Partilhar

20 cachorros pequenos que não crescem

Por Anne Caroline Gonçalves, Jornalista. Atualizado: 16 agosto 2018
20 cachorros pequenos que não crescem

Ver fichas de  Cachorros

Conhecidos por muitos como o melhor amigo do homem, os cachorros são animais maravilhosos para se ter em casa, agradando tanto quem mora sozinho como aqueles que tem crianças e desejam um bichinho para brincar com elas.

Os animais de porte grande são, muitas vezes, mais difíceis de criar. Demandam mais espaço para correr e gastar energia, além de recomendar-se um treinador mais experiente. Por isso, se você está pensando em adotar o seu primeiro animalzinho, tem um filho pequeno ou pouco espaço, mas, mesmo assim gostaria de ter um cão por perto, talvez seja uma boa ideia procurar por um bicho de porte pequeno.

Existem muitas raças de cães que, mesmo quando chegam à idade adulta, não ultrapassam 40 cm, sendo ótimos para quem mora em apartamento. Pensando nisso, o PeritoAnimal separou 20 raças de cachorros pequenos que não crescem. Entre eles, estão algumas das raças mais comuns do Brasil, que podem ser encontradas para adoção em diversas instituições e ONGs. Se está pensando em pegar um novo animalzinho, adotar é sempre uma boa ideia, quem sabe você não encontra um novo companheiro em um bicho que precisa de um lar, atenção e carinho?

Também lhe pode interessar: Porque o meu cachorro não cresce?

Cachorros que não crescem

Pensando em quem gostaria de ter a companhia de um cachorro em um apartamento pequeno ou não tem experiência para cuidar de um animal de porte grande, listamos aqui as raças de cachorros de pequeno porte mais queridas do país para você dar uma olhada e, quem sabe, encontrar um amigo ideal!

1. Poodle

O Poodle é a raça mais popular do Brasil e as vertentes Toy e Micro Toy são as mais indicadas para quem procura um companheiro pequeno. Os poodles costumam ter um comportamento bastante enérgico e amoroso, são ciumentos e gostam de atenção.

20 cachorros pequenos que não crescem - 1. Poodle

2. Pinscher

A versão em miniatura dessa raça é uma das menores do mundo, tendo animais que, algumas vezes, não chegam a passar de 25 cm. Seu corpo magro e alongado, assim como o latido fino e agudo são algumas das características marcantes dessa espécie cheia de energia e curiosa.

3. Yorkshire Terrier

Os cãezinhos Yorkshire Terrier estão entre os preferidos de quem busca um animal uma raça de cachorro peludo que não cresce muito. Gostam muito de atenção e, por isso, são predispostos a sentirem ciúmes de seus donos, pedindo para serem acariciados ou para que brinquem com eles.

20 cachorros pequenos que não crescem - 3. Yorkshire Terrier

4. Shih Tzu

O próprio nome dessa espécie já diz tudo: no sentido literal, Shih Tzu seria algo como “cão leão” ou “pequeno leão”, uma referência à pelagem longa e densa do animal. Eles são muito extrovertidos e se dão muito bem com crianças, pois gostam de brincar e ser paparicados.

20 cachorros pequenos que não crescem - 4. Shih Tzu

5. Maltês

Uma das raças mais antigas do mundo, o Maltês também se tornou conhecido por sua pelagem comprida e cheia, sendo comparado a um pequeno leãozinho na Ásia. Costumam ser cães muito dóceis, gostam de ser mimados e receber colo e é um cachorro que não cresce muito.

20 cachorros pequenos que não crescem - 5. Maltês

6. Pug

O focinho chato e o rabinho fazendo curvas circulares para cima são apenas duas das características que tornam o Pug um cachorro tão singular e querido. Muitas pessoas que moram sozinhas em apartamentos optam por este animal, que costuma ser muito apegado ao dono, tornando-se um companheiro dócil e brincalhão.

