Partilhar

Sangue nas fezes do cão, o que pode ser?

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 22 maio 2019
Sangue nas fezes do cão, o que pode ser?

Ver fichas de  Cachorros

Encontrar sangue nas fezes do cachorro pode ser chocante e é algo que costuma preocupar muito o tutor. Felizmente nos cães as causas de sangue nas fezes não são necessariamente graves, elas podem ser muitas e diferentes, desde um pequeno problema como uma mudança na alimentação do cachorro a uma condição mais grave como a parvovirose.

Mas é sempre recomendável consultar o seu veterinário para descartar causas graves e se certificar que está a fazer tudo corretamente com o seu cachorro. Se você encontrou sangue nas fezes do seu cachorro, neste artigo do PeritoAnimal vamos te ajudar a entender as possíveis causas de sangue nas fezes do cão.

Também lhe pode interessar: Frutas e verduras que hamster pode comer

Sangue nas fezes do cachorro: cor

Revisar as fezes do cachorro é uma rotina imprescindível que deveria ser feita pelo tutor diariamente. de fato, existem muitos tipos de fezes de cachorro e o significado varia dependendo da cor, consistência e frequência.

No entanto, você deve saber que em termos médicos a presença de sangue nas fezes do cachorro pode ser de dois tipos: hematoquezia ou melena, podendo ser distinguidos pela cor do sangue. É importante distinguir estes dois tipos de sangue nas fezes porque condiciona o diagnóstico.

  • A hematoquezia é a presença de sangue fresco nas fezes: este sangue tem uma cor vermelho vivo nas fezes. Neste caso o sangue não foi digerido, provém do sistema digestivo inferior, geralmente o cólon ou o reto. Na hematoquezia o sangue pode estar misturado com as fezes ou pode observar umas gotas de sangue cair quando o seu cachorro evacua.
  • A melena é a presença de sangue digerido nas fezes: o sangue tem uma cor escura, mau cheiro e tem geralmente aparência de alcatrão. Este sangue foi digerido e vem das partes superiores do sistema digestivo. A melena é mais fácil de ver que a hematoquezia porque pela cor escura das fezes de muitos cachorros é complicado dizer se há ou não sangue. Se você tem dúvidas, pode colocar as fezes do seu cachorro em papel de cozinha absorvente branco, se uma coloração avermelhada se espalhar no papel é muito provável que o seu cachorro tenha melena.
Sangue nas fezes do cão, o que pode ser? - Sangue nas fezes do cachorro: cor

Sangue nas fezes do cachorro: causas de hematoquezia

Ao contrário do que acontece com os humanos, a hematoquezia não é uma indicação de hemorroidas no cachorro. Em todo o caso, se o seu cachorro tem hematoquezia é melhor consultar um veterinário o quanto antes porque poderia ser uma causa séria. As causas do sangue fresca, ou seja, de cor vermelho brilhante no sangue podem ser muito variadas, vamos explicar-lhe algumas possíveis causas:

Parasitas em cachorros

A parasitose é uma das causas mais frequentes da presença de sangue fresco nas fezes. Os parasitas mais envolvidos são os ancilostomídeos, tricocéfalos e nematoides mas os protozoários como os coccídios também podem causar hematoquezia. O seu veterinário deverá fazer exames e a partir das fezes do seu cachorro poderá determinar de que parasita se trata e dar o tratamento adequado ao seu cachorro.

Parvovírus canino

A parvovirose é uma doença séria que afeta principalmente os cachorros filhotes, o Rottweiler, o Pastor Alemão e o Doberman são raças mais propensas a sofrer de parvovirose. Um cachorro afetado pela parvovirose pode vomitar, ter diarreia, letargia, perda de apetite e sangue fresco nas fezes. A parvovirose é uma doença que pode ser mortal, pelo que é conveniente consultar um veterinário o quanto antes se suspeita que o seu cachorro sofra desta doença. Descubra mais sobre a parvovirose canina no PeritoAnimal.

Alimentação

Comer em grande quantidade é um problema que alguns cachorros têm. A super alimentação pode causar irritação no cólon do seu cachorro, diarreia e sangue fresco nas suas fezes, que neste caso costumam conter muco.

