramos são menos afiados que os de uma árvore natural. Escolher uma árvore pequena pode ser uma boa opção se o seu gato for um filhote, pois se as coisas correram mal a árvore pode cair em cima dele e magoá-lo.

Escolha uma árvore que tenha uma base muito firme e sólida, para a manter o mais estável possível no caso do seu gato saltar para cima dela. Se preferir escolher uma árvore natural, tenha em conta que o seu gato pode se envenenar se beber a água da árvore, por isso evite utilizar fertilizantes ou produtos que podem ser prejudiciais para o seu gato.

Aconselhamos você a evitar as árvores muito altas, pois se mesmo assim o seu gato subir à árvore e esta cair, os danos podem ser maiores.

O meu gato sobe a árvore de Natal - Como evitar - Passo 1
2

Depois deve tentar colocar a árvore no sítio mais adequado para evitar que o seu gato a suba. Tem que colocar a árvore em um local livre com espaço ao redor evitando que haja objetos ou móveis próximos, porque seriam uma grande tentação para o gato trepar neles e saltar para a árvore de Natal.

O ideal seria fixar a árvore ao teto ou à parede, para dar mais estabilidade e evitar que caia com facilidade. Se for possível deverá fechar o cômodo onde se encontra a árvore à noite ou quando ninguém estiver presente, para evitar que o gato tenha acesso a ele.

Após colocar a árvore, pode deixar que o seu gato se aproxime dela e a investigue um pouco, mas se parecer que quer saltar para a árvore, terá de o dissuadir. Para isso, uma boa ideia é ter um pulverizador com água, caso o seu gato queira subir a árvore, pulverize nele água e diga um "não" firme. Depois de tentar subir a árvore várias vezes e ser pulverizado com água, é provável que ele entenda que a árvore de Natal não vai ser um brinquedo divertido para ele.

O meu gato sobe a árvore de Natal - Como evitar - Passo 2
3

Agora que já montou a sua árvore, deve cobrir a base da árvore com papel de alumínio. A presença de papel de alumínio tem um certo efeito repulsivo para o gato, pois este não gosta da textura do papel de alumínio nem de colocar as suas unhas nele, assim evitaremos que trepe na base para subir a árvore. Além disso, o papel de alumínio também permite evitar que urine na base da árvore.

O meu gato sobe a árvore de Natal - Como evitar - Passo 3
4

Chegou o momento de escolher as decorações da sua árvore. Primeiro deve evitar os enfeites demasiado atrativos para o seu gato, como objetos que fiquem muito suspensos, que girem ou que façam barulho, e o melhor é evitar guirlandas elétricas, pois chamam muito a atenção dos gatos e podem ser muito perigosas para eles. Também deve evitar os objetos com catnip, pois seria muito perigoso para a saúde do seu gato. Tenha cuidado também com o fato de decorar a árvore com comida ou guloseimas, lembre-se que o chocolate é toxico para os gatos.

Aconselhamos você a utilizar enfeites de tecido, ou enfeites inquebráveis e de tamanho grande para evitar que o gato os engula, como por exemplo bonecos ou bolas grandes. Depois de colocar a sua árvore de natal, é aconselhável deixar o seu gato se habituar a ele uns dias antes de colocar os enfeites.

O meu gato sobe a árvore de Natal - Como evitar - Passo 4
5

Por fim, chegou o momento tão divertido de decorar a nossa árvore e colocar os enfeites. Se for possível seria melhor decorar a árvore quando o gato não estiver presente, ver-nos mexer nos enfeites aumentaria muito o seu interesse e faria vê-los como brinquedos.

Além disso, aconselhamos a não decorar o terço inferior da árvore, mais ou menos a parte que está ao nível da visão do gato. Ao não ter nenhum objeto ao seu nível, diminuirá a sua curiosidade e o seu interesse pela árvore e assim a probabilidade de saltar para a árvore de Natal.

O meu gato sobe a árvore de Natal - Como evitar - Passo 5
6

Descubra no PeritoAnimal como fazer um arranhador caseiro para gatos e surpreenda o seu gato neste Natal com um presente. Também recomendamos este artigo com brinquedos para gatos para tirar ideias para este Natal.

O meu gato sobe a árvore de Natal - Como evitar - Passo 6

Se deseja ler mais artigos parecidos a O meu gato sobe a árvore de Natal - Como evitar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
O meu gato sobe a árvore de Natal - Como evitar