20 cachorros pequenos que não crescem - 6. Pug

7. Lhasa Apso

Outra ótima opção para quem busca um cachorro pequeno que não cresce muito e peludinho é o Lhasa Apso. Como os seus pelos são divididos em longas camadas, semelhantes a fios de cabelo, estes animais necessitam ser escovados com frequência. Tendem a ser ativos, cheios de personalidade e curiosos, além de serem ótimos companheiros.

20 cachorros pequenos que não crescem - 7. Lhasa Apso

8. Bulldog Francês

Se você tem bastante tempo para dedicar ao seu novo companheiro, o Bulldog Francês pode ser uma ótima escolha. Extremamente apegados aos donos, não gostam de ficar sozinhos, são curiosos e enérgicos. Os animais dessa raça demandam uma série de cuidados especiais para não desenvolver problemas respiratórios ou doenças de pele, por isso, fique sempre atento!

20 cachorros pequenos que não crescem - 8. Bulldog Francês

9. Bulldog Inglês

Muito semelhante ao Francês, o Bulldog Inglês é um cachorro extremamente amável, gosta de estar por perto e agradar ao seu dono. São muito teimosos e tem certa resistência para aprender comandos, porém, são muito companheiros e tranquilos.

20 cachorros pequenos que não crescem - 9. Bulldog Inglês

10. Dachshund

Popularmente conhecidos como “salsicha” ou “linguiça”, os cães Dachshund se destacam por terem o corpo alongado e as pernas curtas, movimentando-se como se estivesse carregando algo pesado ou dando pequenos pulinhos característicos quando correm. São muito protetores, independentes e amam correr e brincar.

20 cachorros pequenos que não crescem - 10. Dachshund

11. Lulu da Pomerânia

Também conhecido como Spitz Alemão Anão, o pequeno peludinho Lulu da Pomerânia vem se tornando cada vez mais querido por aí, mesmo não sendo um cão tão fácil de se encontrar para adoção. Costumam ter uma personalidade forte e são muito inteligentes, necessitando de brincadeiras que os estimulem.

20 cachorros pequenos que não crescem - 11. Lulu da Pomerânia

12. Pequinês

Extremamente peludo, o Pequinês precisa ser escovado com frequência e é bastante sensível ao calor, por isso, é um companheiro ideal para viver dentro de casa ou em um apartamento. Os cães dessa raça tendem a ser independentes, teimosos e carinhosos.

20 cachorros pequenos que não crescem - 12. Pequinês

13. Chihuahua

Chihuahua é a menor raça de cães do mundo, não costumando passar de 20 cm. São companheiros ideais para se ter dentro de casa, dotados de uma personalidade enérgica e leal, gostam de ser mimados e são bastante curiosos.

20 cachorros pequenos que não crescem - 13. Chihuahua

14. Fox Paulistinha

O Fox Paulistinha (ou Terrier Brasileiro) é um cachorro que se originou em terras brasileiras e, talvez por isso, você tenha ouvido falar pouco deste pequeno. Os animais desta raça tem em média 40 cm, são cheios de energia e amorosos, gostam de brincar e aprendem fácil.

20 cachorros pequenos que não crescem - 14. Fox Paulistinha

15. Bichon Frisé

Com seu pelo encaracolado, o Bichon Frisé é uma espécie de urso em miniatura para cuidar e criar dentro de casa. São dotados de uma personalidade alegre e sociável, sendo muito apegados aos donos. Além disso, amam brincar e correr por aí, por isso, precisam de brincadeiras e exercícios que os façam gastar energia. É uma boa opção para quem busca uma raça de cachorro que não cresce muito.

20 cachorros pequenos que não crescem - 15. Bichon Frisé

16. Beagle

Levar um Beagle para casa é como ter uma criança pequena e cheia de energia para te animar e fazer rir, mas que, também, exige cuidado e paciência. Isso, porque, os animais desta raça são extremamente enérgicos e curiosos, além de bastante amáveis.