Uma modificação na dieta do seu cachorro pode ter efeitos similares, por isso se você vai mudar a comida do seu cachorro é melhor fazê-lo de forma progressiva em vários dias. Se uma mudança na dieta é muito repentina pode causar vômitos e diarreia. Até uma simples guloseima nova pode causar uma inflamação de cólon em alguns cachorros muito sensíveis e pode explicar a presença de sangue fresco nas fezes. Outras causas alimentares de sangue fresco nas fezes podem ser intolerâncias e alergias alimentares.

Gastroenterite hemorrágica

A gastroenterite hemorrágica é uma condição cuja origem é difícil de determinar, causa vômitos, diarreia e a presença de muito sangue nas fezes. Se o seu cachorro tem uma gastroenterite hemorrágica ele pode precisar de fluidoterapia e medicação adequada.

Feridas retais

O seu cachorro pode ter comido um objeto um pouco cortante como um pau, um osso e, este objeto, ao seguir o trato intestinal pode corroer a parede intestinal da porção inferir do sistema digestivo. Geralmente você verá partes deste objeto dentro das fezes do seu cachorro, controle a presença de possíveis feridas no reto ou de inchaço. Outra causa de sangue fresco nas fezes de cachorro podem ser os pólipos retais que são um crescimento anormal que, geralmente, pode ser diagnosticado por um veterinário através de uma palpação retal ou uma endoscopia. Às vezes estes podem ser cancerígenos, pelo que deve assegurar o controle por um veterinário.

Estresse em cachorro

Em alguns casos, um evento estressante pode causar hematoquezia no seu cachorro, estes eventos estressantes podem ser: uma mudança, uma passagem por um hotel canino e a chegada de um novo cachorro a casa ou de um novo membro da família. Descubra como fazer um cachorro se acostumar com outro filhote nesse artigo do PeritoAnimal.

Sangue nas fezes do cachorro: causas de melena

O sangue escuro nas fezes do seu cachorro ou melena, pode vir dos pulmões, da faringe, do esôfago, do estômago ou do intestino delgado superior. A melena pode ser devido a um problema sério e você deverá consultar o seu veterinário para saber do que se trata. Algumas possíveis causas de melena no seu cachorro são:

Uso de AINES

Os AINES ou anti-inflamatórios não esteroides como a aspirina podem causar úlceras. Um cachorro com úlceras a sangrar no digestivo terá sangue escuro parecido a alcatrão porque é sangue digerido que vem do estômago. Informe o seu veterinário rapidamente para lhe assessorar sobre o uso de AINES no seu cachorro.

Transtorno de coagulação sanguínea

Várias doenças caninas podem causar transtornos de coagulação com sangramentos consequentes e sangue escuro nas fezes. O veneno contra os ratos pode causar problemas de coagulação e sangue escuro nas fezes, se acredita que o seu cachorro ingeriu este tipo de veneno é uma urgência e deve levá-lo ao seu veterinário o mais rápido possível.

Complicação depois de uma cirurgia

Se o seu cachorro foi operado recentemente e tem sangue escuro nas fezes, deve ir ao seu veterinário de imediato, esta complicação pode ocorrer até 72 horas após a cirurgia.

Tumor em cachorros

Se o seu cachorro tem sangue escuro nas fezes, o seu veterinário terá que realizar testes para descartar a possibilidade de um tumor sangrar como os pólipos ou de um câncer. Estas causas podem ser comuns em cachorros geriátricos.

Ingestão de sangue

O seu cachorro pode ter lambido uma ferida a sangrar ou pode ter sangrado a nível do nariz ou da boca e ter ingerido o sangue que causou depois a presença de sangue digerido das fezes.

Usar Pepto Bismol

Dar Pepto Bismol ao seu cachorro pode causar uma cor escura nas fezes do seu cachorro mas não é sangue, esta cor escura desaparecerá quando deixar de medicar o seu cachorro.

Outras causas

Também podem causar sangue nas fezes do cachorro as obstruções intestinais, as fissuras, um trauma, uma infecção bacteriana por Campylobacter ou Clostridium por exemplo.

Sangue nas fezes do cão, o que pode ser? - Sangue nas fezes do cachorro: causas de melena

Cachorro com diarreia com sangue

Se você observou sangue nas fezes do cachorro e diarreia deverá visitar o veterinário com urgência, já que as fezes líquidas costumam provocar desidratação, piorando o estado de saúde do seu cachorro.

As causas são diversas, mas as doenças mais graves que podem levar a cachorro com diarreia com sangue são parvovírus canino e cinomose, outra doença potencialmente mortal. Nos casos mais graves, pode ser necessário a hospitalização do cachorro e a administração de soro.