20 cachorros pequenos que não crescem - 16. Beagle

17. Basset Hound

O temperamento tranquilo e amável do Basset Hound faz com que seja uma ótima companhia para quem tem crianças em casa ou um outro animal. O Basset Hound costuma atingir, em média, 35 cm e precisa de exercícios com certa frequência para que não se tornem obesos, pois, isso poderia prejudicar sua locomoção.

20 cachorros pequenos que não crescem - 17. Basset Hound

18. Spaniel Anão Continental

Você pode até não conhecer o Spaniel de nome, mas com certeza já viu um cachorro pequeno, com as orelhas e o rabinho extremamente peludos e o focinho comprido andando pelas ruas. Os cães dessa raça são ótimos companheiros para quem tem pouco espaço. Enérgicos, gostam de brincar e são muito amorosos.

20 cachorros pequenos que não crescem - 18. Spaniel Anão Continental

19. Shiba Inu

Apesar de não ser o menor cachorro dessa lista, uma vez que um Shiba Inu adulto pode atingir até 43 cm, estes animais tem se tornado cada vez mais populares no Brasil, se mostrando ótimos companheiros para quem quer ter por perto um bichinho calmo, brincalhão e que ama passear.

20 cachorros pequenos que não crescem - 19. Shiba Inu

20. Cavalier King Charles Spaniel

Outro cãozinho de pelagem longa e densa ótimo para criar dentro de casa ou em um apartamento é o Cavalier King Charles Spaniel. As orelhas e a cauda costumam ter pelos mais cacheados, criando um charme a parte. Já com relação ao temperamento, costumam ser dóceis e se dão bem com crianças, gostam de brincar e de ter sempre uma companhia, além de serem dos mais cachorros que não crescem muito mais populares com idosos.

20 cachorros pequenos que não crescem - 20. Cavalier King Charles Spaniel

Cachorros de pequeno porte para adoção

Muitas vezes, quando pesquisamos sobre raças de cachorros indicados para quem não tem muito espaço em casa, esquecemos que existem muitos animais SRD (Sem Raça Definida, também conhecidos como “vira-lata”) disponíveis em idade adulta e que não cresceram.

Existem cerca de 20 milhões de cães sem um lar no Brasil e muitos deles estão disponíveis para adoção em ONGs e outros tipos de associações. A maioria deles não tem uma raça definida. Se você está procurando um cachorro de pequeno porte para adoção, pode ser que encontre o seu amigo ideal em um bichinho mestiço.

Antes de adotar um animal SRD, tenha em mente o que você está buscando. Existem casos em que é possível encontrar uma ou mais raças predominantes nos traços físicos e comportamentais do pet e, assim, você conseguirá ter uma noção de como será o bichinho quando adulto. Em um Yorkshire misturado com Poodle, por exemplo, é possível que você consiga notar características de ambos. Como as duas raças são de porte pequeno, podemos imaginar como ficaria este filhote ao atingir a idade adulta.

Porém, na maioria das vezes, não é possível distinguir qual é a raça dominante em um vira-lata, uma vez que houveram misturas recorrentes em diversas gerações. Quando isso acontece, o animal se destaca por trazer traços peculiares, mas também se torna mais imprevisível. Se você deseja levar um cãozinho desse para casa, mas tem medo que ele cresça demais, é uma boa opção adotar um cachorro em idade adulta. Observar e interagir com ele antes de acolhe-lo pode ajudar, assim você já saberá o seu tamanho e terá uma ideia da personalidade dele.

Se você ainda tem dúvidas sobre o tamanho do seu animal, temos um artigo que explica como saber se o cachorro vai crescer muito e que pode lhe ser útil.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 20 cachorros pequenos que não crescem, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Ideal para.

Escrever comentário sobre 20 cachorros pequenos que não crescem

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
SANDRA REGINA DE OLIVEIRA
Gostaria de ver um cachorrinho para adoção muito pequeno pois não tenho espaço e é para crianças também pequenas

20 cachorros pequenos que não crescem
1 de 20
20 cachorros pequenos que não crescem

Voltar ao topo da página