Sangue nas fezes do cão, o que pode ser? - Cachorro com diarreia com sangue

Sangue nas fezes do cachorro: tratamento

O tratamento do cachorro que apresenta sangue nas fezes varia dependendo da causa que provoca. Por esse motivo, é fundamental observar se existe a presença de melana ou hematoquezia e consultar um veterinário com uma amostra das fezes. Dessa forma, o veterinário poderá analisar microscopicamente e determinar o que está provocando a aparição de sangue nas fezes do cachorro.

A partir do diagnóstico do especialista, ele irá prescrever o tratamento. Lembre-se que automedicar um cachorro pode ser prejudicial para a saúde do animal e, inclusive, agravar o quadro. O mais provável é que, além da prescrição veterinária, o profissional indique que você deve oferecer ao seu cachorro comida úmida gastrointestinal ou uma dieta balanceada a base de arroz e frango.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Sangue nas fezes do cão, o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Escrever comentário sobre Sangue nas fezes do cão, o que pode ser?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
24 comentários
ilney moraes gabriel
boa tarde meu cachorro está fazendo feses mole e um pouco de sangue ela tem mais de sete anos ela é pinscher e tá vomitando uma gosma,
elizandra
Me cachorro tem 5 anos e ontem evacuou praticamente sangue puro por 3 vezes e começou a vomitar, não come nada nada só toma agua e assim que toma água vomita e uiva como se sentisse muita dor o que pode ser? estou em desespero !
A sua avaliação:
Elle maria
Oi,minha cachorrinha de quatro anos fez fezes com sangue pela manha, porem ela nao ficou caidinha e nem perdeu o apetite. Ela tem um pouco de prisao de ventre, sera que o sangue foi por ela ter botado força? Desde ja obrigado pela atençao
Jônatas Augusto
Olá, Minha cachorra (pastor belga ) quando ela faz necessidade as vezes sai sangue no meio e ficar um vermelhão, ela demora a comer e ta meia triste, ta meia magra também o que é?
Já levei no veterinário ele passou uns remédio e nada
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Jônatas! Sem ver sua cachorra não conseguimos passar nenhum diagnóstico.
No entanto, recomendamos que você volte ao veterinário e explique que o tratamento não teve o efeito esperado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
silvana
Minha cachorra esta desanimada, não se alimenta, e esta com sangue nas fezes,isso faz 1 semana, levei no veterinário e diagnosticaram vom imunidade baixa, teve febre também. e sente muita sede
A sua avaliação:
Laura
Meu cachorro está variando só sangue e vomitando uma espuma estar muito magro o estou comendo do meu cãozinho não resistir😢🙁🙁🙁🙁
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Laura! Recomendamos que você busque um médico veterinário o mais rápido possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
anderson duarte quiroz
muchisimas gracias por las informaciones y aclaraciones...
mi hija melissa que ama su perrita que llama anita.....
A sua avaliação:
Edilene
Boa noite.

Preciso muito de uma opinião. Tenho uma maltês de 03 anos, 1 vez por semana, tem crise de diarreia com sangue, vômito, passa o dia inteiro assim. Já tomou medicação homeopática, remédio de giardia e outros parasitas, gaviz... mas nada resolve. Fez exames de fezes, que deu normal, de sangue normal, só deu uma diferença no trabalho da vesicula biliar.Estou muito preocupada, pois agora está praticamente 1 dia sim e outro não. Uma coisa que observei é que ela lambe muito a vagina, chega até a ficar assada e tenho que ficar falando pra ela parar.
Por favor peço que me ajudem, não sei mais o que fazer.
Filipe
Boa noite, Edilene.
Como está o seu cão? O meu Weimaraner está igual dia sim dia não! Não sei o que será e o veterinário tb não!
Dilma
meu cachorro esta sangrando nas fezes e nao quer comer racao. as vezes deu um pouco de camer cozida o que pode ser.
duda
Olá , boa noite! minha cachorrinha ela tem 4 anos e meio , e hoje a noite quando eu voltei de um passeio na rua com ela , ela fez umas fezes com sangue algumas partes estavam misturadas e outras não. Eu suspeito que seja uma hematoquezia , o que eu faço? pode ser verme? Ela não tem carrapatos e nem pulgas.

Sangue nas fezes do cão, o que pode ser?
1 de 4
Sangue nas fezes do cão, o que pode ser?

Voltar ao topo da página